Paranavaí
Min. 16°C Max. 28°C
MIRADOR

Inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil professora Josefa Lopes da Silva

02/10/19 00:00:00 - Região > Mirador
Inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil professora Josefa Lopes da Silva Escola foi construda obedecendo o projeto moderno com acessibilidade

Durante a última semana foi inaugurado do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Josefa Lopes da Silva. Conhecida como “super creche”, a estrutura é a maior do município, possuindo refeitório, lavanderia, parte administrativa, salas de aula e banheiros adaptados.
O CMEI  construído atrevés do convênio assinado em 2010 entre o FNDE e o município, que em 2016 assumiu a responsabilidade de terminar a construção, devido as empresas que ganharam a licitação abandorem a obra. A instituição de ensino foi criada através da Lei Municipal nº. 389/2017 de 24/07/2017.
A Sra. Josefa Lopes nasceu em 24/12/1933 na cidade de Viçosa/AL, casou e mudou para o município de Mirador onde começou a lecionar na Escola Rural Água do Pernambuco em Mirador no ano de 1963,  depois na Escola Rural Santa Lucia, onde ficou até 1977, quando veio ser professora na escola grupo escolar de Mirador na sede do município, onde consolidou uma carreira brilhante. Ela se aposentou em fevereiro de 1991 e pouco tempo depois veio a falecer.
O novo estabelecimento oferece inicialmente 54 vagas, mas pode ter lotação máxima de até 80 crianças. O local também conta com 4 professoras, 4 estagiárias que atuam com crianças de 6 meses a três anos, no berçário e maternal.
O Centro Municipal de Educação Infantil “Professora Josefa Lopes da Silva” tem por finalidade proporcionar condições para o desenvolvimento integral da criança até 3 anos de idade em seus aspectos físicos, psicológico, social e intelectual, respeitando os dispositivos constitucionais federal e estadual, a lei de diretrizes e bases da educação nacional – ldben n° 9.394/96, o estatuto da criança e do adolescente – eca - lei n° 8.069/90 e a legislação do sistema estadual de ensino. 
“O CMEI garante o princípio democrático de igualdade de condições de acesso e de permanência na instituição de ensino, de gratuidade para a rede pública, de uma educação infantil com qualidade, vedada qualquer forma de discriminação e segregação”, disse a secretária de educação Tania Regina Mariano Vessoni.
Em sua fala a secretária de Educação disse que o espaço trará segurança e acessibilidade para as crianças. “Estou muito feliz, foi um trabalho que levou um bom tempo, porque houve adequações necessárias, mas conseguimos entregar e as crianças vão ter um espaço com segurança. Ela agradeceu toda sua equipe de trabalho que não mediu esforços para a concretização deste sonho, almejada por todos, e concluiu dizendo  o quanto essa conquista é importante para o município e que representa uma conquista. “Para os pais será uma maravilhosa obra, pois provavelmente a fila de espera que estavam enfrentando será zerada”, disse.
A filha da professora Josefa, Sra. Isabel Marques de emocionou muito durante a solenidade e ao fazer o uso da palavra, agradeceu pelo carinho que tiveram ao lembrar de sua amada mãe, que muito se dedicou enquanto lecionava para ensinar as crianças, dos quais muitos dos presentes já foram seus alunos.
Segundo o prefeito de Mirador, Reinaldo Pinheiro, a obra é esperada pela comunidade a muitos anos. Depois que ele assumiu em 2013 ele deu continuidade a obra já iniciada na gestão anterior. Durante toda obra aconteceram muitos percalços, as empresas pararam a construção. “A obra estava paralisada, a empresa tinha abandonado e, graças a Deus, demos continuidade”, disse.
O prefeito ainda destacou o que a creche representa para o munícipio. “Qualidade de ensino, desde a sua formação da criança, valorização das pessoas que aqui vão estar dentro, uma obra moderna de qualidade que a gente via só em grandes centros urbanos. E um município pequeno que nem Mirador merece ter uma obra padrão, uma obra necessária com essa qualidade. 
A inauguração contou com a participação dos secretários municipais, funcionários públicos, com a assessora do deputado federal Zeca Dirceu e do deputado estadual Jonas Guimarães, com representantes da Polícia civil e militar, com a família da professora Josefa que leva o nome do CMEI e da população.

agência dream