Paranavaí
Min. 22°C Max. 35°C
AUDIÊNCIA PÚBLICA

Pagamento da taxa de lixo é suspensa em Nova Esperança

Moradores alegam que a taxa de lixo teve acréscimo de mais de 900% em algumas situações. Prefeitura suspendeu a cobrança e deve dar uma resposta na próxima semana

03/03/18 00:00:00 - Região > Nova Esperança
Pagamento da taxa de lixo é suspensa em Nova Esperança  Câmara Municipal foi ocupada por centenas de moradores que não concordam com os valores da taxa de lixo

Após a polêmica e tumulto durante Audiência Pública realizada na noite de quinta-feira, em Nova Esperança, a administração municipal suspendeu a cobrança da taxa de lixo através de boletos com vencimento até dia 10 de março. 
De acordo com Michelle Jorge, da assessoria de imprensa, a Prefeitura realizou a audiência pública para tentar explanar e esclarecer dúvidas da população quanto ao assunto em pauta: a Taxa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Domiciliares, mas houve grande tumulto.
“Logo no início relatamos aos presentes o protocolo da audiência, primeiro a explanação técnica da Sanepar sobre a metodologia, após, a explicação sobre a Lei, isenções, pontualidades e por fim, abertura para perguntas que foram cadastradas para tentar de alguma forma otimizar a reunião. Infelizmente, o público presente não deu condições para que as explanações fossem realizadas, toda a euforia de transformou em um grande tumulto e sem condições de prosseguir, resguardando a segurança de todos optamos em finalizar a audiência pública”.
O secretário municipal de Administração, Dalberto Tona, diz que a administração vai analisar se houve erros de impressão nos boletos confeccionados pela empresa contratada. “Achamos o método para o cálculo da cobrança da Sanepar o mais viável, esse mesmo método é aplicado em mais de 50 municípios do Paraná,” disse Tona.  
O cálculo da Sanepar se baseia no consumo d’água da residência. A cada metro cúbico de água consumido seriam gerados três quilos de lixo doméstico.
Outra justificativa da administração é de que a cobrança nos anos anteriores era feita em um só boleto, junto com o do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), onde também eram inclusas as taxas de limpeza de ruas, bombeiros e expediente.
Por determinação do Ministério Público, as contas foram desmembradas do IPTU. “Esse ano o MP pediu para desmembrarmos e foi criada a taxa de gerenciamento de lixo”, disse. 
Na próxima segunda-feira (5), a administração municipal deve convocar a imprensa para divulgar o resultado da análise que está sendo feita. 
O secretário disse ainda que pessoas que estariam isentas do pagamento da taxa receberam a cobrança. “As pessoas isentas devem nos procurar para cancelarmos a cobrança”.           

Região

DETRAN-PR

Usuários de Nova Esperança precisam agendar atendimento

SEGURANÇA

Polícia prende mais um foragido da cadeia pública de Nova Esperança

NOVA ESPERANÇA

Prefeito solicita recursos para recape asfáltico e "Meu Campinho"

POLÍCIA MILITAR

Ponto de tráfico em Nova Esperança

CONQUISTA

Câmara aprova projeto que dá a Nova Esperança o título de Capital Nacional da Seda

NOVA ESPERANÇA

Dois irmãos suspeitos de tráfico são presos pela PM

NOVA ESPERANÇA

Obra de manutenção pode afetar abastecimento em três bairros

NOVA ESPERANÇA

Fugitivo da cadeia faria assalto em companhia de mais dois suspeitos

NOVA ESPERANÇA

Polícia apreende 2,6 toneladas de maconha, avaliadas em R$ 3 milhões

DOMINGO À NOITE

Mulher morre em acidente na rodovia BR-376, próximo a Nova Esperança

UNIDADE

Agência do Sicoob Noroeste em Nova Esperança ganha novas instalações

NOVA ESPERANÇA

Suspeito de tráfico é preso em flagrante

AUDITORIAS DO TCE-PR

Nova Esperança é referencial sobre gestão do lixo

NOVA ESPERANÇA

Presos cavam túnel e fogem da cadeia de Nova Esperança

ORDEM JUDICIAL

Pai e filho são presos em casos que envolvem pensão alimentícia e homicídio

SEGURANÇA

Polícia prende dois em Nova Esperança

NOVA ESPERANÇA

Borracheiro fica ferido após pneu estourar

BOMBEIROS

Nova Esperança registra o maior número de incêndios ambientais na região

NOVA ESPERANÇA

Suspeito de furto morre em troca de tiros com a PM

GOVERNO/PR

133 novas casas serão construídas em Nova Esperança

agência dream