Paranavaí
Min. 20°C Max. 34°C
PORTO RICO

Paulo César caiu do barco, informa sobrinho do artista

Integrante do grupo musical Gralha Azul, Paulo César de Oliveira está desaparecido no Rio Paraná. Ele estava em um barco, apoitado (parado) em um ponto de pesca do rio, quando caiu da embarcação

23/08/18 00:00:00 - Região > Porto Rico
Paulo César caiu do barco, informa sobrinho do artista O Grupo Gralha Azul sempre representou Paranavaí. Ao violão e na voz, Paulo César de Oliveira

O artista paranavaiense Paulo César de Oliveira, 67 anos, desapareceu ontem em consequência de uma queda de embarcação no Rio Paraná, em Porto Rico, região Noroeste.
No final da tarde, as equipes dos bombeiros de Paranavaí faziam buscas no rio. Fundador do renomado Grupo Gralha Azul, Paulo César é um dos principais nomes da cultura paranavaiense, com destaque em todo o Paraná.
Sobrinho do músico, o servidor público de Paranavaí, Cláudio Bem Bem de Oliveira, acompanhava as buscas no final da tarde desta quarta-feira. Ele confirmou ao Diário do Noroeste que Paulo César estava em um barco, apoitado (parado) em um ponto de pesca do rio, na localidade conhecida como IBC, já em direção ao Porto São José, juntamente com o irmão (Flávio).
Em determinado momento, o artista teria tirado o colete salva-vidas e mexeria em um objeto no barco. Quando o irmão percebeu, o músico já estava a cerca de dez metros da embarcação, dentro do rio. Teria boiado mais uns cinco metros até afundar.   
Ocupantes de uma lancha nas proximidades perceberam o acidente e ainda tentaram ajudar, no entanto, não conseguiram localizar Paulo César. Na sequência, a Polícia Militar foi contatada e acionou o Corpo de Bombeiros de Paranavaí. O acidente aconteceu pouco antes das 12h de ontem.
As equipes de busca foram mobilizadas e iniciaram o trabalho, informou a unidade paranavaiense dos bombeiros ao Diário do Noroeste. Até o final do dia (18h00) não havia informação sobre a localização de Paulo César.
Um integrante dos bombeiros confirmou que as buscas continuariam até o escurecer, e serão retomadas hoje. Pessoas que acompanhavam o resgate confirmaram que no final da tarde havia chuva e cerração em alguns pontos do rio e começou a escurecer muito cedo por conta do tempo chuvoso. Essas condições (neblina e chuva) dificultam trabalhos de busca.
O ARTISTA - Paulo César (PC como é conhecido em Paranavaí), tem uma extensa lista de amigos, pessoas que ontem demonstravam preocupações e buscavam informações sobre o ocorrido com o artista.
A paixão pelo Rio Paraná, o gosto pela aparente calmaria das águas e a visita às ilhas frequentemente aparecem nas citações do poeta. Algumas das canções eternas do Gralha Azul têm o Rio Paraná como inspiração. A residência de Paulo César fica em Paranavaí, mas uma casa em Porto Rico sempre foi moradia constante.   
Filho dos pioneiros Sebastião Bem Bem de Oliveira e Elazir, Paulo César de Oliveira foi vereador por duas gestões (de 1989 a 1996). O pai de Paulo César, Sebastião Bem Bem, também foi vereador por cinco legislaturas (de 1964 a 1988).
Aposentado do Banco do Brasil, PC também foi presidente da Fundação Cultural e secretário de administração, entre outras funções profissionais ou voluntárias.
O Grupo Gralha Azul nasceu na década de 1960, a partir do grupo Teatro Estudantil de Paranavaí (TEP). Paulo César de Oliveira sempre teve atuação determinante, sendo o principal entusiasta e o idealizador de antigos e novos trabalhos.  

agência dream