Paranavaí
Min. 25°C Max. 36°C
LUTO

Dionísio Dal-Prá foi nome de expressão na política e na economia de Paranavaí

O líder político e empresarial Dionísio Assis Dal-Prá morreu na noite do último sábado. Foi sepultado anteontem à tarde, no cemitério central de Paranavaí. Ele lutou contra o câncer por 15 anos

13/05/14 00:00:00 - Paranavaí > Local
 Dionísio Dal-Prá foi nome de expressão na política e na economia de Paranavaí O líder político e empresarial Dionísio Dal-Prá, falecido no último sábado - Arquivo DN

Paranavaí perdeu no sábado uma das mais relevantes expressões políticas da sua história. Dionísio Assis Dal-Prá, 84 anos, morreu em consequência de um câncer de próstata, contra o qual lutava há 15 anos.
Ele deixa o legado de uma trajetória política de destaque, que inclui mandatos de vereador em Alto Paraná, prefeito de Paranavaí e deputado federal constituinte.
O filho de Dionísio, Clori Dal-Prá (Chico) detalhou ontem que o pai estava afastado das atividades profissionais desde o ano passado. Porém, a partir de fevereiro deste ano, teve o seu estado de saúde agravado, sendo hospitalizado por três vezes.
No último sábado passou mal nas primeiras horas da manhã e foi internado, falecendo por volta das 19 horas. No velório e sepultamento - anteontem às 17 horas -, houve presença de lideranças políticas e empresariais. Na próxima sexta-feira, às 19h30, será celebrada missa, na Catedral Maria Mãe da Igreja.
As últimas homenagens aconteceram na Capela Santa Maria. Pessoas próximas a ele lembram que Dionísio fez questão da discrição como último ato. Teria partido dele que não houvesse velório em prédio público e outras honrarias. Justificava que a política tinha ficado no passado.
Um passado longo e não muito distante. Dionísio Dal-Prá fez política por várias anos. Mesmo sem mandato, exercia uma grande liderança. Foi conselheiro de muitos nomes de expressão em Paranavaí e região, jovens que se valeram dos seus ensinamentos e trilharam caminhos semelhantes na política, tornando-se prefeitos, vereadores e deputados.
CARREIRA POLÍTICA - A sua carreira política inclui o mandato de vereador em Alto Paraná na legislatura - gestão 1955/1959. Já estabelecido em Paranavaí, elegeu-se prefeito da cidade pela ARENA - mandato de 31 de janeiro de 1969 a 30 de janeiro de 1973.
Eleito em 1986, assumiu em 1º de janeiro de 1987 o mandato de deputado federal constituinte, vencido em 31 de dezembro de 1990. Foi o último deputado federal eleito por Paranavaí e ajudou a fazer a atual constituição da República, promulgada em 05 de outubro de 1988 - chamada constituição cidadã.
Também se destacou na vida social e comunitária. Foi fundador e presidente do Centro de Tradições Gaúchas - CTG e Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, além de integrante do Rotary Club desde 1968.
HISTÓRICO - Dionísio Dal-Prá nasceu em Sananduva, Rio Grande do Sul, no dia 26 de agosto de 1929. Veio para a região com 18 anos, iniciando atividades de carpinteiro. Enveredou-se pelas atividades comerciais e rurais. Casou-se com Clari Pontello em 11 de junho de 1949.
Filho de Domingos Dal-Prá e de Ida Ravizoni Dal-Prá, Dionísio deixa a viúva Clari, os filhos Clori e Carmem, além de cinco netos e os irmãos Claudino, Honorato, Nestor, Iracema, Izaura e Terezinha. Outros dois irmãos - Avelino e Armando - são falecidos. (Com informações de: Noroeste em Revista - dezembro de 1981)

Paranavaí

diario do noroeste
diario do noroeste
diario do noroeste
agência dream