Paranavaí
Min. 25°C Max. 37°C
REGIÃO

Vereador de Paraíso do Norte articula consórcio para desenvolver o turismo

25/08/19 00:00:00 - Região > Paraíso do Norte
Vereador de Paraíso do Norte articula consórcio para desenvolver o turismo Lideranças querem incentivar o turismo na região

Paraíso do Norte, São Tomé, São Carlos do Ivaí, Tamboara, Nova Aliança do Ivaí e Mirador já confirmaram interesse e participação em uma reunião que será realizada em setembro para discutir a formação de um consórcio intermunicipal. O objetivo é promover o desenvolvimento do turismo nestes municípios. Outros, como Japurá, Rondon e São Manoel serão contatados em breve.
A informação é do vereador Clayton Sanitá, de Paraíso do Norte, que está mobilizando as lideranças políticas dos municípios para discutir o assunto. Ele tem o apoio do prefeito Laércio de Freitas, que se comprometeu em criar um programa de apoio ao desenvolvimento do turismo no município. “Nossa cidade tem um grande potencial. Temos recursos naturais, como o bosque, horto, reserva, lago e o Rio Ivaí. E temos, ainda, o prato tradicional, que é a leitoa desossada à pururuca, e eventos tradicionais. Mas é ilusório acreditar que uma andorinha só faz verão, que Paraíso pode se tornar uma ilha de prosperidade e os vizinhos ficarem para trás. Ficaremos mais fortes unidos e o desenvolvimento tem que ser harmonioso de todos os municípios”, pondera o vereador.
Sanitá já esteve com o vice-prefeito de São Tomé, Deoclecio Colauto; em São Carlos do Ivaí foi acompanhado do secretário de Meio Ambiente de Paraíso, Ovídio Fordiane e foi recebido pelo prefeito José Luiz Santos (Zé Luiz) e a secretária de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Vera Lúcia de Oliveira; com Nova Aliança do Ivaí, a conversa foi com o prefeito Adir Schmitz e o ex-vereador Carlos Francisco Ferreira e aconteceu no gabinete do prefeito de Paraíso do Norte, com a presença também do cantor Elias Mariano; Em Tamboara, Sanitá foi recebido pelo prefeito Antônio (Toninho) Cauneto; e em Mirador a conversas foi com técnicos da Prefeitura.
O vereador informou que já manteve contato com a Rede de Turismo Regional, a Retur, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que hoje tem status uma escola de empreendedores do turismo e ampla visibilidade com edição de mapas indicativos de lazer, para promoção e comercialização do segmento com abrangência macrorregional.
Segundo Sanitá, a intenção é sustentar o programa de desenvolvimento do turismo regional em bases técnicas. “Por tudo que já vimos até agora, o turismo pode ser uma nova e rentável alternativa econômica para os municípios da região. É um programa de médio e longo prazo, mas que tem que ser começado. E queremos que a Retur nos dê o embasamento técnico para que, independente de prefeito e vereador o programa continue”, justifica o vereador.
No começo deste ano, o vereador esteve em Paranavaí buscando informações sobre o funcionamento do Departamento de Turismo. Com base no que colheu apresentou, no início dos trabalhos legislativos de 2019, indicação ao prefeito Laércio sugerindo a implantação de um programa municipal de apoio ao turismo. Pediu que, de imediato, fossem criados: a Divisão de Turismo junto a Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente e Fomento Econômico; o Fundo Municipal de Turismo; o Conselho Municipal do Turismo; e o Programa Municipal de Apoio ao Turismo de Paraíso do Norte. Também indicou a necessidade de filiação do município à Retur – Rede de Turismo Regional, realização do inventário turístico do município e o cadastro do Município no Ministério do Turismo, na Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e na autarquia Paraná Turismo.
No mesmo documento, Sanitá sugeriu ao Chefe do Executivo que “oficie à Associação Comercial e Empresarial de Paraíso do Norte (ACIPAN) convidando-a para ser parceira do município nesta iniciativa, que vai fortalecer o comércio local, gerar emprego e renda e impostos para o município”.

Região

PARAÍSO DO NORTE

Abertas as inscrições para o Festival de Esquetes de Teatro do Vale do Ivaí

PARAÍSO DO NORTE

Conselho da Cidade vai rever o Plano Diretor

PARAÍSO DO NORTE

Curso gratuito ensina corte e costura

PARAÍSO DO NORTE

Obras de revitalização do Ginásio de Esportes do Mutirão

PARAÍSO DO NORTE

Prefeitura realizará 1ª Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor

EMPREGOS

Paraíso do Norte é destaque na geração de empregos

PARAÍSO DO NORTE

Vereador quer apoio para transformar o turismo em nova alternativa econômica

REGIÃO

Projeto social do IMG ajuda três entidades de Paraíso do Norte

PARAÍSO DO NORTE

Com apoio de deputado, vereador Clayton Sanitá entrega reivindicação na Casa Civil

PARAÍSO DO NORTE

Servidores recebem a primeira parcela do 13º salário

SOLIDARIEDADE

Amanhã tem Pré-Paraíso do Rock em Paranavaí

PARAÍSO DO NORTE

Município realiza 2ª Conferência do Idoso

LOGÍSTICA REVERSA

Paraíso do Norte notifica fabricantes de lâmpadas para recolherem o material descartado

PARAÍSO DO NORTE

Alunos do CRAS participam do FEMUR na cidade de Rondon

PARAÍSO DO NORTE

Samu utiliza transporte aéreo para vítima de acidente de trabalho

ELEIÇÕES

Prefeitura de Paraíso do Norte irá auxiliar no cadastramento biométrico

PARAÍSO DO NORTE

Tenta invadir residência e acaba flagrado pela PM

PARAÍSO DO NORTE

Polícia investiga assassinato de jovem

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Noite de homenagem a 20 pioneiros de Paraíso do Norte

EDUCAÇÃO

Alunos da rede pública de Paraíso do Norte recebem material e uniformes

agência dream