Paranavaí
Min. 19°C Max. 34°C
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

17 pessoas internadas com sintomas de gripe

Santa Casa tem 17 pacientes internados, três estavam na UTI. Números trazem de volta o medo de uma nova epidemia de Influenza H1N1. Uma morte foi registrada anteontem

07/04/16 00:00:00 - Paranavaí > Local
17 pessoas internadas com sintomas de gripe Aspecto geral da UTI superlotada, ontem pela manhã

Ontem, por volta das 10h30, a Santa Casa de Paranavaí contabilizava 17 pacientes de toda a região internados por conta das chamadas síndromes respiratórias agudas graves.
Tanta gente com sintomas gripais trouxe de volta a preocupação com um novo surto da Gripe Influenza H1N1, doença que registrou uma pandemia (epidemia em escala mundial) em 2009, com morte de cerca de 18 mil pessoas, 557 vítimas fatais apenas no Brasil, sendo três na região de Paranavaí.
A região Noroeste tem um caso de H1N1 confirmado em laboratório neste ano, sendo que o Paraná totaliza sete registros. No entanto, o volume de pessoas que procuram assistência médica por conta de doenças respiratórias vem gerando preocupações extras.
O médico intensivista da Santa Casa, Michel Luiz Spigolon Abrão, responsável pela UTI do hospital, confirma que a unidade chegou a ter cinco pessoas internadas no setor por conta de síndromes respiratórias.
Um deles teve alta médica anteontem, data em que também faleceu um dos pacientes. A vítima fatal é um homem de 57 anos, residente em Marilena. O exame deu negativo para H1N1. Ele também tinha insuficiência renal crônica, detalha o médico.
Dos atuais internados em UTI, um paciente evolui de forma satisfatória e deve ter alta médica. Um deles encontra-se estável e um terceiro em estado grave.
O médico confirma que, além dos internados em UTI, mantém mais um paciente em setor isolado, respirando com a ajuda de aparelhos (chamada respiração mecânica), aguardando vaga em unidade intensiva. O hospital estava ontem com todas as dez vagas de UTI ocupadas.
GRANDE PROCURA - O médico reforça que além desses pacientes, dezenas de outros buscam atendimento no Pronto Socorro com sintomas clássicos de gripe, alguns queixando de incômodos pouco comuns para as demais gripes. Eles são medicados com o antiviral Tamiflu e retornam para suas casas, melhorando em alguns dias.
Aliás, Abrão indica, com base na experiência anterior, que os pacientes procurem uma unidade de saúde quando do surgimento dos primeiros sintomas. Caberá ao profissional de saúde prescrever a medicação. Ele sugere o uso de Tamiflu para conter o avanço da doença.
O intensivista também sugere a mulheres grávidas que fiquem atentas. Quando expostas a ambientes de pessoas com gripes, procurem o médico e solicitem a indicação de uma dose de antiviral, se prevenindo de uma possível gripe. “Tudo deve ser feito com orientação médica”, reforça. Cuidados especiais também devem ser dispensados para crianças de até 6 anos e pessoas com mais de 60 anos.
VACINA - Outra medida preventiva é tomar a vacina contra a gripe o quanto antes. No Paraná a campanha para os chamados grupos de risco deve começar em 25 de abril. O Governo do estado anunciou nesta semana a aquisição de 500 mil doses.
Para quem deseja se antecipar ou não figurar nos chamados grupos de risco com direito à imunização gratuita, pode buscar na rede privada. Numa clínica de Paranavaí ontem havia acabado o estoque, situação que segundo um funcionário é verificada também em outras unidades. A previsão é receber novo lote amanhã. Cada dose custa R$ 100,00.
Para o enfrentamento à doença, Michel Abrão informa que a Santa Casa se preveniu, já antevendo uma situação de dificuldade que poderia ocorrer. Para tanto fez manutenção preventiva dos aparelhos e trouxe de volta um respirador que estava em São Paulo para reparos. Toda parte de respiração do hospital passou por manutenção, resume.
Esses dados são relevantes porque o Brasil ainda vive o outono, época com temperaturas altas. A partir de maio, com a queda de temperatura, pode haver agravamento do cenário, caso as medidas de prevenção não sejam adotadas.
PREVENÇÃO - Os cuidados para prevenir a gripe são basicamente de higiene e limpeza. As mãos devem ser lavadas constantemente com água corrente e sabão ou higienizadas com álcool em gel. As pessoas devem evitar ambientes fechados e de grande aglomeração. Também o contato físico deve ser reduzido ao máximo.
O cuidado também deve ser redobrado nos ambientes. Michel Abrão lembra que o vírus pode sobreviver até 08 horas em ambientes externos e contraídos pelas pessoas através de contato direto. O vírus pode permanecer sobre uma mesa ou numa maçaneta, por exemplo. O uso de máscara é indicado para todas as pessoas ao primeiro sintoma de gripe.  
NÚMEROS - Neste ano o Brasil acumula 444 casos confirmados das chamadas Síndromes Respiratórias Graves, o triplo de 2015. No Paraná são sete casos, sendo um deles na região Noroeste (Alto Paraná), confirmado para H1N1.
Outros casos ainda aguardam resultados nas cidades próximas a Paranavaí, como informa a 14ª Regional de Saúde. São Paulo concentra o maior número de casos - 372, de acordo com boletim do Ministério da Saúde, atualizado na última segunda-feira.
Até ontem funcionários da 14ª Regional de Saúde participaram de um seminário em Londrina, abordando o tema das síndromes respiratórias. O diretor da Vigilância em Saúde, Walter Sordi Júnior, confirmou (por telefone) que a Regional vem monitorando os casos nas cidades, especialmente na Santa Casa de Paranavaí.

