Paranavaí
Min. 21°C Max. 32°C
CULTURA JAPONESA

Festival Paranaense de Taiko será em Paranavaí, no final de semana

Será a primeira vez que Paranavaí sedia o Festival Paranaense de Taiko. Trata-se de uma data emblemática, já que em 2018 são comemorados os 110 anos da imigração japonesa no Brasil

10/10/18 00:00:00 - Paranavaí > Local
Festival Paranaense de Taiko será em Paranavaí, no final de semana Integrantes do grupo Kotobuki Taiko, em visita ao Diário do Noroeste Foto: Fabiano Vaz Fracarolli

Nos dias 13 e 14 de outubro, Paranavaí sediará o 15º Festival Paranaense de Taiko. Grupos de oito cidades se reunirão no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca e participarão de atividades que exaltam a tradição milenar da cultura japonesa.
A programação se divide em duas etapas. No sábado, as equipes participarão de workshops e se unirão com o objetivo de preparar uma apresentação conjunta. Nesse primeiro dia de festival, as atividades serão internas.
No domingo, os grupos de taiko farão apresentações para toda a comunidade. Com início às 10 horas e entrada gratuita, o segundo dia de festival também contará com praça de alimentação e diferentes pratos típicos da culinária oriental.
Será a primeira vez que Paranavaí sedia o Festival Paranaense de Taiko. Trata-se de uma data emblemática, já que em 2018 são comemorados os 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
Cabe explicar que taiko é a prática de tocar instrumentos de percussão. Foi comum em tempos de guerra, durante as ações das tropas japonesas. Atualmente, figura entre as atrações artísticas e culturais nipônicas.
KOTOBUKI - O grupo de Paranavaí, Kotobuki Taiko, foi criado em 2006, dentro da Sociedade Paranavaiense de Desporto e Cultura (SPDC). Em 2009, conquistou o primeiro lugar no campeonato brasileiro, na categoria júnior. No ano seguinte, representou o Brasil no Japão.
Neste ano, os integrantes da equipe júnior conquistaram o quarto lugar no campeonato brasileiro. O grupo da categoria máster, que participou da competição pela primeira vez, ficou em terceiro lugar.
A equipe reúne aproximadamente 60 pessoas - descendentes de japoneses ou não. Estão divididas em mirim (até 12 anos de idade), júnior (de 12 a 18 anos), livre (para todas as idades) e máster (para quem tem acima de 40 anos).
Os encontros para treinamento são realizados três vezes por semana: segundas, quartas e sextas-feiras, em horários diferentes para cada categoria. A exceção é para a máster, que se reúne somente às sextas-feiras.
A participação é aberta para toda a comunidade. Para saber como ingressar na equipe de taiko de Paranavaí, basta ligar na SPDC, no telefone (44) 3423-1772.
LÍDERES - Lideram o Kotobuki Taiko: Diogo Tomioka, Ana Júlia Terasoto, Ana Paula Yuri dos Santos, Karen Kawanishi e Renan Terasoto. O professor, que se reúne a eles a cada três meses, é Sensei Yuji.
VISITA AO DN - Na tarde de ontem, participantes do Kotobuki Taiko estiveram no Diário do Noroeste para divulgar a realização do festival. Foram recebidos pela jornalista Tania Mara Bogoni e contaram um pouco sobre os trabalhos que desenvolvem.

Paranavaí

SAÚDE

Sábado Rosa teve atendimentos em Paranavaí

FIM DE ANO

Comércio de Paranavaí deverá ter mais contratações temporárias que em 2017

EDUCAÇÃO

Entregue prêmio aos cinco professores vencedores do projeto Educador Inovador

PREFEITURA

Cursos para mulheres dos conjuntos habitacionais

SEGUNDO TURNO

Conheça algumas regras para o dia de votação

PARANAVAÍ

Abastecimento de energia elétrica normalizado

PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

“Eles serão adultos de sucesso”, diz vice-prefeita em evento sobre crianças

CULTURA

Semana de Teatro de Paranavaí terá seis dias de apresentações gratuitas

JARDIM IPÊ

Comerciante tem prejuízos por causa da falta de energia elétrica

SINDICATO RURAL

Reeleito, Pierin diz que desafio será fortalecer sistema de defesa do produtor

MATRÍCULAS

Pais vão precisar apresentar declaração de vacinação para matricular crianças

VENDAVAL/PARANAVAÍ

Copel trabalha no fim de semana para concluir reparos

SENAI

Matrículas abertas para o Curso de Torno CNC no Senai

AGÊNCIA DO TRABALHADOR

75 vagas de emprego em Paranavaí

CEMITÉRIO DE PARANAVAÍ

Limpeza, reforma e construção de túmulos vão até o final do mês

VENDAVAL/PARANAVAÍ

Ontem à tarde ainda havia locais sem energia elétrica

PARANAVAÍ

Associação de Micro e Pequenas Empresas tem nova diretoria

SÁBADO ROSA

Postos de Saúde abrem para atividades contra o câncer de mama

OAB/CIDADANIA

Comitê 9840 segue com visitas a instituições de ensino de Paranavaí

SEGUNDO TURNO

Começam hoje a carga e a lacração das urnas eletrônicas em Paranavaí

diario do noroeste
diario do noroeste
diario do noroeste
agência dream