Paranavaí
Min. 20°C Max. 30°C
QUERÊNCIA DO NORTE

Projeto de Turismo tem foco na melhoria do ensino e na permanência do aluno na Escola

14/11/19 00:00:00 - Região > Querência do Norte
Projeto de Turismo tem foco na melhoria do ensino e na permanência do aluno na Escola No último dia 07 de novembro, os alunos conheceram a cidade de Foz do Iguaçu.

A direção, professores e funcionários do Colégio Estadual Humberto de Campos em Querência do Norte, NRE Loanda, em parceria com as famílias dos estudantes estão desenvolvendo um projeto de turismo com os alunos da rede pública de ensino. A Atividade tem por objetivo levar o aluno “in loco”, para melhor compreender os conteúdos teoricamente estudados na sala de aula a fim de conhecer as diferentes realidades e diversidades culturais e naturais do Paraná. Os destinos visitados são as cidades referência do estado. No último dia 07 de novembro, os alunos conheceram a cidade de Foz do Iguaçu.    
Localizada na região Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, é a principal base para visitar as famosas Cataratas do Iguaçu, eleita uma das sete maravilhas da natureza, roteiro mais aguardado pelos alunos, sendo uma das maiores cachoeiras do mundo com uma extensão de 2,7 km e atravessando a fronteira com a Argentina, as cataratas são formadas por centenas de cascatas, entre elas a Garganta do Diabo, com 80 m de altura. A cidade apresenta uma imensa diversidade cultural, e atualmente é um dos principais destinos de turistas brasileiros e do exterior. 
Na ocasião os estudantes puderam visitar também o Ecomuseu, que conta com uma exposição fixa, que retrata a história da Usina de Itaipu, e parte da história social e ecológica da região, através de retratos, painéis, peças históricas e maquetes interativas, e é divido por blocos temáticos. Conheceram o Parque das Aves, que é a única instituição do mundo focada na conservação das aves nativas da Mata Atlântica, oferecendo uma experiência de contato próximo, imersivo e encantador com elas. Na visita ao Parque das Aves os alunos puderam conhecer também um trabalho realizado para ajudar a reverter a crise de conservação que essas aves e a Mata Atlântica estão vivendo. 
As viagens pedagógicas contribuem para o espírito coletivo e a colaboração entre alunos e educadores e estimulam os alunos a aprender mais e não evadir os estudos. As experiências provocam o enriquecimento intelectual dimensional e também ampliam o olhar do estudante sobre o mundo que o cerca. “Fora do ambiente da família ou da escola, o aluno durante uma viagem pedagógica, desenvolve responsabilidade, exercita a socialização, a participação e a liderança, busca soluções para problemas e é estimulado a fazer uma análise crítica daquilo que observa, ou seja, é preparado de forma prática e objetiva para viver em sociedade”, diz Inez Terezinha Rosa, idealizadora do projeto. 
O Projeto é organizado pela Secretária do Colégio, Inez Terezinha Rosa, nesta edição contou com apoio da professora Patrícia Francisco da Silva.  Além da Secretária, acompanharam a viagem a Diretora Auxiliar do Colégio Lisdete Saraiva Nogueira Regino e o Diretor da Instituição Professor Gilsimar de Lima. O Projeto Turismo é Cultura II, é uma adaptação de um trabalho similar realizado nos anos 2000 no Colégio Estadual Humberto de Campos. Na época, as atividades eram conduzidas e organizadas pela professora Neusa Aparecida Barreto Zago, hoje aposentada, em parceria com os professores e secretária do Colégio, Inez Terezinha Rosa.

Região

REINTEGRAÇÃO/QUERÊNCIA DO NORTE

Integrantes do MST são acolhidos em abrigos provisórios

DESENVOLVIMENTO

Curso "Turismo é um bom negócio" é finalizado em Querência do Norte

DESENVOLVIMENTO

Lideranças do Paraná e Mato Grosso do Sul se reúnem em prol da pavimentação da PR-218

QUERÊNCIA DO NORTE

Servidoras da Saúde participam do 1º Seminário sobre Imunização

QUERÊNCIA DO NORTE

Prefeita busca recursos para o município

OUTUBRO ROSA

Caravana do Paraná Rosa encera as atividades em Querência do Norte

TRANSPARÊNCIA

Querência do Norte recebe o "Selo Bom Pagador" do TJ/PR

CÂNCER DE MAMA

Região Noroeste recebe a campanha Paraná Rosa

QUERÊNCIA DO NORTE

Outubro Rosa contou com diversas ações em prol da mulher

QUERÊNCIA DO NORTE

Prefeita cumpre agenda de compromissos em Curitiba

QUERÊNCIA DO NORTE

Prefeita entrega projeto de pavimentação da PR-218

QUERÊNCIA DO NORTE

Prefeitura executa obras de prevenção de enchentes

QUERÊNCIA DO NORTE

Prefeitura recebe sete motocicletas da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná

DIA DA ÁRVORE

Estudantes de Querência de Norte recebem mudas de árvores nativas

QUERÊNCIA DO NORTE

Prefeitura realiza encontro com gestantes do município

QUERÊNCIA DO NORTE

Prefeita participa do lançamento do Programa de Irrigação do Governo Estadual

PARANÁ CIDADÃO/QUERÊNCIA DO NORTE

Já foram entregues 1500 documentos de identidade confeccionados durante o Programa

QUERÊNCIA DO NORTE

Lideranças se reúnem com o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado

3ª CIPM

Polícia Militar prende suspeito de latrocínio em Querência do Norte

SAÚDE

Prefeitura de Querência do Norte promove encontro com gestantes

agência dream