Paranavaí
Min. 18°C Max. 31°C
AUDITORIAS DO TCE-PR

Nova Esperança é referencial sobre gestão do lixo

23/08/18 00:00:00 - Região > Nova Esperança

Uma equipe de três servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná está realizando visita técnica ao Município de Nova Esperança (região Noroeste).
O objetivo é verificar as boas práticas dessa administração municipal na gestão dos resíduos sólidos urbanos, que são reconhecidas nacionalmente, para auxiliar no planejamento dos trabalhos de fiscalização realizados pelo TCE-PR na área do meio ambiente.
Nas próximas semanas, o Tribunal de Contas iniciará auditorias para avaliar a coleta, o transporte e a destinação final do lixo em nove municípios e um consórcio intermunicipal do Paraná.
A iniciativa integra o Plano Anual de Fiscalização de 2018. Os analistas de controle da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do TCE-PR permanecerão em Nova Esperança entre esta quarta-feira (22) e sexta (24).
Segundo o gerente das auditorias na área do meio ambiente do PAF 2018, Eraldo da Cruz Santos de Souza, o município de Nova Esperança foi escolhido para a visita técnica por figurar no topo do ranking do ISLU (Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana) de 2016. O Índice é elaborado pela Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), a partir de uma amostra de 3.000 municípios.
O PAF 2018 realiza auditorias em 100 municípios paranaenses. Além do meio ambiente, as fiscalizações abrangem áreas como educação, saúde, receita pública, obras de pavimentação e de construção de conjuntos habitacionais e eficiência dos sistemas de controle interno.

agência dream