Paranavaí
Min. 21°C Max. 30°C
RECONHECIMENTO A POETA E CRONISTA

Alap distingue Nêodo Noronha Dias com título de “Amigo da Cultura”

01/11/16 00:00:00 - Paranavaí > Local
Alap distingue Nêodo Noronha Dias com título de “Amigo da Cultura” Nêodo Noronha Dias recebeu o título dos acadêmicos Renato Benvindo Frata, Dinair Leite e Roberto Gonçalves

Durante jantar em que fez a entrega dos prêmios a que fizeram jus os vencedores do I Concurso Alap Paranavaí Literária, sábado passado (29), no Salão de Festas do Lions Clube, a Academia de Letras e Artes de Paranavaí distinguiu o poeta e cronista Nêodo Noronha Dias com o título de Amigo da Cultura, pelos relevantes serviços prestados ao setor em Paranavaí.
No ato de entrega do título, o acadêmico Renato Benvindo Frata falou sobre o homenageado, que nasceu em Curitiba em 11/10/1934, filho do militar Abilio José Dias e professora Beatriz Noronha Dias, tendo como irmãos Nézio, que reside atualmente em Florianópolis-SC e Abílio, residente m Paranavaí. “Embora ambos advogados, costumam dizer que o intelectual da família é o Nêodo”, dizem eles.
Frata destacou que se o Brasil não fosse o País dos paradoxos, Nêodo teria centenas de livros publicados e viveria de suas rendas. Porém, embora publique diariamente suas tiradas satíricas no Diário do Noroeste, conseguiu publicar com auxílio da Fundação Cultural em 1988 o livro de poemas “Lira das Quatro Luas”, prefaciado por Joaquim de Paula Pinto, que fala com maestria da sua apetência na vasta produção literária.
Nêodo passou a infância e juventude na ilha do Desterro em Florianópolis e o cenário maravilhoso da ilha, as brejeirices da época fluíram em suas veias marcando sua obra. De verve privilegiada, logo cedo mostraria a que viera, no exercício de seu espírito poético, do seu senso crítico e dos trocadilhos que o fizeram notável.
Frata disse que nosso homenageado deixou Santa Catarina para se radicar no Norte do Paraná, onde fervilhava a gana pelo dinheiro, mas que as artes não vicejavam, tendo chegado a Rolândia para visitar o tio Sílvio Noronha, saudoso juiz de Direito e a visita durou alguns anos.
Longe das belezas de Florianópolis, adotou o Paraná e versejou o belo, o amor, em lindos poemas, principalmente, e na maioria dedicados à doce Maria Izabel, a esposa com quem fez a vida, tornando-se pai de cinco filhos: Nayde, a primogênita, Nêodo Júnior, sociólogo no Rio de Janeiro, Norvan, corretor de seguros e exímio mestre cuca, Nilo Noronha, advogado, ambos em Maringá, e da caçula e pedagoga Beatriz Michele, que encanta crianças na capital paulista.
Trabalhou alguns anos como coletor estadual, tempo em que a obrigação diária em cuidar de números não o fazia feliz. Então fazendo o sentido inverso das coisas, deixou o trabalho na Receita e ingressou no trabalho de rádio, quando o lógico e prático seria deixar do rádio e se enfiar no trabalho público coletando impostos. Por quê?
Porque descobriu que o rádio era o “habitat” do seu espírito, era o local que lhe dava mais criatividade, na verdade era o trabalho cuja inspiração já vinha pronta. E foi o rádio que lhe deu certa notoriedade ao ter algumas de suas poesias gravadas pelo declamador Collid Filho em seus discos Salão Grená, nos idos de 1960, na Rádio Tupi do Rio, apresentadas repetidas vezes até quando Collid esteve entre nós.
Além do rádio, Nêodo investiu no jornalismo e até hoje milita nesta área com sua coluna diária no famoso “Buraco da Fechadura” com o pseudônimo “Odoen Said”.
E nesse trabalho vão mais de 40 anos... com um manancial inesgotável de criação, publicando no Diário do Noroeste crônicas e humorismo, alternando a crítica ferina com a candura de sua poesia. Irreverente, com grande presença de espírito, satírico, mordaz, alheio à matéria, vai cumprindo sua missão, despejando versos e frases, como uma fonte de sabedoria.
Por sua vida, Nêodo, cuja parte maior foi dedicada à cultura de Paranavaí e em reconhecimento do seu trabalho de bem fazer, independente do clima, da calma, da tristeza que possa de vez em quando lhe abocanhar o espírito, a Alap houve por bem lhe conceder o título “Amigo da Cultura”.
Emocionado, o homenageado não discursou.

Paranavaí

CHEGADA DO PAPAI NOEL

Mais de 10 mil pessoas passaram pela Praça dos Pioneiros

INSTITUTO

Cantata de Natal do Centro do Idoso terá música instrumental e 4 corais

PROFISSÕES

Senai oferece cursos com valor fixo de 99 reais no Noroeste do Paraná

PARANAVAÍ

Hoje e amanhã tem Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico na Praça dos Pioneiros

AÇÃO SOLIDÁRIA

Instituto Vita C Run distribui 3,5 toneladas de produtos de limpeza a entidades de Paranavaí

PREFEITURA DE PARANAVAÍ

Município divulga lista de selecionados para vagas nas creches até dia 16 de dezembro

PARANAVAÍ

Boletos do IPTU 2020 começam a ser entregues pelos Correios na sexta

OPORTUNIDADE

Prefeitura tem 22 vagas de estágio abertas esta semana

DIRETÓRIO MUNICIPAL

MDB de Paranavaí forma nova Diretoria

PARANAVAÍ

Começa hoje evento que visa levar a inovação ao ambiente empresarial

PARANAVAÍ

Fundação Cultural lança Incubadora de Projetos para capacitação técnica de artistas

PARANAVAÍ

Programação de Natal e aniversário começa no próximo sábado

NOVA ENTIDADE CULTURAL

AJOLAP elege primeira Diretoria

PREVISÃO DO TEMPO

Paranavaí terá temperaturas acima dos 30 graus neste fim de semana

MOBILIZAÇÃO

Hoje é o Dia "D" de vacinação contra o sarampo para população de 20 a 29 anos

PARANAVAÍ

Nove UBSs abrem neste sábado para o Dia D do Novembro Azul

MEIO AMBIENTE

4ª Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico está programa para os dias 5 e 6 de dezembro

RUBENS BUENO

Deputado fala de articulações políticas para eleições de 2020

PARANAVAÍ

Comércio abre até 17 horas neste sábado

INTEGRAÇÃO

Trecho da Travessa Sérgio Vicente de Morais será interditado hoje para 1º Papai Nobel Day

diario do noroeste
agência dream