Paranavaí
Min. 15°C Max. 31°C
IMPOSTO DE RENDA

Contribuintes podem destinar parte para entidades assistenciais de Paranavaí

29/11/19 00:00:00 - Paranavaí > Local

Assessoria Prefeitura

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está coordenando uma campanha que busca estimular os contribuintes a destinarem parte do seu Imposto de Renda para serem investidos em programas sociais voltados à infância, juventude em Paranavaí. A destinação dos recursos pode ser feita até o dia 30 de abril. No ato da declaração do Imposto de Renda, as pessoas físicas podem deduzir até 3%, através do DARF.
“Lembrando que até 30 de dezembro, os contribuintes Pessoa Física podem deduzir até 6% e Pessoa Jurídica até 1%”, destaca a presidente do CMDCA, Silvânia Maria de Souza.
“A ideia é que os recursos deduzidos do Imposto de Renda sejam destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA). Ao destinar recursos para esse fundo, o cidadão e as empresas têm a oportunidade de participar ativamente no controle social dos recursos públicos, já que eles decidem de maneira consciente direcionar parte do seu Imposto de Renda para ações prioritárias e podem acompanhar os resultados desta contribuição”, explica a secretária de Assistência Social do município, Maria Dêis Ferreira Klososki.
COMO CONTRIBUIR - Para contribuir, o cidadão pode fazer a doação através do próprio programa gerador da declaração do Imposto de Renda, preenchendo a ficha de “Doações diretamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente”. A ficha pode ser encontrada no resumo geral do programa. A partir daí é possível selecionar um ou mais fundos cadastrados na lista fornecida e, por fim, informar o valor da doação. Lembrando que o valor deve estar dentro do limite de dedução que é calculado automaticamente pelo software.
Outra opção é destinar o valor diretamente ao FIA através de depósito bancário identificado. Para destinar os recursos ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNPJ nº 12.903.699/0001-89), o depósito deve ser feito na Caixa Econômica Federal, agência 2957, conta 00000222-2. 
No caso de pessoas jurídicas e daqueles que declaram o imposto através de serviços terceirizados, a dedução do IR só pode ocorrer para aquelas tributadas pelo lucro real, até o encerramento do exercício.
 
A pessoa física que for fazer sua própria declaração do Imposto de Renda e quiser contribuir para uma entidade específica, também pode retirar uma guia (boleto) com os dados bancários e o n° do CNPJ da entidade na sede do CMDCA, que fica na Praça Brasil, nº 35, ao lado do Terminal Urbano. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Para que a entidade possa receber o repasse das verbas adquiridas através do imposto, ela precisa apresentar um projeto voltado à criança ou adolescente, que é submetido a uma análise prévia. Os recursos do Fundo são destinados a entidades devidamente cadastradas, que realizam programas de apoio à infância e à juventude.
“Essa forma de direcionar a contribuição do Imposto de Renda, por meio do Fundo da Criança, permite atrair recursos financeiros para as entidades que, de outra maneira, não seriam investidos no município. A participar desta ação, os cidadãos e as empresas contribuem como agentes ativos do desenvolvimento social em Paranavaí”, avalia Maria Dêis.
Para ter acesso à lista de entidades inscritas no Conselho e que podem ser beneficiadas com os repasses do Imposto de Renda ou obter mais informações sobre a campanha, basta ir até a sede do CMDCA ou ligar no telefone 3902-1132.

Paranavaí

DIVERSÃO

Mais de 8 mil pessoas passaram pelo 1º Flashback na Praça neste domingo

SAÚDE ANIMAL

Município abre consulta pública para uso do "Castramóvel”

NOROESTE DO PARANÁ

Casos de raiva em rebanhos da região não causaram prejuízos comerciais

PARANAVAÍ

Policial Militar Jeferson Luiz Cattelan assume a Seprovpat

EPHRAIM MARQUES MACHADO

Corpo do pioneiro das comunicações de Paranavaí foi sepultado ontem

PARANAVAÍ

Inscrições do Processo Seletivo para a contratação de médicos vão até dia 26

DEBATE

Projeto de Lei quer proibir uso de fogos de artifício com estampido

ATÉ 21 DE JANEIRO

Meninas de 17 a 25 anos podem se inscrever no Concurso Rainha da ExpoParanavaí 2020

IGREJA CATÓLICA

Paróquia São Sebastião celebra o padroeiro de Paranavaí

SERVIÇO

Prefeito encaminha à Câmara projeto de lei que aumenta multa para terrenos com mato alto

IPTU

Prazos para pedir revisão e isenção vão até abril e maio

IPTU 2020

Prazo para pagar IPTU 2020 com 10% de desconto vai até 17 de janeiro

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Prefeito de Paranavaí avalia 2019 e fala dos planos para o próximo ano

BOSQUE

Guarda Municipal vai atuar diariamente no Bosque

IPTU 2020

Prazo para pagar com 10% de desconto vai até 17 de janeiro

PARANAVAÍ

Comércio, bancos e repartições públicas terão expedientes diferenciados na próxima semana

ECONOMIA

Vendas no comércio de Paranavaí cresceram abaixo do esperado: 2,4%

67 ANOS

Aniversário foi comemorado em grande estilo no aeroporto

CHEGADA DO PAPAI NOEL

Mais de 10 mil pessoas passaram pela Praça dos Pioneiros

INSTITUTO

Cantata de Natal do Centro do Idoso terá música instrumental e 4 corais

agência dream