Paranavaí
Min. 10°C Max. 24°C
NOVA LONDRINA

Lideranças discutem o desenvolvimento do Extremo-Noroeste do Paraná

21/11/19 00:00:00 - Região > Nova Londrina

Com a presença do vice-governador do Estado, Darci Piana, mais de 300 pessoas se reuniram para discutir o desenvolvimento do Extremo-Noroeste do Paraná em evento realizado em Nova Londrina-PR. 
Esta foi a 8ª edição do evento, que é organizado pela sociedade civil, Comafen (Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná), Codetea (Colegiado de Desenvolvimento do Território Encontro das Águas), Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense) e conta com o apoio da Sicredi Rio Paraná PR/SP para sua realização. 
A ideia neste encontro foi debater os desafios e oportunidades nos municípios que compreendem o Extremo-Noroeste do Paraná. Os ssuntos que tiveram prioridade foram: Agronegócios, Educação e Saúde Pública. 
O coordenador do evento e presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes destacou em sua fala: “Juntos podemos buscar o desenvolvimento que nossa região necessita”. 
Pelo menos 10 prefeitos da região estiveram presentes, além de vereadores, representares da sociedade civil, representantes do poder judiciário, de associações de classe, de sindicatos, de clubes de serviço, entre outros representantes de entidades. 
O início do evento foi comandado pelo prefeito Anfitrião do evento, Otávio Grendene Bono, que representou a cidade de Nova Londrina, acompanhado do presidente da Amumpar, Freonisio Valente (prefeito de Santa Isabel do Ivaí) e o presidente do Comafen, Fran Boni (prefeito de Santa Cruz de Monte Casatelo). Todos acompanhados do presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes. 
Os palestrantes convidados tiveram 15 minutos para apresentar seus temas que giraram entre os assuntos elencados como os principais. 
O primeiro a apresentar foi Jair Benalia, empresário da Campos Verdes, com a fala “Que transformações esperar para a agropecuária da região?”. Em seguida. O representante da sociedade civil organizada de Paranavaí, Demerval Silvestre, apresentou os avanços nas propostas: Curso de medicina, Duplicação da BR 376, programa de irrigação e energia fotovoltaica. 
Para falar de Educação, o prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo e presidente do Comafen, Fran Boni, apresentou sobre “A Facinor e o Ensino Superior na Região de Loanda”. Sobre o tema: “O desafio do atendimento à Saúde”, a abordagem foi de Geraldo Gentil Biesek, chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde. 
E para fechar as apresentações, o presidente da Fecomércio Paraná e vice-governador do Estado, Darci Piana apresentou o case “O Papel do Sesc/Senac e atuação na região”. 
Este momento foi de extrema importância para os presentes, pois apresentou o projeto de instalação de uma unidade na cidade de Nova Londrina. 
Após as apresentações, foi realizado um painel com os organizadores do evento, para debater sobre os temas apresentados. Intitulado “O desenvolvimento do Paraná através da descentralização geográfica dos investimentos”. Este foi coordenado por Jorge Guedes, presidente da Sicredi Rio Paraná e os painelistas foram: Darci Piana, vice-governador do Estado; Fran Boni, presidente do Comafem e Freonisio Valente, presidente da Amunpar.  
DOCUMENTO - O ponto alto da noite foi a leitura, assinatura e entrega da “Carta das Lideranças do Extremo-Noroeste do Parana”. 
Esta carta possui pleitos e propostas que foram consideradas relevantes para o desenvolvimento econômico/social para a melhoria da qualidade de vida da população. Ela foi desenvolvida em parceria com os representantes ali presentes e possui 27 itens que permeiam nos assuntos debatidos também no encontro. 
Ela foi assinada pelas seguintes autoridades: Jorge Bezerra Guedes, Representante Sociedade Civil Organizada, Prefeito Francisco Antonio Boni, Presidente do COMAFEM, Prefeito Freonizio Valente, Presidente da Amunpar e Prefeito Otávio Henrique Grendene, Prefeito Anfitrião. 
Site - Para saber mais sobre o Encontro de Lideranças, acesse o site (www.encontrodeliderancas.com.br)

HOMENAGEM
Vice-governador recebe comenda Olivier Grendene

A 8ª Edição do Encontro de Lideranças para o Desenvolvimento do Extremo Noroeste do Paraná homenageou o presidente da Fecomércio Paraná e vice-governador do Estado, Darci Piana. O atual vice-governador recebeu a Comenda Olivier Grendene, um reconhecimento àquelas pessoas que contribuíram de maneira relevante para o desenvolvimento do cooperativismo e o crescimento econômico social e ambiental de nossa região. Esta honraria é concedida pela Sicredi Rio Paraná PR/SP e rememora Olivier Grendene, que foi o primeiro médico de Nova Londrina, foi prefeito e presidente da Cooperativa Copagra, além de um grande artífice do cooperativismo no Paraná. 
Darci foi honrado com a comenda pelo reconhecimento do trabalho de uma grande liderança. 

agência dream