Paranavaí
Min. 15°C Max. 29°C
DOM MÁRIO SPAKI

Projeto de valorização das vocações ganha adeptos no Brasil e em outros países

18/08/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Projeto de valorização das vocações ganha adeptos no Brasil e em outros países Idealizador da proposta, bispo de Paranavaí apresentou o projeto na Alemanha Foto: Fabiano Vaz Fracarolli

REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Cada comunidade, uma nova vocação. Esse é o nome do projeto que tem se espalhado pelo Brasil e conquistado países da América Latina e da Europa, uma iniciativa que tem como foco a valorização das vocações e o estímulo aos fiéis da Igreja Católica a compartilharem experiências com a comunidade.
A ideia surgiu em 2017, quando dom Mário Spaki era secretário-executivo do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Curitiba. “Foi uma inspiração”, contou o líder religioso. Sentou-se a uma mesa de escritório e em pouco tempo elaborou o projeto.
Começou a ser aplicado na Páscoa de 2018, depois de ser apresentado para bispos de diferentes partes do país. A proposta foi recebida com entusiasmo e passou a ser difundida nas dioceses. “Hoje está em 75% do território nacional”, calculou dom Mário Spaki. 
O projeto inclui duas ações. A primeira, rezar pelas vocações. É colocada em prática antes ou depois das celebrações religiosas e das reuniões comunitárias. Os ministros da eucaristia são os grandes responsáveis por manter o compromisso latente, por exemplo, nos horários das missas.
A outra vertente é a divulgação de testemunhos em meios de comunicação. Qualquer pessoa pode produzir um vídeo contando como escolheu o caminho a seguir e de que maneira desenvolve a vocação no dia a dia. Vale para sacerdotes, religiosas, missionários, leigos e famílias. 
As produções devem circular na comunidade, utilizando as redes sociais e os canais de comunicação disponíveis em cada bairro. Outra opção é fazer a divulgação na página oficial do projeto (www.vocacoes.org). Para isso, o vídeo deve ser enviado pelo próprio site, para que seja submetido à seleção.
AO REDOR DO MUNDO – Recentemente, o bispo diocesano de Paranavaí, dom Mário Spaki, esteve na Alemanha e apresentou o projeto para sacerdotes de lá. Da mesma maneira que no Brasil, a proposta foi recebida positivamente e já conquistou adeptos. Em Portugal também foi assim, bem como na Venezuela.
Mas dom Mário Spaki quer que a ideia vá mais longe e alcance todo o mundo. “Temos muitas coisas bonitas dentro da igreja e precisamos fazer com que as pessoas conheçam.” Por isso, levará o projeto para outros países, para que as vocações sejam valorizadas nos mais diferentes lugares. Em 2020, por exemplo, será apresentado no encontro de bispos da Itália.
VALORIZAÇÃO DA VIDA – O bispo diocesano de Paranavaí disse que a divulgação das histórias é importante porque mostra que todas as pessoas podem acolher a vocação e desempenhar suas funções dentro da comunidade de maneira bem-sucedida. “Queremos conhecer essas narrativas, conhecer a vida de cada um”, disse dom Mário Spaki.

Paranavaí

DIA DA ÁRVORE

Prefeitura planta mudas na Escola Neusa Braga

DIA 23 DE SETEMBRO ÀS 4h50

Termina o Inverno e começa a Primavera

COMUNIDADE

Hoje tem pesagem do Bolsa Família em todas as UBSs

CULTURA

Começa na segunda-feira Semana Literária do Sesc de Paranavaí

DIA DO ADOLESCENTE

Município comemora com a realização de atividades especiais

TRÂNSITO

Ditran terá novo horário de atendimento a partir de segunda-feira

PARANAVAÍ

Seguem abertas as inscrições para o Outono Gastronômico

PARANAVAÍ

Gerente da Agência do Trabalhador destaca diversificação das vagas de emprego

MINISTRO DA CIDADANIA

Osmar Terra aceita convite para falar sobre suicídio e drogas em Paranavaí

SAÚDE

Calor e ar seco provocam problemas respiratórios

APRESENTAÇÃO GRATUITA

Artista paranavaiense comemora 20 anos da produção “Um dedo de prosa”

PARANAVAÍ

Entidades realizam blitz educativa no trânsito

PARANAVAÍ

Simepar prevê chuva para esta sexta-feira

RIBEIRÃO 22

Dia da Árvore será comemorado com plantio de mudas

ONTEM

Inaugurados espaços recreativo e pedagógico do Cecap, em Paranavaí

TEMPO

Terça-feira, o dia de setembro mais quente desde 1997, em Paranavaí

A CONVITE DO SEBRAE

Maurício Gehlen vai proferir palestra para líderes empresariais de Maringá

AGÊNCIA DO TRABALHADOR

Inscrições abertas para curso de qualificação gratuito do SENAC

PARANAVAÍ

Última oficina comunitária para revisão do Plano Diretor será hoje na Câmara

PARANAVAÍ

Proposta de aumento no número de vereadores é arquivada

diario do noroeste
agência dream