Paranavaí
Min. 17°C Max. 29°C
NOVA LONDRINA

Suplentes a vereador vão reassumir mandato

Desembargador Luiz Mateus de Lima: Defiro a atribuição de efeito suspensivo ao recurso (liminar), diante da plausibilidade do direito alegado. Comprovada as alegações, e mantida e extinção de mandatos os suplentes assumirão as cadeiras

21/10/15 00:00:00 - Região > Regional

A mesa diretora da Câmara Municipal de Nova Londrina deve empossar, novamente, os suplentes a vereador Cláudio Molina da Silva (PV) e Silvino Pedro Roman (PDT). Eles devem assumir as vagas dos vereadores Mário Sérgio Sonsin (PDT) e Nelson da Costa (Nelson da Gráfica) (PSD), ambos acusados de quebra de decoro parlamentar.
O TJ/Paraná suspendeu a liminar que mantinha os dois vereadores no cargo. “Defiro, mantendo-se os efeitos de cassação dos vereadores Mário Sérgio Sonsin e Nelson da Costa, até o julgamento do presente agravo de instrumento pela Colenda Câmara”, relatou o Desembargador Luiz Mateus de Lima em seu despacho.
Os vereadores que devem novamente perde os cargos respondem por quebra de decoro parlamentar. Ambos são acusados de compra de votos para dois candidatos a deputado, nas eleições de 2014.  
A suspensão da liminar que mantinha os vereadores Mário Sérgio Sonsin e Nelson da Costa (Nelson da Gráfica) foi movida pelos suplentes Cláudio Molina da Silva e Silvino Pedro Roman, que já haviam assumido cadeiras no legislativo municipal por 41 dias.
Os vereadores Mário Sérgio Sonsin e Nelson da Gráfica teriam perdido o mandato através de processo administrativo, onde a plenária por sete votos decidiu pela perda dos mandatos, assumindo então os suplentes Cláudio Molina da Silva e Silvino Pedro Roman.
Os vereadores afastados entraram com processo de anulação das cassações na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Nova Londrina, efeito obtido através de uma liminar judicial. Uma das alegações para obter a liminar suspensa, que mantinha os vereadores no Legislativo, era que não teriam tido direito a ampla defesa e ao contraditório durante o processo administrativo.  
Em seu despacho o desembargador alega que “a permanência da liminar impõem prejuízos à população, já que os cargos estão ocupados por vereadores com sentença condenatória em processo de compra de voto, motivo pelo qual a sua suspensão é necessária”.
Os suplentes a vereadores que devem ser empossados destacaram que irão trabalhar com transparência e maior envolvimento com a população. “Temos por obrigação e missão de dar respaldo a população com transparência e trabalho”, disseram os suplentes que assumirão nas próximas horas. A informação é de que os vereadores que serão afastados devem recorrer da decisão judicial.

Região

NOROESTE DO PARANÁ

Inajá atinge números de epidemia de dengue, informa Secretaria de Saúde

SAÚDE

Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda-feira

DENGUE

Mais dois municípios do Noroeste do Paraná em epidemia

IRETAMA

Celulares e até uma esmerilhadeira são apreendidos em carceragem

SAÚDE

Municípios do Noroeste contabilizam pelo menos 15 casos de dengue

POLÍCIA MILITAR

Casos de violência doméstica são registrados na região

BOMBEIROS

Operação Costa Noroeste contabiliza mais de 11 mil atendimentos

NOVO PRESIDENTE DA AMUNPAR

Freonízio Valente quer união para região Noroeste voltar a crescer

SAÚDE

Noroeste do Paraná está vulnerável à circulação do vírus da febre amarela

ELEIÇÕES 2018

Jair Bolsonaro ganhou nos municípios da Amunpar

GUAIRAÇÁ

Jovens invadem casa, dormem e são presos

NOROESTE

Duas Prefeituras da região com concurso aberto para contratação

PESCA

Primeiro dia de fiscalização da pesca termina com apreensões e multas

AÇÃO

Preso suspeito de integrar quadrilha que usava explosivos nos assaltos

GOVERNO/PR

Richa autoriza início de obras em duas rodovias do Noroeste

RANKING

Tião Medeiros é o político mais influente da região Noroeste nas redes sociais

BALANÇO

Mais de 3.400 procedimentos em saúde na Operação Verão

RIOS/NOROESTE

Pesca está liberada, mas com restrições

REGIÃO NOROESTE

Cléber da Silva assume cargo de prefeito de Inajá

QUERÊNCIA DO NORTE-ICARAÍMA

Presidente da Amunpar pede construção de ponte na PR-218

agência dream