Paranavaí
Min. 20°C Max. 34°C
OPERAÇÃO VERÃO/PORTO RICO

Trabalho preventivo de saúde continua no Carnaval

09/02/18 00:00:00 - Paranavaí > Saúde
Trabalho preventivo de saúde continua no Carnaval Testes simples são fundamentais para barrar epidemias - Foto: Divulgação

Começa hoje e vai até a próxima terça-feira, a última etapa da Operação Verão Paraná - 2018, desenvolvida em Porto Rico, tradicional polo turístico do Noroeste, às margens do Rio Paraná. As informações são da 14ª Regional de Saúde, com sede em Paranavaí.
Iniciada em dezembro de 2017, a operação tem grande abrangência. No relatório parcial até 25 de janeiro, já tinham sido feitos mais de mil testes em saúde durante as três etapas desenvolvidas até então neste trabalho conjunto do Governo do Estado, através da 14ª Regional de Saúde e o município de Porto Rico. 
Hoje a abertura será às 10 horas. Desde então, segue o trabalho diário até terça-feira às 17 horas, sempre com início às 8h30. 
O principal número é em relação aos testes de HIV, sífilis e hepatites, totalizando 717 até então. Destes, cinco foram reagentes para sífilis. Este é considerado um teste de triagem. 
Com isso, o paciente é encaminhado aos serviços de saúde para novos testes complementares visando fechar o diagnóstico. Objetivo é saber se o resultado é uma “cicatriz” sorológica de um tratamento anterior ou infecção ativa que precisa ser tratada. Ainda foram feitos 300 exames de HGT (teste de glicemia), aponta o balanço parcial.
Sem contar que ainda na linha da prevenção, foram distribuídos três mil preservativos nas etapas, atesta a integrante da equipe que atua na Operação Verão, Maria da Penha Francisco, da Vigilância em Saúde da Regional.
Os moradores de Porto Rico e turistas tiveram acesso também a orientações sobre febre amarela, diabetes, além das doenças comuns da região nesta época do ano, entre as quais, a dengue. 
Porto Rico foi escolhida para esse trabalho diferenciado por ser uma área de turismo, que atrai milhares de pessoas, especialmente no verão até o Carnaval. A cidade, de pouco mais de 2.600 moradores, vê a população saltar para cerca de dez mil em datas festivas. 
CARNAVAL NA REGIÃO - Ainda sobre o Carnaval, a Regional de Saúde informa que foram programadas ações nos municípios, em parceria com as prefeituras. A Regional repassou 300 mil preservativos masculinos, femininos, além de gel para distribuição à população. Também há testes rápidos para HIV, sífilis, além de hepatites virais (“B” e “C”).

Paranavaí

diario do noroeste
agência dream