Paranavaí
Min. 22°C Max. 35°C
SANEPAR

Empregados da Sanepar lançam campanha contra a dengue

Objetivo é eliminar focos do mosquito no Jardim Progresso, em Paranavaí

20/11/15 00:00:00 - Paranavaí > Saúde
Empregados da Sanepar lançam campanha contra a dengue Eliane Regina Pereira, da Sanepar e a instrutora Ana Ricci, do Sesi/Senai, totalmente engajadas

Os empregados da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) de Paranavaí estão empenhados no combate à dengue. Eles lançaram neste mês um conjunto de ações para eliminar focos do mosquito na área de abrangência da sede da Companhia, no Jardim Progresso. O objetivo é sensibilizar os moradores para prevenir a doença.
A campanha prevê a coleta de todo lixo, que pode se tornar criadouro do Aedes aegypti, depositado nos arredores da Sanepar. Durante o recolhimento do material, também serão repassadas informações à população com o objetivo de esclarecer sobre a doença.
“Esperamos que esta ação ajude a despertar na comunidade e em outras empresas o senso de responsabilidade social, criando uma corrente do bem, no combate à proliferação do mosquito. A ideia é a de que cada um de nós seja um agente de combate à dengue”, comentou a técnica de administração da Sanepar Valmiria Aparecida Castelan Monteiro. Ela e a colega Eliane Regina dos Santos Maia Pereira coordenam as ações.
PLANO DE AÇÃO - Todas as segundas-feiras os empregados estão participando do mutirão de limpeza. São três quarteirões onde são coletados copos plásticos, garrafas e todo tipo de material que pode abrigar o mosquito. O idealizador das ações foi o empregado Marcelo Pinheiro Ribeiro. Ele participa de um comitê interno da Companhia para disseminar boas práticas relacionadas ao meio ambiente e à responsabilidade social.
O empregado Jurandi Rozolem foi o primeiro a se engajar na campanha. “Fui o primeiro a pegar a sacola para recolher o lixo. Mesmo porque, eu já recolho plásticos, principalmente copos descartáveis, no trajeto da minha casa até o trabalho”. Na opinião dele, o envolvimento precisa ser coletivo para o benefício de todos.
Para o gerente da Sanepar em Paranavaí, Arnaldo Giovani Rech, o investimento é mínimo. “O gasto que estamos tendo é muito pequeno diante do resultado que esperamos obter: contribuir com outras ações do município para o bem-estar e a saúde da população”.
A campanha já tem o envolvimento dos dirigentes e funcionários da empreiteira que presta serviços à Sanepar. Eles se propuseram a disseminar a ideia no local de trabalho e nas proximidades do Muffato, também no Jardim Progresso, onde está localizada a sede da empresa.
HISTÓRICO - Paranavaí já foi palco de uma epidemia de dengue em 2013, quando mais de 10 mil pessoas contraíram a doença. O diretor municipal da Vigilância Sanitária de Paranavaí, Fadel Filho, tem garantido que as ações preventivas devem ser efetivadas desde já, antes que as temperaturas voltem a subir e a temporada de chuvas comece. Dados da prefeitura mostram que, de janeiro a setembro deste ano, 834 pessoas procuraram atendimento médico com sintomas de dengue, desse total, 290 casos foram confirmados.

diario do noroeste
agência dream