Paranavaí
Min. 21°C Max. 37°C
SAÚDE

Noroeste do Paraná tem dois municípios em situação de epidemia de dengue

09/10/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Noroeste do Paraná tem dois municípios em situação de epidemia de dengue Lixo descartado de maneira incorreta acumula água e facilita reprodução do Aedes aegypti Foto: Arquivo DN

REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O Paraná tem dois municípios em situação de epidemia de dengue. Ambos são da região Noroeste: Inajá e Santa Isabel do Ivaí. É o que mostra o boletim semanal divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com números de todo o estado. 
O critério técnico para definir o quadro epidêmico é ultrapassar 300 casos positivos para cada 100 mil habitantes. Proporcionalmente, os dois municípios do Noroeste alcançaram essa incidência. Em Inajá, que já havia atingido a marca na semana passada, são 418. Em Santa Isabel do Ivaí, que entrou agora para a lista, são 302.
São Carlos do Ivaí também causa preocupação à medida que o número de confirmações avança. De acordo com o boletim divulgado pela Sesa, o município apresenta, proporcionalmente, incidência de 157 casos positivos para cada 100 mil moradores.
Também há registros de pacientes com dengue nas seguintes localidades: Alto Paraná (três), Amaporã (três), Cruzeiro do Sul (um), Guairaçá (três), Loanda (sete), Marilena (um), Nova Aliança do Ivaí (um), Paraíso do Norte (um), Paranavaí (42), Querência do Norte (dois), Santa Mônica (dois), São Pedro do Paraná (um), Terra Rica (dois).
CRIADOUROS DO MOSQUITO – A dengue é transmitida pelo Aedes aegypti, mosquito que precisa de algumas condições específicas para completar o ciclo reprodutivo. Entre elas estão água parada em recipientes e altas temperaturas.
O descarte incorreto de lixo contribui para esse cenário, já que muitos objetos jogados em terrenos baldios, fundos de vale e margens de vias públicas acumulam água. Soma-se o calor que tem passado dos 30 graus com frequência. Eis a combinação ideal para a reprodução do Aedes aegypti.

diario do noroeste
agência dream