Paranavaí
Min. 25°C Max. 36°C
PARANAVAÍ/SEGURANÇA

Conselho destaca importância da nova condição do Corpo de Bombeiros

04/12/18 00:00:00 - Paranavaí > Local
Conselho destaca importância da nova condição do Corpo de Bombeiros Unidade paranavaiense do Corpo de Bombeiros passará a ser subgrupamento a partir de amanhã

O Corpo de Bombeiros de Paranavaí adquire novo status  com a elevação para Subgrupamento (5º Subgrupamento de Bombeiros Independente). Até agora a unidade é uma seção subordinada ao 5º Grupamento com sede em Maringá.
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí (Conseg), Michael Heckmann, falou ontem ao Diário do Noroeste da importância da conquista para Paranavaí e cidades atendidas.
Trata-se de uma luta da comunidade através do Conselho e demais entidades por cerca de duas décadas, aponta, lembrando que o benefício foi finalmente conquistado no mês de outubro deste ano.
Durante o pleito, as lideranças mostraram a importância de mudar a estrutura, já que os Bombeiros atendem uma vasta região, incluindo toda a movimentação do turismo ao longo do Rio Paraná.
A inauguração deste novo formato é um passo determinante na estruturação, prevista para até cinco anos. Heckamnn aproveita para citar o empenho dos comandantes que passaram por Paranavaí e que sempre demonstraram interesse para com a comunidade.
BENEFÍCIOS -No novo formato conquistado, a unidade paranavaiense ficará subordinada diretamente ao Comando do Corpo de Bombeiros, sediado em Curitiba. A condição aponta para uma série de melhorias.
Um dos principais fatores é em relação ao efetivo. Heckmann cita que os bombeiros contam atualmente com 39 profissionais para atender 31 cidades. Com a elevação para Subgrupamento, o número poderá chegar a 152 militares, o total previsto para o formato.
Outra vantagem é que a área de atuação também muda, reduzindo para 24 municípios, ou seja, 7 das atuais cidades serão incorporados a Maringá. A diminuição, diz, permitirá que a população seja melhor atendida sem sobrecarga para as unidades.
O modelo a ser implantado a partir de amanhã também facilita o acesso a recursos e materiais. Até então os benefícios chegavam ao comando em Maringá e eram redistribuídos entre todas as unidades.
Com a autonomia, a tendência é que o Subgrupamento receba mais materiais, viaturas, materiais operacionais e recursos financeiros por meio do fundo rotativo.
Engenheiro civil, Heckmann reforça que o efeito prático imediato para a comunidade deve ser percebido por conta da autonomia administrativa e decisória, inclusive em relação a vistorias em edificações. Isto se dará em parte pela possibilidade de instituir comissões locais.
Por fim, avalia, ao longo do tempo a unidade de Corpo de Bombeiros de Paranavaí aumentará a sua capacidade e qualidade de atendimento ao trauma, combate ao incêndio e busca e salvamento, bem como tornará o processo de vistorias de estabelecimentos e fiscalização mais rápido e constante.
INAUGURAÇÃO - O Corpo de Bombeiros de Paranavaí distribuiu convites para a inauguração amanhã (dia 5), às 14 horas. Está prevista a presença da comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha e do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Edmilson Barros.
A cerimônia será aberta ao público, devendo contar com diversas lideranças de Paranavaí e região. Por conta do momento, o presidente do Conseg citou a participação de autoridades para a concretização do projeto paranavaiense.
Ele fala do pleito decisivo por parte do deputado estadual Tião Medeiros (PTB), além da sensibilidade e decisão administrativa da governadora Cida Borghetti (PP), que garantiu o benefício para Paranavaí e região.

Paranavaí

diario do noroeste
diario do noroeste
diario do noroeste
agência dream