Paranavaí
Min. 19°C Max. 35°C
ALTO PARANÁ

Palestra abordou prevenção e conscientização de crimes na internet

26/04/19 00:00:00 - Região > Alto Paraná
Palestra abordou prevenção e conscientização de crimes na internet O delegado Mânica com os participantes da palestra proferida ontem

ADÃO RIBEIRO
adao@diariodonoroeste.com.br

A internet é um terreno fértil, tornando mais acessíveis conteúdos para a formação dos jovens. Porém, na mesma medida,  a juventude ficou mais exposta, podendo ser vítima de crimes e também cometer delitos através da rede mundial de computadores.
Pensando nisso e, atendendo a convite Escola Estadual Maristela, no Distrito de Maristela, em Alto Paraná, o delegado Luiz Carlos Mânica, chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, proferiu palestra ontem para os alunos, professores, representantes do Conselho Tutelar e pais. Na pauta, formas de prevenção e conscientização.
O delegado alerta que as crianças e os jovens devem ficar atentos para não serem vítimas de exposição, difamação, entre outros. Porém, também devem cuidar para não cometerem tais delitos, incluindo o bulling. 
Ele lembra que os menores de 18 anos respondem na forma prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo responsabilizados pelos atos. Já os pais podem responder por eventuais reparações, na esfera cível. 
O risco da exposição da própria imagem e da vida privada dos outros foi uma das preocupações levantadas pela diretora da escola, Sandra Figueiredo Hermandes. 
Por isso, Mânica deu ênfase a esse tema. Ele também falou da importância de combater o bulling, estimulando a convivência harmoniosa entre os jovens. 
Resumindo a palestra, o delegado se revelou satisfeito pela receptividade e atenção que os estudantes deram aos temas abordados. 
Ele ainda lembrou que foram arrecadados voluntariamente gêneros alimentícios não perecíveis. Os produtos serão repassados para o GOES (Gotas de Esperança), entidade paranavaiense de apoio a pessoas com HIV e seus familiares. 
A palestra do delegado é gratuita e a doação representa uma forma de estimular as ações comunitárias, reforça. Mânica atende associações, igrejas e escolas com as palestras sobre os riscos e uso correto das redes sociais. O grupo mínimo para tais reuniões é de 80 pessoas. 

agência dream