Paranavaí
Min. 17°C Max. 29°C
OPERAÇÃO VERÃO

Bombeiros já fizeram 3.037 atendimentos nas barrancas de rios da região de Paranavaí

O relatório do Corpo de Bombeiros indica que até a manhã de ontem os salva-vidas socorreram quatro pessoas que estavam se afogando. Nenhuma morreu

24/01/16 00:00:00 - Região > Regional
 Bombeiros já fizeram 3.037 atendimentos nas barrancas de rios da região de Paranavaí O nível dos rios está voltando à normalidade e com isso os turistas têm acesso às prainhas - Foto: Arquivo DN

Com a diminuição no volume de chuvas os rios da região estão voltando ao seu nível normal. A consequência é que as prainhas voltam a ser frequentadas pelos turistas e isso provoca mais atenção por parte do Corpo de Bombeiros. Desde o início da Operação Verão 2015/2016, os salva-vidas já atenderam 3.037 pessoas nos postos de Marilena, Porto Rico e São Pedro do Paraná.
O relatório disponibilizado no site do Corpo de Bombeiros indica que deste total de atendimentos, foram 1.886 orientações e 260 ações preventivas. Os salva-vidas também advertiram 887 banhistas que se divertiam em locais inadequados, abusavam nas brincadeiras ou na ingestão de bebidas alcoólicas em locais não apropriados.
NÚMEROS - Em Marilena foram montados dois postos de atendimentos. Um deles fica no Porto Maringá e outro na Ilha Guadalupe. Somando os números, nos dois lugares já foram realizadas 69 ações preventivas, 286 orientações e 137 pessoas advertidas.
Em Porto Rico foi o único lugar onde houve resgate de pessoas afogadas. No total quatro foram resgatadas com vida. Nas cinco áreas de atendimentos aconteceram 117 ações de prevenção, 1.054 orientações a banhistas e 484 advertências. As ações foram desenvolvidas em cinco pontos de atendimentos.
Fechando os números da Operação Verão na região de Paranavaí, em São Pedro do Paraná foram realizadas 886 ações. O relatório indica que foram 74 prevenções, 546 orientações e 266 advertências em dois postos.
DICAS - Como todo ambiente aquático requer cuidado, o indicado é que o banhista tenha sempre uma postura preventiva. Resumidamente, os Bombeiros indicam que as pessoas tenham prudência e que jamais superestimem a capacidade de nadar.
Antes de liberar os locais para os banhistas os Bombeiros fazem uma avaliação. Por isso, é preciso respeitar as faixas, os avisos e as orientações dos guarda-vidas. É importante nunca deixar crianças brincar sozinhas na água e ao andar de barco ou em outra embarcação o correto é usar sempre coletes salva-vidas. 
Os Bombeiros indicam que os banhistas só entrem na água em locais que tenha a presença de guarda-vidas. Caso não haja um posto de atendimento, o ideal é que o local seja raso e que não tenha correnteza.
Antes de mergulhar o certo é que o banhista tenha noção da profundidade. Isso porque, um “salto de ponta” em área de pouca profundidade pode provocar acidentes com sequelas irreversíveis.
A ingestão de bebidas alcoólicas decididamente não combina com barranca de rio. Também não é indicado que o banhista entre na água logo após as refeições. Encerrando as orientações os Bombeiros pedem que as pessoas evitem brincadeiras de mau gosto (conhecidas como “caldos”).

Região

NOROESTE DO PARANÁ

Inajá atinge números de epidemia de dengue, informa Secretaria de Saúde

SAÚDE

Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda-feira

DENGUE

Mais dois municípios do Noroeste do Paraná em epidemia

IRETAMA

Celulares e até uma esmerilhadeira são apreendidos em carceragem

SAÚDE

Municípios do Noroeste contabilizam pelo menos 15 casos de dengue

POLÍCIA MILITAR

Casos de violência doméstica são registrados na região

BOMBEIROS

Operação Costa Noroeste contabiliza mais de 11 mil atendimentos

NOVO PRESIDENTE DA AMUNPAR

Freonízio Valente quer união para região Noroeste voltar a crescer

SAÚDE

Noroeste do Paraná está vulnerável à circulação do vírus da febre amarela

ELEIÇÕES 2018

Jair Bolsonaro ganhou nos municípios da Amunpar

GUAIRAÇÁ

Jovens invadem casa, dormem e são presos

NOROESTE

Duas Prefeituras da região com concurso aberto para contratação

PESCA

Primeiro dia de fiscalização da pesca termina com apreensões e multas

AÇÃO

Preso suspeito de integrar quadrilha que usava explosivos nos assaltos

GOVERNO/PR

Richa autoriza início de obras em duas rodovias do Noroeste

RANKING

Tião Medeiros é o político mais influente da região Noroeste nas redes sociais

BALANÇO

Mais de 3.400 procedimentos em saúde na Operação Verão

RIOS/NOROESTE

Pesca está liberada, mas com restrições

REGIÃO NOROESTE

Cléber da Silva assume cargo de prefeito de Inajá

QUERÊNCIA DO NORTE-ICARAÍMA

Presidente da Amunpar pede construção de ponte na PR-218

agência dream