Paranavaí
Min. 21°C Max. 27°C
NOVA ESPERANÇA

Presos cavam túnel e fogem da cadeia de Nova Esperança

22/08/18 00:00:00 - Região > Nova Esperança

Seis presos fugiram na madrugada de ontem da cadeia de Nova Esperança (33 km de Paranavaí). No período da tarde os fugitivos ainda não tinham sido recuperados. A estrutura tem capacidade para 24 pessoas e no momento da fuga estava com quase 120 detentos.
O delegado Leandro Farnese Teixeira explicou ao Diário do Noroeste que o investigador de plantão evitou que mais presos ganhassem a liberdade. Através de câmaras de segurança, foi percebida a movimentação. Os presos cavaram um túnel para fugir. Na galeria onde o túnel foi cavado havia 40 presos.
“O investigador percebeu o momento em que os presos começaram a sair do túnel e foi até o local onde efetuou disparos de arma. Ele contou com a ajuda de um cão. Os presos que ainda não tinham pulado o muro retornaram para o interior da cadeia, que tem estrutura precária e antiga”, disse o delegado.
Teixeira comentou que o túnel começou a ser cavado próximo ao vaso sanitário. A investigação já apurou que os presos iniciaram a escavação no mesmo dia e tiveram “sorte” de encontrar outro túnel usado em fuga anterior.
A maioria dos fugitivos estava condenada a penas superiores há 10 anos. Originalmente, são de outras regiões e isto indica que a probabilidade é tentar se afastar de Nova Esperança onde eles não contam com apoio de pessoas para facilitar o esconderijo.
O delegado explicou que a cadeia de Nova Esperança não registrava fuga há mais de dois anos - a última foi no primeiro semestre de 2016. Mas neste período houve cinco tentativas frustradas pela ação policial.
A previsão era que a galeria passasse por uma perícia técnica na tarde de ontem. Logo em seguida o buraco seria fechado com concreto.

agência dream