Paranavaí
Min. 23°C Max. 39°C
CÂMARA

Proposição contra fracking é lida no expediente do Legislativo

O fracking ocorre por meio de um processo de perfuração e injeção de água e produtos tóxicos no solo, que elevam a pressão e rompem as rochas, fazendo com que o gás natural seja liberado

05/10/16 00:00:00 - Paranavaí > Local
Proposição contra fracking é lida no expediente do Legislativo O projeto segue os trâmites legislativos, e após parecer da Procuradoria Jurídica, deve ser encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça para deliberação

A população se mobilizou e lotou o plenário na noite de segunda-feira, 3, na Câmara Municipal de Paranavaí, para acompanhar a leitura do Projeto de Lei nº 105/2016, encampado pelo vereador Antonio Alves da Silveira, a pedido da Cúria Diocesana e apoiado por todos os vereadores, que proíbe a concessão de alvarás e licenças para uso do solo, tráfego de veículos, concessão de água para exploração de gases e óleos não convencionais, entre outros, pelo fracking, tecnologia altamente poluente utilizada para a extração do gás de xisto, no município de Paranavaí.
O fracking ocorre por meio de um processo de perfuração e injeção de água e produtos tóxicos no solo, que elevam a pressão e rompem as rochas, fazendo com que o gás natural seja liberado.
Além da exposição sobre o projeto, o representante da Coesus/350.org Brasil e presidente da Cáritas Paraná, ambientalista Reginaldo Urbano Argentino utilizou a palavra para falar sobre os riscos que envolvem esta técnica de fraturamento e as consequências ao ecossistema, como a contaminação dos lençóis freáticos e alimentos, vazamento de gases, mudanças climáticas, colaborando com a incidência de câncer, infertilidade e doenças neurais.  
“O movimento ‘Não Fracking Brasil’ quer conscientizar a população e as autoridades para mobilização e inviabilização deste tipo de fraturamento hidráulico, não concedendo alvarás, licenças, tráfego de veículos, entre outras concessões, que legalizam a utilização do solo com a finalidade de exploração do gás de xisto no município. Umuarama e Maringá já aprovaram este projeto. Sabemos que existem outras fontes energéticas que podem substituí-la sem a destruição do meio ambiente e sérios danos à vida do ser humano”, explica.
Ainda segundo Reginaldo, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) promove leilões de áreas para a exploração do gás de xisto sem consultar a população. Só no Estado do Paraná 122 municípios já foram leiloados. Inclusive cidades próximas a Paranavaí, como Rondon, Japurá, Tapejara, Cidade Gaúcha, São Tomé, Jussara, Terra Boa, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, entre outras.   
Para Alves é fundamental garantir a defesa do meio ambiente e da qualidade de vida, sempre zelando pelo interesse público e bem-estar da população. “Esta é uma tecnologia desnecessária e destruidora. Precisamos impedi-la para que nossas reservas naturais não sejam devastadas e investir em fontes de energias renováveis e sustentáveis que não agridam o meio ambiente. Fracking aqui, não”, disse.  
O vereador também enfatizou a importância dos movimentos religiosos, sociais e autoridades na luta contra a exploração do gás de xisto através do fracking.
O projeto segue os trâmites legislativos, e após parecer da Procuradoria Jurídica, deve ser encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça para deliberação.
Estiveram presentes os padres Romildo Neves Pereira, Silvio César Pereira e Nilton Dalberto Reame.

Paranavaí

REGIÃO

Desenvolvimento regional será tema de Encontro em Nova Londrina

PARANAVAÍ

Corpo de Bombeiros comemora aniversário da corporação no Paraná

AGÊNCIA DO TRABALHADOR

Em Paranavaí, dificuldade para preencher vagas de emprego

PISO NACIONAL

ACEs e ACSs farão denúncia ao Ministério Público

PARANAVAÍ/SAÚDE

Vigilância inicia coleta do LIRA na segunda e pede que moradores abram as casas para vistoria

JARDIM SÃO JORGE

Moradora de imóvel destruído pelo fogo pede ajuda à comunidade

CULTURA

Prazo de inscrições para o 9º Concurso Altino Afonso Costa de Declamação termina na segunda

MANDIOCA

Curso apresentará técnicas para aumentar competitividade e sustentabilidade do setor

PARANAVAÍ LITERÁRIA

ALAP divulga resultados do III Concurso Literário Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher

COMEÇA NA SEGUNDA

Censo Previdenciário para servidores municipais aposentados e pensionistas

SAÚDE

Noroeste do Paraná tem quatro casos suspeitos de sarampo

DIA DE FINADOS

População precisa ficar atenta aos prazos para limpeza e reformas de túmulos

PARANAVAÍ

Município assina termo de adesão para entrada no projeto Zero Energy

PARANAVAÍ

Comércio abre até 22 horas nesta sexta-feira

COMUNICADO

Não haverá coleta de lixo em Paranavaí neste sábado

PARANAVAÍ

Jovens recebem certificado de dispensa do Serviço Militar

PREVISÃO DO TEMPO

Temperaturas em Paranavaí devem variar de 21 a 36 graus neste final de semana

FEMUP

Grupos podem se inscrever para participar de leituras dramatizadas dos contos

PARANAVAÍ

Estudantes do Cecap terão atividades alusivas ao Dia das Crianças, no sábado

SEXTA-FEIRA

Corpo de Bombeiros comemora 107 anos no Paraná

diario do noroeste
agência dream