Paranavaí
Min. 21°C Max. 31°C
ABERTURA/PESCA

Mesmo com o fim da piracema, pescadores devem seguir regras para praticar a atividade

As determinações valem para amadores e profissionais e serão cobradas durante as fiscalizações que ocorrerão ao longo das próximas semanas, durante a Quaresma

26/02/17 00:00:00 - Paranavaí > Local
Mesmo com o fim da piracema, pescadores devem seguir regras para praticar a atividade Mauro Braga explicou o que pode e o que não pode ser feito a partir de 1º de março Foto: Fabiano Vaz Fracarolli

Depois de quatro meses de piracema, a pesca de espécies nativas voltará a ser permitida em todo o estado, a partir de quarta-feira (1º). O chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Paranavaí, Mauro Braga, destacou o que pode e o que não pode ser feito, mesmo com a liberação da atividade.
Pescadores amadores podem retirar até 10 quilos de peixes, mais um exemplar. Admite-se o uso de linha de mão, caniço simples e vara com molinete ou carretilha. As redes são proibidas. Também é obrigatório ter a licença para pesca amadora.
No caso dos profissionais, é necessário ter todos os apetrechos de pesca lacrados pelo IAP e devidamente identificados com o nome do pescador. Além disso, as redes devem ser mantidas a 100 metros de distância uma da outra.
De acordo com Braga, não é permitido pescar nos pontos em que diferentes rios se encontram com o Paraná e o Paranapanema. A atividade só pode ser praticada a partir de 500 metros de distância. Em Diamante do Norte, outra especificidade: para pescar é preciso estar a mais de 100 metros da barragem.
Ao longo das próximas semanas, o IAP intensificará as fiscalizações nos rios da região. Braga informou que o trabalho será devido à Quaresma, quando o consumo de pescados aumenta, graças à tradição religiosa de não comer carne vermelha.
PIRACEMA - O período de proibição é determinado anualmente, com base na Instrução Normativa 25/2009 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e na Portaria 206/2016 do IAP.
O objetivo da restrição à pesca é garantir a reprodução de peixes nativos, para proteger a continuidade de espécies. Desta vez, teve início no dia 1º de novembro de 2016.
Desde então, equipes do IAP e da Polícia Ambiental intensificaram as fiscalizações nos rios do Noroeste. Durante a piracema, foram apreendidos aproximadamente 200 molinetes e carretilhas, mais de 2.000 redes e 800 espinhais. Também houve apreensão de mais de 100 quilos de peixes.
SOCIAL - O chefe do IAP de Paranavaí explicou que os produtos confiscados são avaliados e, quando estão em condições de uso, são doados a entidades assistenciais dos municípios da região. Para receber, é necessário ter cadastro junto à repartição ambiental e prestar serviços voltados para a comunidade.

Paranavaí

RIBEIRÃO 22

Dia da Árvore será comemorado com plantio de mudas

ONTEM

Inaugurados espaços recreativo e pedagógico do Cecap, em Paranavaí

TEMPO

Terça-feira, o dia de setembro mais quente desde 1997, em Paranavaí

A CONVITE DO SEBRAE

Maurício Gehlen vai proferir palestra para líderes empresariais de Maringá

AGÊNCIA DO TRABALHADOR

Inscrições abertas para curso de qualificação gratuito do SENAC

PARANAVAÍ

Última oficina comunitária para revisão do Plano Diretor será hoje na Câmara

PARANAVAÍ

Proposta de aumento no número de vereadores é arquivada

SEMANA DA ALFABETIZAÇÃO

Exposições vão até sexta-feira

PARANAVAÍ

Sábado tem pesagem do Bolsa Família em todas as UBSs

EDUCAÇÃO/PARANAVAÍ

Cecap inaugura hoje espaços recreativos e pedagógicos

PARANAVAÍ

Vereadores se manifestam contra fechamento da Receita Estadual

CULTURA

Crianças de 7 a 14 anos podem se inscrever para o 9º Concurso Altino Afonso Costa de Declamação

DESENVOLVIMENTO

MEIs podem participar de oficina gratuita de Compras Públicas no dia 26

GOVERNO

Receita desativa 20 agências físicas, incluindo Paranavaí e Loanda

ESTIAGEM

IAP alerta que é crime a queimada em terrenos baldios

ADMINISTRAÇÃO

Prefeitura tem 13 vagas de estágio abertas esta semana

CULTURA

Inscrições para o 26º Festival Zé Maria vão até dia 25 de setembro

DIREITOS

Procon fez mais de mil atendimentos em 2019

SAÚDE

Baixa umidade do ar deixa Paranavaí em estado de alerta

ARTE E CULTURA

Sesc realizará mais uma edição da Semana Literária de Paranavaí

diario do noroeste
agência dream