Paranavaí

PARANAVAÍ

Agência do Trabalhador segue com inscrições abertas para diferentes cursos profissionalizantes

OPORTUNIDADE

Empresa de Paranavaí oferece 20 vagas para vendedores externos

DOM MÁRIO SPAKI

Projeto de valorização das vocações ganha adeptos no Brasil e em outros países

CMDCA

Vencedores do Concurso de Desenho ganham premiação

AÇÃO VOLUNTÁRIA

Trabalho comunitário no Ginásio Noroestão

PARANAVAÍ

Dia do Artista será comemorado com evento especial na Praça dos Pioneiros

CLIC DE OURO

Gehlen é homenageado em evento chamado de semente do bom exemplo

AMUNPAR

Gestores municipais tiram dúvidas sobre o novo Código de Segurança contra Incêndios

CATEDRAL DE PARANAVAÍ

Data importante para a Catedral de Paranavaí

SAÚDE/PARANAVAÍ

UBS Panorama fará coleta de preventivo hoje

AGOSTO AZUL

Quatro UBSs abrem hoje para atendimento especial aos homens

POLÍTICA

Requião Filho fala sobre possibilidades do MDB para as eleições de 2020

PARANAVAÍ

Município oferece vagas para 10 cursos profissionalizantes gratuitos

PREVISÃO DO TEMPO

Fim de semana será sem chuvas em Paranavaí

EDUCAÇÃO

Reitor do IFPR visita Paranavaí e defende ampliação do espaço físico e de cursos

ECONOMIA

Além do campo, estiagem tem efeitos sobre produção industrial da mandioca

PARANAVAÍ

Ações da PM terminam com prisões e apreensão por envolvimento com tráfico

EM PARANAVAÍ

Ministra e secretário de promoção da pessoa idosa confirmam visita ao CCI

NA CÂMARA

Comandante do Corpo de Bombeiros fala sobre planejamento e apoio dos Poderes

NÃO TEM TROCO

Comércio varejista pensa em ações para trazer as moedas de volta ao mercado

diario do noroeste
agência dream