A Secretaria estadual da Saúde está prestando todo apoio técnico e também enviando suprimentos para atender os municípios afetados p" />
Paranavaí
Min. 17°C Max. 29°C
ENCHENTES

Secretaria da Saúde envia ajuda a municípios do Norte do Estado

15/01/16 00:00:00 - Região > Regional
Secretaria da Saúde envia ajuda a municípios do Norte do Estado Ajuda do Governo do Estado foi enviada ontem, informa a secretaria

A Secretaria estadual da Saúde está prestando todo apoio técnico e também enviando suprimentos para atender os municípios afetados pelas fortes chuvas. Devido às enchentes, cidades da região Norte do Estado estão com parte da população desalojada, além de enfrentarem uma série de problemas no abastecimento e na qualidade da água. 
De acordo com o secretário estadual da Saúde em exercício, Sezifredo Paz, ontem (14) foi enviado um lote de medicamentos, materiais para curativos e outros insumos para auxiliar na assistência das vítimas. O governo estadual também vai encaminhar soluções para tratamento de água e materiais de orientação sobre os cuidados durante o período de enchentes. 
“Estamos à disposição das prefeituras para ajudar no que for necessário. O objetivo agora é reestabelecer serviços prioritários e garantir o atendimento adequado à população, sobretudo neste momento crítico”, afirmou Sezifredo. 
A equipe da 17ª Regional de Saúde de Londrina está percorrendo as regiões atingidas para fazer um levantamento acerca das principais demandas de cada município. Todo este trabalho está sendo articulado em conjunto com a Defesa Civil e os demais órgãos envolvidos nas ações de suporte aos municípios. 
Ainda devido às tempestades, 16 rodovias estaduais foram interditadas dificultando o deslocamento de ambulâncias e veículos de assistência emergencial. A retaguarda de urgência e emergência da região foi reorganizada para facilitar o acesso e atendimento às vítimas. 
ÁGUA - A população também enfrenta problemas com a distribuição de água. 17 municípios estão com o abastecimento comprometido e com restrições na quantidade de água distribuída pela rede pública. 
A recomendação é de que toda a água que não vem dos sistemas da rede pública deve ser tratada antes do consumo. Para isso, a Secretaria da Saúde vai enviar cinco mil soluções desinfetantes de hipoclorito de sódio para o tratamento da água que serão distribuídas à população local. 
CUIDADOS - Em situações de enchente, são necessários alguns cuidados específicos para evitar o surgimento de doenças como a leptospirose ou o tétano. “A higiene pessoal é a maior proteção contra doenças. É importante ter cuidado ao limpar os espaços atingidos pelas chuvas, buscando sempre utilizar botas, luvas ou sacos plásticos para evitar contaminações”, salienta Rubio. 
Ao perceber algum sintoma como febre alta, dor de cabeça, dor muscular, olhos vermelhos ou amarelados, vômito e diarreia, é necessário procurar uma unidade de saúde e informar ao profissional sobre o contato com a enchente. Se tiver a pele ferida por objetos de metal, madeira, vidro ou no solo é importante solicitar a vacinação contra o tétano em qualquer unidade de saúde. 
Alimentos ou medicamentos que entraram em contato com a água ou a lama da enchente, mesmo quando embalados, não devem mais ser consumidos. O alerta vale principalmente para vegetais, carnes, ovos e pães. Enlatados amassados, enferrujados ou com tampas estufadas também devem ser descartados. 

Região

NOROESTE DO PARANÁ

Inajá atinge números de epidemia de dengue, informa Secretaria de Saúde

SAÚDE

Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda-feira

DENGUE

Mais dois municípios do Noroeste do Paraná em epidemia

IRETAMA

Celulares e até uma esmerilhadeira são apreendidos em carceragem

SAÚDE

Municípios do Noroeste contabilizam pelo menos 15 casos de dengue

POLÍCIA MILITAR

Casos de violência doméstica são registrados na região

BOMBEIROS

Operação Costa Noroeste contabiliza mais de 11 mil atendimentos

NOVO PRESIDENTE DA AMUNPAR

Freonízio Valente quer união para região Noroeste voltar a crescer

SAÚDE

Noroeste do Paraná está vulnerável à circulação do vírus da febre amarela

ELEIÇÕES 2018

Jair Bolsonaro ganhou nos municípios da Amunpar

GUAIRAÇÁ

Jovens invadem casa, dormem e são presos

NOROESTE

Duas Prefeituras da região com concurso aberto para contratação

PESCA

Primeiro dia de fiscalização da pesca termina com apreensões e multas

AÇÃO

Preso suspeito de integrar quadrilha que usava explosivos nos assaltos

GOVERNO/PR

Richa autoriza início de obras em duas rodovias do Noroeste

RANKING

Tião Medeiros é o político mais influente da região Noroeste nas redes sociais

BALANÇO

Mais de 3.400 procedimentos em saúde na Operação Verão

RIOS/NOROESTE

Pesca está liberada, mas com restrições

REGIÃO NOROESTE

Cléber da Silva assume cargo de prefeito de Inajá

QUERÊNCIA DO NORTE-ICARAÍMA

Presidente da Amunpar pede construção de ponte na PR-218

agência dream