Paranavaí
Min. 13°C Max. 28°C
SETOR DE TURISMO

Programa estimula o desenvolvimento econômico de Porto Rico, no noroeste

04/09/18 00:00:00 - Região > Porto Rico
Programa estimula o desenvolvimento econômico de Porto Rico, no noroeste Lideranças do setor público e privado fazem parte do programa que visa fortalecer o segmento do turismo e fomentar a economia local Foto: Arquivo/Weliton Perdomo

Situada no noroeste do Paraná, a cidade de Porto Rico recebe diariamente turistas que são atraídos por suas praias de água doce. De acordo com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porto Rico (Acip), 60% dos rendimentos locais são gerados pelo setor do turismo.
Para fortalecer este segmento e proporcionar desenvolvimento para a região, lideranças do setor público e privado começaram a participar do Programa de Desenvolvimento de Lideranças de Porto Rico.
Organizada pelo Sebrae/PR em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Turístico e Econômico de Porto Rico (CDTEP), a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Acip.
Nos próximos meses, as lideranças locais participarão de palestras e oficinas destinadas a estimular ações estratégicas e direcionadas para o crescimento econômico da cidade.
Weliton Perdomo, consultor do Sebrae/PR, detalha que o programa contribuirá para o fortalecimento da identidade de Porto Rico como uma cidade turística e também no amadurecimento da cadeia produtiva do segmento local.
“Entendemos que um processo de transformação da economia local requer o fortalecimento das lideranças, por isso os primeiros passos estão focados na capacitação destes agentes”, explica.
O grupo também será responsável por planejar calendários de eventos para a cidade que contemplem atividades náuticas e de pesca esportiva, por exemplo. Depois será elaborado um planejamento estratégico que pautará ações de desenvolvimento local para os próximos cinco e dez anos.  
André Ricardo dos Reis Buzzo, presidente do CDTEP, diz estar otimista com o programa. “Além de atingir resultados de desenvolvimento e de retorno financeiro, também queremos uma cidade muito melhor, preparada para atender o turista. Isso deve ser feito de forma coletiva e com a comunidade. Precisamos acompanhar os investimentos que estamos recebendo da iniciativa privada e oferecer atrativos e melhor estrutura. Assim com planejamento, cuidando da natureza e trabalhando muito, chegaremos lá”, assegura Buzzo.
A alta temporada para o turismo em Porto Rico acontece de setembro a maio. Tânia Mara Queiroz Mella, presidente da Acip, destaca que no período do ano novo a cidade que tem 3 mil habitantes recebe uma média de 20 mil visitantes. “Temos no turismo um setor de grande valor e que tem potencial para ser ainda maior. Acredito que o programa irá ajudar e trará benefícios coletivos para toda a economia. Será a oportunidade de fazermos a nossa parte para o desenvolvimento do município”, diz a presidente.

agência dream