Paranavaí
Min. 22°C Max. 35°C
PARAÍSO DO NORTE

Vereador quer apoio para transformar o turismo em nova alternativa econômica

30/07/19 00:00:00 - Região > Paraíso do Norte
Vereador quer apoio para transformar o turismo em nova alternativa econômica Reunião com o deputado federal Filipe Barros, quando foi formalizado pedido de apoio

Assim que a Câmara Municipal de Paraíso do Norte retornar às atividades (o recesso vai até quarta-feira, 31, e a primeira sessão do segundo semestre será dia 5), o vereador Clayton Sanitá vai tomar algumas iniciativas visando fazer do turismo uma nova alternativa econômica para o município. “Paraíso do Norte tem um grande potencial turístico. A natureza foi generosa com a cidade. E a população criou vários atrativos. Então temos que organizar tudo isso e fazer do turismo uma nova alternativa para o fortalecimento da nossa economia, gerando renda, emprego e divisas para os cofres municipais”, justifica o vereador.
Desde o começo do ano – explica - ele vem discutindo o assunto com lideranças políticas, administrativas e empresariais. “E quando contamos o que temos no município é unanimidade: o potencial turístico é enorme, mas somos um gigante adormecido nesta área”, admite ele.
Paraíso do Norte tem sua economia calcada na agroindústria da cana-de-açúcar, pecuária, mandioca, milho e soja. O município é banhado pelo Rio Ivaí, tem um grande lago, bosque e outras belezas naturais. Tem a Leitoa Desossada à Pururuca como prato típico. Além disso promove eventos de caráter regional como o Festival de Rock (Paraíso do Rock), a Festa do CTG, Festa das Nações a festa do seu prato típico, entre outros. “E podemos organizar mais eventos”, diz Sanitá, inclusive explorar o turismo religioso.

PROGRAMA DE APOIO AO TURISMO - No começo do ano, o vereador esteve em Paranavaí buscando informações sobre o funcionamento do Departamento de Turismo. Com base no que colheu apresentou, no início dos trabalhos legislativos de 2019, indicação ao prefeito Laércio de Freitas sugerindo a implantação de um programa municipal de apoio ao turismo. E pediu que, de imediato fossem criados: a Divisão de Turismo junto a Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente e Fomento Econômico; o Fundo Municipal de Turismo; o Conselho Municipal do Turismo; e o Programa Municipal de Apoio ao Turismo de Paraíso do Norte”. Também indicou a necessidade de filiação do município à Retur – Rede de Turismo Regional, realização do inventário turístico do município e o cadastro do Município no Ministério do Turismo, na Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e na autarquia Paraná Turismo.
No mesmo documento, Sanitá sugeriu ao Chefe do Executivo que “oficie à Associação Comercial e Empresarial de Paraíso do Norte (ACIPAN) convidando-a para ser parceira do município nesta iniciativa, que vai fortalecer o comércio local, gerar emprego e renda e impostos para o município”.

APOIO ESTADO E UNIÃO – Em parceria com a Administração Municipal, Sanitá trabalha num projeto de lei que tem por obtivo criar um calendário de eventos no município. Ele já entregou ao Poder Executivo a minuta do projeto, que visa regulamentar a organização de eventos na cidade, evitar concorrência de datas entre eventos no município e viabilizar apoio financeiro e logístico para as promoções, inclusive com a previsão no orçamento do município.
Neste mês, o vereador teve dois encontros para buscar apoio à medidas que possam fazer do turismo uma fonte de riqueza ao município. Ele conversou com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), o empresário Maurício Gehlen, que sugeriu uma conversa na Paraná Turismo e com o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. Gehlen é correligionário do governador Ratinho Júnior e se colocou à disposição para ajudar o vereador e o município nesta empreitada. “Paranavaí não será uma ilha de prosperidade. A região precisa crescer harmoniosamente. E Paraíso do Norte tem um grande potencial turístico a ser explorado”, comentou o líder empresarial.
Também neste mês, Sanitá pediu o apoio do deputado federal Filipe Barros, que é do mesmo partido do ministro do Turismo, para fortalecer o segmento no seu município. O vereador participou de reunião do parlamentar com prefeitos e vereadores da região, quando a prefeita de Jardim Olinda (banhado pelo Rios Paranapanema e Pirapó), Lucimar Morais, revelou que enfrenta o mesmo problema em sua cidade: tem as belezas naturais, mas falta recursos para obras de infraestrutura.
“Pretendo conversar com a prefeita de Jardim Olinda e solicitar ao deputado que interceda no Ministério do Turismo para que um técnico venha às nossas cidades nos orientar para que possamos desenvolver o turismo nelas”, revela o vereador, que também quer mobilizar lideranças dos municípios vizinhos, como São Carlos do Ivaí, Mirador, Rondon, São Manoel do Paraná e Japurá para discutir um plano de desenvolvimento intermunicipal de turismo.
“Estamos otimistas com esta possibilidade. Fiz algumas pesquisas, busquei informações e acho que podemos avançar muito nesta questão. Mas para dar certo, precisamos do engajamento de todos e não apenas o poder público. Empresários, produtores, lideranças comunitárias, clubes de serviço e entidades que trabalham pelo desenvolvimento econômico do município, como Associação Comercial, Sindicato Rural etc têm que participar desse processo para garantir o seu sucesso”, aponta o vereador Clayton Sanitá.

Região

PARAÍSO DO NORTE

Abertas as inscrições para o Festival de Esquetes de Teatro do Vale do Ivaí

REGIÃO

Vereador de Paraíso do Norte articula consórcio para desenvolver o turismo

PARAÍSO DO NORTE

Conselho da Cidade vai rever o Plano Diretor

PARAÍSO DO NORTE

Curso gratuito ensina corte e costura

PARAÍSO DO NORTE

Obras de revitalização do Ginásio de Esportes do Mutirão

PARAÍSO DO NORTE

Prefeitura realizará 1ª Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor

EMPREGOS

Paraíso do Norte é destaque na geração de empregos

REGIÃO

Projeto social do IMG ajuda três entidades de Paraíso do Norte

PARAÍSO DO NORTE

Com apoio de deputado, vereador Clayton Sanitá entrega reivindicação na Casa Civil

PARAÍSO DO NORTE

Servidores recebem a primeira parcela do 13º salário

SOLIDARIEDADE

Amanhã tem Pré-Paraíso do Rock em Paranavaí

PARAÍSO DO NORTE

Município realiza 2ª Conferência do Idoso

LOGÍSTICA REVERSA

Paraíso do Norte notifica fabricantes de lâmpadas para recolherem o material descartado

PARAÍSO DO NORTE

Alunos do CRAS participam do FEMUR na cidade de Rondon

PARAÍSO DO NORTE

Samu utiliza transporte aéreo para vítima de acidente de trabalho

ELEIÇÕES

Prefeitura de Paraíso do Norte irá auxiliar no cadastramento biométrico

PARAÍSO DO NORTE

Tenta invadir residência e acaba flagrado pela PM

PARAÍSO DO NORTE

Polícia investiga assassinato de jovem

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Noite de homenagem a 20 pioneiros de Paraíso do Norte

EDUCAÇÃO

Alunos da rede pública de Paraíso do Norte recebem material e uniformes

agência dream