Foi realizada em Paranavaí, no último domingo, a “Caminhada Passos que Salvam”. A ação teve como principais objetivos arrecadar recursos pa" />
Paranavaí
Min. 25°C Max. 37°C
EM PARANAVAÍ

“Caminhada Passos que Salvam” foi positiva, diz coordenador da ação

25/11/15 00:00:00 - Paranavaí > Saúde
“Caminhada Passos que Salvam” foi positiva, diz coordenador da ação Pessoas de todas as idades participaram da atividade no último domingo Foto: Fabiano Vaz Fracarolli

Foi realizada em Paranavaí, no último domingo, a “Caminhada Passos que Salvam”. A ação teve como principais objetivos arrecadar recursos para o Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos e divulgar informações sobre a importância do diagnóstico precoce.
Quem coordenou a atividade em Paranavaí foi Antonio Valmir Trossini, que fez uma avaliação positiva. “Foi muito boa. Valeu a pena”, disse, calculando a participação de aproximadamente 200 pessoas. “A caminhada deu resultado. Fiquei Muito feliz”.
Homens e mulheres de diferentes idades percorreram vias públicas de Paranavaí e ajudaram a chamar a atenção da comunidade sobre o fato de que muitas pessoas procuram ajuda médica somente quando o câncer está em fase avançada.
De acordo com Trossini, menos de 35% a 40% do público infantojuvenil alcança a cura. Muitas vezes, faltam informações para que as pessoas busquem auxílio médico antecipadamente. Por isso, foram distribuídos panfletos apontando sintomas da doença em crianças, adolescentes e jovens.
Ele informou que a “Caminhada Passos que Salvam” terminou com a venda de mais de 500 kits (camiseta, boné, cadarços e garrafinha de água). Todo o dinheiro arrecadado será destinado ao Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos, que atualmente tem índice de 75% de cura, mas a intenção com o apoio da comunidade é alcançar 96%.
Vale destacar que ainda há kits à venda, cada um custando R$ 30. Interessados devem entrar em contato com Trossini para solicitar os produtos. Os números de telefone para contato são: (44) 9835-9558 e 9826-2003.
SINTOMAS DA DOENÇA - O câncer infantil pode provocar dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e nas virilhas; dores nas pernas, manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintas vermelhas; aumento do tamanho da barriga; e brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.
UNIDADE MÓVEL - Trossini informou que uma unidade de atendimento móvel do Hospital do Câncer de Barretos estará em municípios do Noroeste do Paraná durante os próximos dias. Os moradores terão acesso a exames gratuitos e procedimentos cirúrgicos (para casos de câncer de pele).
Ontem, o caminhão esteve em Loanda. Hoje, está em Santa Isabel do Ivaí. Amanhã, em Amaporã. No dia 27 de novembro, em Guairaçá. No dia 30, em Itaúna do Sul. No dia 1º de dezembro, em Diamante do Norte. No dia 2, em Nova Londrina. E no dia 3, em Terra Rica.
A unidade móvel tem capacidade para fazer 150 atendimentos por dia. Também podem ser realizadas seis cirurgias, mas quando ocorrem, o número de exames é reduzido. Trossini explicou que os pacientes são recebidos conforme a ordem de chegada.

diario do noroeste
agência dream