Paranavaí
Min. 13°C Max. 28°C
RIO PARANÁ

Lançada a Operação Verão no Noroeste

22/12/18 00:00:00 - Região > Porto Rico
Lançada a Operação Verão no Noroeste Lançamento da operação ontem pela manhã

Ontem pela manhã foi lançada a Operação Verão Costa Extremo Noroeste 2018/19. É uma ação do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar que visa garantir a segurança e proteção nos portos e pratinhas de água doce, chamado Corredor das Águas do Rio Paraná. O trabalho segue até 6 de março próximo, quarta-feira de cinzas.
Serão nove postos de guarda-vidas militares, distribuídos em Porto Rico, São Pedro do Paraná e Marilena, locais de grande concentração pública e que recebem visitantes (banhistas) de todo o Paraná.
Para atender a estas demandas estarão no trabalho 14 militares e 40 guarda-vidas civis. Todos são treinados com antecedência, já pensando nas operações. A missão é intensificar os serviços de prevenção e salvamento aquáticos.
Além dos serviços prestados pelos guarda-vidas de prontidão nos portos e prainhas, também são designados pilotos de resgate e coordenador de setor, o militar responsável pelas rondas e fiscalização das atividades.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros alertam que mesmo com todos os recursos disponíveis, cada banhista também é responsável pela própria segurança. Com isso, alguns cuidados básicos devem ser tomados.
Dentre as orientações estão: Evitar o consumo de bebida alcoólica antes de entrar na água; Conhecer sua capacidade de nadar, nunca superestimando; Acompanhar crianças no mar ou no rio; Pilotar embarcações com prudência, usando colete salva-vidas; Permanecer onde há segurança, ou seja, onde “dá pé”. Por fim, o banhista deve ficar em áreas protegidas por guarda-vidas, respeitando as orientações.

agência dream