Paranavaí
Min. 25°C Max. 36°C
BENEFÍCIOS PARA TODA A REGIÃO

Lideranças destacaram importância do subgrupamento do Corpo de Bombeiros

06/12/18 00:00:00 - Paranavaí > Local
Lideranças destacaram importância do subgrupamento do Corpo de Bombeiros Descerramento da placa que marca a elevação do Corpo de Bombeiros de Paranavaí

Foi realizada ontem a solenidade de elevação do Corpo de Bombeiros de Paranavaí para subgrupamento. Autoridades e lideranças destacaram a importância da nova condição para todo o Noroeste paranaense.
O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) antecipou que o novo status implica em ganhos previstos no organograma. Um deles é que Loanda e Nova Londrina ganharão seções (como era a antiga estrutura paranavaiense), subordinadas ao Subgrupamento de Paranavaí.
Há um cronograma de implantação que prevê ainda mais efetivos, equipamentos e estruturas físicas. Na prática, significa o trabalho estará concluído em cerca de quatro anos.
O parlamentar avalia que é preciso manter o trabalho de articulação política, reiterando importância da Região Noroeste, hoje de grande importância turística ao longo dos rios, especialmente do Rio Paraná.
Durante a manifestação na cerimônia, o deputado lembrou que se trata de um pleito antigo das lideranças regionais, capitaneadas pelo Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí, entre outras entidades.
Por fim, Tião Medeiros reconheceu o trabalho da governadora Cida Borghetti (PP), que assinou o decreto elevando a unidade ao novo formato.
O prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (Caíque) também lembrou o trabalho que culminou na conquista. Mencionou o ex-comandante Cezar Perdoncini, que fez o projeto de elevação. Também agradeceu a governadora Cida Borghetti.
MILITARES - O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Edemilson de Barros, se despediu da carreira militar na cerimônia. Completando 35 anos de serviço, lembrou do início da carreira. Após duas semanas na condição de aspirante, foi designado para responder pelo comando em Paranavaí. Portanto, sua despedida na cerimônia teve um valor simbólico.
Falou das conquistas, incluindo novos equipamentos para o Corpo de Bombeiros, viabilizados pelo atual governo. Os investimentos e o trabalho da equipe valeram reconhecimento internacional concedido pela ONU (Organização das Nações Unidas) à Defesa Civil paranaense.  
Ao final, foi homenageado pelo 5º Grupamento de Maringá e pela unidade paranavaiense. Marcando a homenagem, o tenente-coronel Sérgio Aparecido Lopes descreveu momentos da carreira e a lealdade do coronel Barros.
Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, o coronel Antônio Zanatta Neto se mostrou otimista com o novo momento do país. Opina que os serviços de segurança pública devem ter investimento, já que se trata de uma prioridade sentida pela comunidade.
Também enumerou avanços como a conquista de viaturas e equipamentos, inclusive através de emendas parlamentares. “Quem ganha é a população”, sintetizou.
O assessor especial, coronel Adilson Castilho Casitas, representou a governadora Cida Borghetti. Creditou o êxito do pleito à visão da governadora, viabilizando as condições de expansão.
O militar reconheceu a importância da nova estrutura por se tratar de uma vasta região turística, a chamada Costa Noroeste.

HISTÓRIA
O Corpo de Bombeiros de Paranavaí foi criado em fevereiro de 1982, a partir da estruturação do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), iniciativa do prefeito da época, José Vaz de Carvalho.
No dia 8 de outubro de 1982 passou a funcionar efetivamente em prédio próprio, onde se encontra até hoje.
A unidade possui 17 viaturas para combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e vistorias técnicas em estabelecimentos.
Atende 24 municípios tendo em sua área de atuação os rios Paraná, Paranapanema e Ivaí, entre outros de menor porte. Desde o início de 2018 foram atendidas cerca de três mil ocorrências. Conta com 39 homens no seu efetivo.

Paranavaí

diario do noroeste
diario do noroeste
diario do noroeste
agência dream