Paranavaí
Min. 21°C Max. 31°C
LUTO

Dionísio Dal-Prá foi nome de expressão na política e na economia de Paranavaí

O líder político e empresarial Dionísio Assis Dal-Prá morreu na noite do último sábado. Foi sepultado anteontem à tarde, no cemitério central de Paranavaí. Ele lutou contra o câncer por 15 anos

13/05/14 00:00:00 - Paranavaí > Local
 Dionísio Dal-Prá foi nome de expressão na política e na economia de Paranavaí O líder político e empresarial Dionísio Dal-Prá, falecido no último sábado - Arquivo DN

Paranavaí perdeu no sábado uma das mais relevantes expressões políticas da sua história. Dionísio Assis Dal-Prá, 84 anos, morreu em consequência de um câncer de próstata, contra o qual lutava há 15 anos.
Ele deixa o legado de uma trajetória política de destaque, que inclui mandatos de vereador em Alto Paraná, prefeito de Paranavaí e deputado federal constituinte.
O filho de Dionísio, Clori Dal-Prá (Chico) detalhou ontem que o pai estava afastado das atividades profissionais desde o ano passado. Porém, a partir de fevereiro deste ano, teve o seu estado de saúde agravado, sendo hospitalizado por três vezes.
No último sábado passou mal nas primeiras horas da manhã e foi internado, falecendo por volta das 19 horas. No velório e sepultamento - anteontem às 17 horas -, houve presença de lideranças políticas e empresariais. Na próxima sexta-feira, às 19h30, será celebrada missa, na Catedral Maria Mãe da Igreja.
As últimas homenagens aconteceram na Capela Santa Maria. Pessoas próximas a ele lembram que Dionísio fez questão da discrição como último ato. Teria partido dele que não houvesse velório em prédio público e outras honrarias. Justificava que a política tinha ficado no passado.
Um passado longo e não muito distante. Dionísio Dal-Prá fez política por várias anos. Mesmo sem mandato, exercia uma grande liderança. Foi conselheiro de muitos nomes de expressão em Paranavaí e região, jovens que se valeram dos seus ensinamentos e trilharam caminhos semelhantes na política, tornando-se prefeitos, vereadores e deputados.
CARREIRA POLÍTICA - A sua carreira política inclui o mandato de vereador em Alto Paraná na legislatura - gestão 1955/1959. Já estabelecido em Paranavaí, elegeu-se prefeito da cidade pela ARENA - mandato de 31 de janeiro de 1969 a 30 de janeiro de 1973.
Eleito em 1986, assumiu em 1º de janeiro de 1987 o mandato de deputado federal constituinte, vencido em 31 de dezembro de 1990. Foi o último deputado federal eleito por Paranavaí e ajudou a fazer a atual constituição da República, promulgada em 05 de outubro de 1988 - chamada constituição cidadã.
Também se destacou na vida social e comunitária. Foi fundador e presidente do Centro de Tradições Gaúchas - CTG e Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, além de integrante do Rotary Club desde 1968.
HISTÓRICO - Dionísio Dal-Prá nasceu em Sananduva, Rio Grande do Sul, no dia 26 de agosto de 1929. Veio para a região com 18 anos, iniciando atividades de carpinteiro. Enveredou-se pelas atividades comerciais e rurais. Casou-se com Clari Pontello em 11 de junho de 1949.
Filho de Domingos Dal-Prá e de Ida Ravizoni Dal-Prá, Dionísio deixa a viúva Clari, os filhos Clori e Carmem, além de cinco netos e os irmãos Claudino, Honorato, Nestor, Iracema, Izaura e Terezinha. Outros dois irmãos - Avelino e Armando - são falecidos. (Com informações de: Noroeste em Revista - dezembro de 1981)

Paranavaí

NAS UNIDADES DE SAÚDE

Pessoas que querem parar de fumar contam com ajuda em Paranavaí

AGÊNCIA DO TRABALHADOR

Semana em Paranavaí começará com 65 oportunidades de emprego

ATÉ O DIA 30 DE JUNHO

Quem completa 18 anos em 2019 tem de fazer o alistamento militar obrigatório

PARANAVAÍ/LEGISLATIVO

CCJ avalia, nesta segunda, proposta de extinção do salário de vice-prefeito

SANEPAR

Manutenção afeta abastecimento de água em bairros de Paranavaí

NOVAS IDEIAS

Músicos e artistas participam de reunião para discutir ações do Femup

NOROESTE DO PR

Cinco mil pacientes da região aguardam cirurgias eletivas, diz presidente do CIS

PRESIDÊNCIA DO CIS/AMUNPAR

Laércio de Freitas pretende trabalhar de forma compartilhada com demais prefeitos

CÂMARA DE PARANAVAÍ

Escolhidos os membros das Comissões Permanentes

PREFEITURA

Em estudo a atualização do Plano Diretor de Paranavaí

INSCRIÇÕES

Senai de Paranavaí oferece curso gratuito de Auxiliar de Panificação

DISPOSITIVO

Volta às Aulas: Uso das Cadeirinhas

CONDIÇÕES DE NORMALIDADE

Diretor da Abam avalia que produção de mandioca deve suprir necessidade da indústria

DESEMPREGADOS

Legislativo derruba veto do Executivo sobre isenção de taxa em concurso

LAVA JATO

Presidente da OAB é alvo de fake news, afirma conselheiro estadual da entidade

AGÊNCIA DO TRABALHADOR

Construção civil impulsiona oferta de emprego em Paranavaí

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Inscrições para curso Técnico em Eletrotécnica, no Senai de Paranavaí, vão até 18 de fevereiro

CONCLUSÃO DE CURSO

IFPR realiza solenidade de formatura com 37 alunos do campus de Paranavaí

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL

Prestação de contas e planejamento marcaram a primeira reunião do ano

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL

Prestação de contas e planejamento marcaram a primeira reunião do ano

diario do noroeste
diario do noroeste
diario do noroeste
agência dream