Paranavaí
Min. 21°C Max. 37°C
PARANAVAÍ

Proposta de aumento no número de vereadores é arquivada

18/09/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Proposta de aumento no número de vereadores é arquivada Texto previa aumento das atuais 10 cadeiras para 15 Foto: Arquivo DN

REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Vereadores de Paranavaí arquivaram o projeto de lei que propunha o aumento de cadeiras na Casa Legislativa. A decisão foi anunciada durante a sessão ordinária de segunda-feira (16) e partiu do grupo propositor. 
O texto foi lido em plenário na semana passada e seguiu para o Departamento Jurídico, onde seria avaliado tecnicamente. Como a retirada do projeto aconteceu antes da conclusão do parecer, a discussão não terá continuidade.
De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí, José Galvão, parte do grupo que propôs a mudança recuou depois que a sociedade se manifestou. “Fomos eleitos pela comunidade e ela se mostrou contra esse assunto.”
Galvão afirmou que no domingo, alguns vereadores se reuniram para conversar sobre a viabilidade do projeto de lei. Depois de fazerem ponderações, entenderam que não era o momento para prosseguir com a proposta.
Por enquanto, disse o presidente, não existe perspectiva de retomar o debate sobre a ampliação do número de vereadores em Paranavaí. “Isso está totalmente fora de cogitação”, declarou. 
Mesmo assim, Galvão explicou que a mudança não causaria aumento nos gastos anuais da Câmara de Vereadores. O projeto de lei previa readequações, como a redução de salários e o enxugamento no quadro de assessores. A economia seria de R$ 100 mil por ano.
Atualmente, o Poder Legislativo reúne 10 vereadores. A ideia era passar para 15, número que aumentaria a representatividade popular na Câmara de Vereadores.
Assinaram o texto os quatro componentes da Mesa Diretora, José Galvão, Leônidas Fávero Neto, Zenaide Borges e Claudemir Barini, além dos vereadores Carlos Alberto João, Cláudio Joaquim da Costa e Milton Hipólito dos Santos Filho. Se posicionaram contra a proposta: Aldrey Fabiano Azevedo, Lucas Barone e Luiz Aparecido da Silva.

diario do noroeste
agência dream