Paranavaí
Min. 21°C Max. 37°C
SERVIDORES/SAÚDE

Município lança projeto de qualidade de vida

05/10/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Município lança projeto de qualidade de vida Projeto que vida qualidade de vida foi lançado ontem

Assessoria Prefeitura

Nesta sexta-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Geral de Enfermagem, lançou o projeto “Cuidar-se para Cuidar”, com o objetivo de oferecer um cuidado especial aos servidores do setor de Saúde do município. Através do projeto, os servidores poderão fazer exames físicos, mentais, atividades físicas e de lazer, com o objetivo de se prevenir e ter mais qualidade de vida.
“A ideia do projeto surgiu quando eu atuava no setor de Medicina do Trabalho da Prefeitura. Fiquei assustada ao perceber o grande número de servidores doentes, apresentando atestados, se afastando temporariamente e até mesmo se aposentando por problemas de saúde e emocionais. As causas eram as mais diversas e, em boa parte dos casos, a origem estava relacionada à própria atividade laboral. Quando assumi a coordenação de enfermagem, foi possível perceber que é na Secretaria de Saúde (uma das maiores pastas do município) que os problemas são mais graves. O projeto Cuidar-se para Cuidar é exatamente o que o nome diz. Temos que parar e fazer uma reflexão: será que nos preocupamos com a nossa saúde com a mesma intensidade que nos dedicamos à saúde dos demais munícipes? Nós seguimos as orientações que damos aos pacientes que atendemos em nossos locais de trabalho? Tomamos os devidos cuidados quando estamos expostos a riscos? Nossa proposta é proporcionar aos servidores bem-estar e saúde, melhorar sua qualidade de vida no trabalho e criar as condições necessários para também atender à altura a nossa clientela. Ser servidor é muito mais que atender as demandas públicas. É, na verdade, um sacerdócio. E temos que estar saudáveis para cumprir com a nossa nobre missão de levar saúde à nossa gente”, explicou a coordenadora geral de enfermagem do município, Smaida Silva.
Na avaliação da secretária de Saúde, Andréia Vilar, “cada servidor da Secretaria de Saúde é uma peça fundamental para que o trabalho seja executado e efetivado. A cada dia recebemos avaliações e percebemos que as conquistas da Secretaria de Saúde superam os anos anteriores, e cada dia a tendência é melhorar mais. Isso não é graças à Secretaria de Saúde, é graças aos servidores, pelo que cada um faz, pelo trabalho que está sendo conduzido com as equipes em cada unidade de saúde do município. É nítido que quando buscamos os defeitos nas outras pessoas, a situação fica tensa e negativa. Mas quando buscamos com sinceridade os pontos fortes, é aí que florescem as melhores conquistas humanas. É fácil encontrar defeitos, mas encontrar qualidade é apenas para os sábios. E é isto que nós desejamos, que cada um aqui possa ser cuidado para desenvolver sabedoria para cuidar de outras pessoas”, pontuou.

diario do noroeste
agência dream