Paranavaí
Min. 21°C Max. 37°C
PARANAVAÍ

Tem início fiscalização sobre plantio e replantio de árvores

08/10/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Tem início fiscalização sobre plantio e replantio de árvores Onde a árvore foi cortada, é necessário fazer a substituição para não correr o risco de multa

REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O objetivo é deixar a cidade mais verde, para melhorar a qualidade de vida da população. A campanha de plantio e replantio de árvores da Prefeitura de Paranavaí conquistou adeptos por todos os bairros da cidade o a avaliação é positiva. “Estamos satisfeitos com a repercussão”, declarou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ramiro Kulevicz.
A determinação é ter pelo menos uma árvore em frente aos imóveis residenciais e comerciais. O prazo para fazer o plantio ou o replantio terminou na semana passada, por isso, ontem mesmo os fiscais municipais iniciaram as vistorias pelos bairros. Quem não cumprir a legislação será notificado e estará sujeito ao pagamento de multa.
Moradores e comerciantes que nunca fizeram o plantio receberão a notificação pelos Correios. Terão 15 dias para se adequarem ou poderão ser punidos em R$ 2.270.  Nos casos em que a árvore foi cortada, o cidadão já está comprometido a fazer o replantio. Por isso, se a determinação não for cumprida, a multa poderá ser aplicada imediatamente, no valor de R$ 408,60 por mês, até que a substituição seja feita.
Kulevicz explicou que algumas situações impedem o plantio ou o replantio de árvores. Citou como exemplos as calçadas que não têm espaço suficiente ou os pontos em que a árvore comprometeria a acessibilidade. “Quem tiver dúvida pode solicitar acompanhamento técnico”, orientou. Basta entrar em contato com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente.
O secretário municipal destacou que a aquisição das mudas é de responsabilidade do morador ou do lojista. Devem ser compradas nos viveiros particulares da cidade. As exceções são as pessoas incluídas no Cadastro Único do Governo Federal e que recebam benefícios destinados a quem tem baixa renda. Esse público tem direito a plantas gratuitas.
A ideia, disse Kulevicz, é cuidar da questão ambiental. Por isso, independentemente das notificações, a recomendação é que os paranavaienses façam o plantio de árvores. Segundo ele, lugares arborizados podem chegar a quatro graus a menos do que em pontos em que não há árvores.
SERVIÇO – Para contatar a equipe da Secretaria de Meio Ambientem, basta ligar para 3422-1315. A repartição municipal fica na Rua Benedito Brambila, sem número, na Vila Operária.

diario do noroeste
agência dream