Paranavaí
Min. 18°C Max. 35°C
NOVO PRESIDENTE DA AMUNPAR

Freonízio Valente quer união para região Noroeste voltar a crescer

“Serão agora reuniões de serviço, vamos discutir e ver as possibilidades que temos, quais são as deficiências, trocar idéias, experiências, e se organizar para reivindicar aquilo que nosso povo precisa”, disse o novo presidente da Amunpar

09/02/19 00:00:00 - Região > Regional
 Freonízio Valente quer união para região Noroeste voltar a crescer Freonízio Valente assume em lugar de Carlos Henrique Rossato Gomes - Foto: Fabiano Fracarolli

Freonízio Valente, prefeito de Santa Isabel do Ivaí, falou em união como forma da região Noroeste voltar a crescer. “Precisamos atrair investimentos e isso só será feito com união. Se a gente não se unir, vamos ficar como estamos, um puxando de um lado, um querendo ser isso, outro querendo ser aquilo. Se fossemos unidos, a região não teria eleito dois ou três deputados estaduais e dois federais?”, perguntou.
Valente tomou posse ontem no cargo de presidente da Associação dos Municípios  do Noroeste do Paraná (Amunpar) em substituição a Carlos Henrique Rossato Gomes (Caique), prefeito de Paranavaí.
“Precisamos buscar alternativas para segurar os jovens na cidade. Precisamos segurar nossa juventude, temos que nos preocupar com muitas coisas que aconteceram e tentar buscar novos rumos. Vamos fazer um trabalho voltado à união. Precisamos nos unir”, acrescentou.
O novo presidente da Amunpar adiantou que as próximas encontros dos prefeitos integrantes da entidade serão reuniões de serviços. “Serão agora reuniões de serviço, vamos discutir e ver as possibilidades que temos, quais são as deficiências, trocar idéias, experiências, e se organizar para reivindicar aquilo que nosso povo precisa no âmbito estadual e nacional”.
Valente pediu a cada prefeito um levantamento de seus convênios suspensos ou cancelados pelo governo, isso porque pretende agendar na próxima semana uma reunião com o novo governador, Ratinho Junior, e com  secretários para tratar dessas questões. 
PREFEITO DE PARANAVAÍ - Carlos Henrique Rossato Gomes (Caique) deixou a presidência da Amunpar, lembrando que por mais de 30 anos o cargo não era ocupado por um prefeito de Paranavaí. “Agradeço a confiança, e tão importante quanto isso foi, agora, essa transmissão de posse, sem bate-chapa, eleição por aclamação, o que mostra a unidade que a gente tem no Noroeste do Paraná”.
Os deputados estaduais Tião Medeiros e Maria Victória enviaram representantes. O pronunciamento de Nivaldo Garcia, representantes de Medeiros, chamou atenção. 
“Temos uma dificuldade em segurar nosso jovem, estamos perdendo habitantes a cada ano. Algumas cidades estão se mantendo, outras perdendo habitantes. Se a gente persistir nesse erro, acreditamos que daqui a 20 anos várias cidades da Amunpar vão virar ´cidade de asilo´, porque estão ficando apenas as pessoas velhas. Essa é a nossa realidade. Não podemos se apequenar mais, precisamos voltar a crescer”.
RICARDO BARROS - Se os deputados estaduais estavam ausentes, o deputado federal e ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros prestigiou a posse da nova diretoria da Amunpar. 
“Nesse mandato estarei mais perto dos amigos. Por decisão minha, não vou assumir responsabilidades maiores no Congresso Nacional. Depois de dois anos como ministro da Saúde, agora ficarei mais perto dos prefeitos”, disse Barros, que foi líder dos governos FHC, Dilma, de Lula, e ministro de Michel Temer.
O deputado deu sugestões aos prefeitos, principalmente que “façam projetos, porque dinheiro tem bastante” e sugeriu a construção de uma rodovia margeando as represas existentes no Noroeste, permitindo acesso integrado a vários condomínios.

Nova diretoria da Amunpar
Presidente - Frionízio Valente, prefeito de Santa Isabel do Ivaí
1º Vice-presidente - Adir Schmidtz, prefeito de Nova Aliança do Ivaí
2º Vice-presidente - Laércio de Freitas, prefeito de Paraíso do Norte
Secretária Técnica - Leurides Sampaio Ferreira Navarro - prefeita de Paranapoema
Secretária Administrativa - Terezinha Fumiko Yamakawa, prefeita de Amaporã
Conselheiro junto a AMP - Otávio Henrique Grendene, prefeito de Nova Londrina

Região

NOROESTE DO PARANÁ

Inajá atinge números de epidemia de dengue, informa Secretaria de Saúde

SAÚDE

Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda-feira

DENGUE

Mais dois municípios do Noroeste do Paraná em epidemia

IRETAMA

Celulares e até uma esmerilhadeira são apreendidos em carceragem

SAÚDE

Municípios do Noroeste contabilizam pelo menos 15 casos de dengue

POLÍCIA MILITAR

Casos de violência doméstica são registrados na região

BOMBEIROS

Operação Costa Noroeste contabiliza mais de 11 mil atendimentos

SAÚDE

Noroeste do Paraná está vulnerável à circulação do vírus da febre amarela

ELEIÇÕES 2018

Jair Bolsonaro ganhou nos municípios da Amunpar

GUAIRAÇÁ

Jovens invadem casa, dormem e são presos

NOROESTE

Duas Prefeituras da região com concurso aberto para contratação

PESCA

Primeiro dia de fiscalização da pesca termina com apreensões e multas

AÇÃO

Preso suspeito de integrar quadrilha que usava explosivos nos assaltos

GOVERNO/PR

Richa autoriza início de obras em duas rodovias do Noroeste

RANKING

Tião Medeiros é o político mais influente da região Noroeste nas redes sociais

BALANÇO

Mais de 3.400 procedimentos em saúde na Operação Verão

RIOS/NOROESTE

Pesca está liberada, mas com restrições

REGIÃO NOROESTE

Cléber da Silva assume cargo de prefeito de Inajá

QUERÊNCIA DO NORTE-ICARAÍMA

Presidente da Amunpar pede construção de ponte na PR-218

POLÍCIA AMBIENTAL

Vejam as restrições da temporada de pesca na bacia do Rio Paraná

agência dream