Paranavaí
Min. 10°C Max. 19°C
LUTO

Dionísio Dal-Prá foi nome de expressão na política e na economia de Paranavaí

O líder político e empresarial Dionísio Assis Dal-Prá morreu na noite do último sábado. Foi sepultado anteontem à tarde, no cemitério central de Paranavaí. Ele lutou contra o câncer por 15 anos

13/05/14 00:00:00 - Paranavaí > Local
 Dionísio Dal-Prá foi nome de expressão na política e na economia de Paranavaí O líder político e empresarial Dionísio Dal-Prá, falecido no último sábado - Arquivo DN

Paranavaí perdeu no sábado uma das mais relevantes expressões políticas da sua história. Dionísio Assis Dal-Prá, 84 anos, morreu em consequência de um câncer de próstata, contra o qual lutava há 15 anos.
Ele deixa o legado de uma trajetória política de destaque, que inclui mandatos de vereador em Alto Paraná, prefeito de Paranavaí e deputado federal constituinte.
O filho de Dionísio, Clori Dal-Prá (Chico) detalhou ontem que o pai estava afastado das atividades profissionais desde o ano passado. Porém, a partir de fevereiro deste ano, teve o seu estado de saúde agravado, sendo hospitalizado por três vezes.
No último sábado passou mal nas primeiras horas da manhã e foi internado, falecendo por volta das 19 horas. No velório e sepultamento - anteontem às 17 horas -, houve presença de lideranças políticas e empresariais. Na próxima sexta-feira, às 19h30, será celebrada missa, na Catedral Maria Mãe da Igreja.
As últimas homenagens aconteceram na Capela Santa Maria. Pessoas próximas a ele lembram que Dionísio fez questão da discrição como último ato. Teria partido dele que não houvesse velório em prédio público e outras honrarias. Justificava que a política tinha ficado no passado.
Um passado longo e não muito distante. Dionísio Dal-Prá fez política por várias anos. Mesmo sem mandato, exercia uma grande liderança. Foi conselheiro de muitos nomes de expressão em Paranavaí e região, jovens que se valeram dos seus ensinamentos e trilharam caminhos semelhantes na política, tornando-se prefeitos, vereadores e deputados.
CARREIRA POLÍTICA - A sua carreira política inclui o mandato de vereador em Alto Paraná na legislatura - gestão 1955/1959. Já estabelecido em Paranavaí, elegeu-se prefeito da cidade pela ARENA - mandato de 31 de janeiro de 1969 a 30 de janeiro de 1973.
Eleito em 1986, assumiu em 1º de janeiro de 1987 o mandato de deputado federal constituinte, vencido em 31 de dezembro de 1990. Foi o último deputado federal eleito por Paranavaí e ajudou a fazer a atual constituição da República, promulgada em 05 de outubro de 1988 - chamada constituição cidadã.
Também se destacou na vida social e comunitária. Foi fundador e presidente do Centro de Tradições Gaúchas - CTG e Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, além de integrante do Rotary Club desde 1968.
HISTÓRICO - Dionísio Dal-Prá nasceu em Sananduva, Rio Grande do Sul, no dia 26 de agosto de 1929. Veio para a região com 18 anos, iniciando atividades de carpinteiro. Enveredou-se pelas atividades comerciais e rurais. Casou-se com Clari Pontello em 11 de junho de 1949.
Filho de Domingos Dal-Prá e de Ida Ravizoni Dal-Prá, Dionísio deixa a viúva Clari, os filhos Clori e Carmem, além de cinco netos e os irmãos Claudino, Honorato, Nestor, Iracema, Izaura e Terezinha. Outros dois irmãos - Avelino e Armando - são falecidos. (Com informações de: Noroeste em Revista - dezembro de 1981)

Paranavaí

PREVISÃO DO TEMPO

Temperatura mínima em Paranavaí deve chegar a oito graus no domingo

EDUCAÇÃO

IFPR lança concurso público e oferece 133 vagas. Sete são em Paranavaí

SEMANA ENEF/PARANAVAÍ

Amanhã tem clínica financeira na Praça dos Pioneiros

NOROESTE DO PARANÁ

Maioria dos grupos prioritários atinge meta da campanha de vacinação contra a gripe

GRIPE/PARANAVAÍ

Grupo prioritário das gestantes está com índice de vacinação muito abaixo da meta

CONTRA O ABUSO SEXUAL INFANTIL

2.200 crianças vão participar do Encontro dos Príncipes e Princesas

PARANAVAÍ

Cinco salas de vacina estarão abertas no sábado para vacinação contra gripe

PARANAVAÍ

Microempresa fortalece a economia, diz coordenadora da Sala do Empreendedor

PARANAVAÍ

Diretor da Santa Casa fala em redução de despesas e mudanças de planejamentos

DEFESA DO CONSUMIDOR

Advogado de Paranavaí participará de reunião em comissão nacional da OAB

COOPERATIVA DE CRÉDITO

Cresol Pioneira inaugura agência em Paranavaí

PARANAVAÍ

CCJ da Câmara analisa projetos

FIQUE ATENTO

MEIs têm até dia 31 de maio para fazer a Declaração Anual do Simples Nacional

1ª DISCUSSÃO

Legislativo aprova lei que regulamenta a instalação de Parklet

PARANAVAÍ

Pedidos de isenção do IPTU 2019 podem ser feitos até dia 31 de maio

PARANAVAÍ

Vereadores aproam moção de apoio ao IFPR

CIDADANIA

Alistamento Militar de jovens que completam 18 anos em 2019 vai até o dia 30 de junho

SAÚDE

Já são seis municípios em epidemia de dengue no Noroeste do Paraná

PARANAVAÍ

MEIs terão semana dedicada a palestras, orientações e serviços gratuitos

PARANAVAÍ

Ainda não há data prevista para nova eleição do Sindoscom

diario do noroeste
agência dream