Paranavaí
Min. 19°C Max. 35°C
POLÍTICA

Posse do novo prefeito de Alto Paraná está prevista para esta sexta-feira

15/02/19 00:00:00 - Região > Alto Paraná
Posse do novo prefeito de Alto Paraná está prevista para esta sexta-feira Na quarta-feira, votação que terminou com a cassação do mandato de Altamiro Pereira Santana - Foto: Arquivo DN/Fabiano Vaz Fracarolli

Está prevista para a manhã desta sexta-feira (15) a solenidade de posse de Claudemir Jóia Pereira como prefeito de Alto Paraná. Ele assumirá o cargo deixado por Altamiro Pereira Santana, que teve o mandato cassado, conforme decisão tomada pelos vereadores na última quarta-feira (13).
De acordo com o decreto expedido pelo presidente interino da Câmara de Vereadores de Alto Paraná, Everton Vasconcelos da Silva, e publicado na edição de hoje do Diário do Noroeste, a cassação foi consequência de infrações político-administrativas cometidas por Altamiro Pereira Santana.
A decisão da maioria (seis votos a três) levou em conta três atos do prefeito cassado: contratação de servidores sem concurso público, pagamento em duplicidade por serviços prestados ao município e pagamento de valores acima dos homologados em licitação.
A sessão extraordinária de julgamento se estendeu durante o dia todo. Foram apresentadas as acusações, as provas e as contestações. Depois disso, os vereadores declararam os votos que culminaram na cassação. 
Santana classificou a decisão como perseguição política e se defendeu: “Estou confiante de que não cometemos atos ilícitos, mas que agimos para atender a população”, disse. “Ficou bem claro que nunca tivemos apoio da Câmara. Desde o início”, completou.
O advogado de defesa do prefeito cassado, Thiago Buchi Batista, informou que recorrerá ao Poder Judiciário para reverter a decisão tomada pela maioria dos vereadores. “Já estamos preparando a demanda para apresentar o mais rápido possível.”
EXONERAÇÕES – No último dia de atuação como prefeito de Alto Paraná, Santana expediu exonerações de servidores públicos municipais que ocupavam cargos comissionados dentro da administração. 
Deixam a equipe os secretários de Agricultura, Rafael Cavalli Miquelam; Educação, Nivalda Magalhães Landim; Assistência Social, Maria Cristina de Oliveira Seixas; Saúde, Liliane Borges da Silva Santos; Administração, Fabiano dos Santos; e Desenvolvimento Econômico, Edi Wilson Ortiz.
As exonerações também chegaram aos cargos de chefia de Viação e Obras Públicas (Mario Sergio dos Santos) e Viveiro Municipal (Leonardo Bruno Barcellos). Santana também rescindiu um contrato temporário com uma professora.

agência dream