Paranavaí
Min. 18°C Max. 35°C
BALANÇO

Mais de 3.400 procedimentos em saúde na Operação Verão

02/03/18 00:00:00 - Região > Regional
Mais de 3.400 procedimentos em saúde na Operação Verão Atendimentos movimentaram Porto Rico durante a operação - Foto: Divulgação

Balanço apresentado nesta semana, a pedido do Diário do Noroeste, mostra que a “Operação Verão no Noroeste do Paraná - 2017/2018”, realizou 3.412 procedimentos, incluindo os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites “B” e “C”. O trabalho aconteceu em Porto Rico entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018. 
O número é muito representativo, levando em conta que, segundo os dados do censo IBGE de 2010, a cidade tem população total de 2.531 moradores. 
Na prática, significa que o objetivo foi cumprido, ou seja, atender o grande número de turistas que vai a Porto Rico por causa das belezas naturais ao longo do Rio Paraná. 
O município é um dos principais destinos do interior nos feriados e, especialmente, durante o Verão. Em datas especiais a população sobe para até 10 mil pessoas, o que justifica o trabalho da Operação Verão, informa Nivaldo Mazzin, diretor da 14ª Regional de Saúde, com sede em Paranavaí.     
Como detalha Mazzin, o projeto foi desenvolvido através da 14ª Regional de Saúde em parceria com o município de Porto Rico, através das secretarias. O encerramento aconteceu no dia 13 de fevereiro, terça-feira de Carnaval. 
Foram desenvolvidas as ações: Testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; realização de HGT (glicemia capilar); Educação permanente junto a população com distribuição de folders, e insumo de prevenção as IST/HIV - ACS, bem como educação permanente sobre prevenção à dengue, zika, febre amarela e chikungunya, enumera, Samira Silva, coordenadora geral da Operação Verão. 
Com relação à faixa etária, 38% das pessoas que buscaram o serviço têm mais de 50 anos, o maior público. 45% dos atendimentos foram para mulheres.
PROCEDIMENTOS - Integrante da equipe da Regional, Maria da Penha Francisco complementa que foram encontrados dois exames de triagem para Hepatite “B”. As pessoas receberam orientações para que busquem as Unidades Básicas de Saúde (postos) para realização de demais exames. Sobre a sífilis foram oito testes de triagem reagentes, os quais também foram orientados também a buscar os serviços de saúde para demais exames.
Chefe da Vigilância em Saúde, Valter Sordi Júnior explica que a ação foi desenvolvida com cerca de 25 profissionais de saúde da Regional e do Município de Porto Rico. Portanto, uma parceria importante neste verão.
Os organizadores avaliam que o projeto foi concluído com êxito, obtendo adesão da população, pois os exames aconteceram sem burocracia e com a garantia de sigilo e confidencialidade. 
A Operação constituiu ação da esfera do “Cuidado e Prevenção”, assim como de “Vigilância e Controle”, pois quando se faz o diagnóstico, há a quebra de algumas cadeias de transmissão, resumem os organizadores.

Região

NOROESTE DO PARANÁ

Inajá atinge números de epidemia de dengue, informa Secretaria de Saúde

SAÚDE

Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda-feira

DENGUE

Mais dois municípios do Noroeste do Paraná em epidemia

IRETAMA

Celulares e até uma esmerilhadeira são apreendidos em carceragem

SAÚDE

Municípios do Noroeste contabilizam pelo menos 15 casos de dengue

POLÍCIA MILITAR

Casos de violência doméstica são registrados na região

BOMBEIROS

Operação Costa Noroeste contabiliza mais de 11 mil atendimentos

NOVO PRESIDENTE DA AMUNPAR

Freonízio Valente quer união para região Noroeste voltar a crescer

SAÚDE

Noroeste do Paraná está vulnerável à circulação do vírus da febre amarela

ELEIÇÕES 2018

Jair Bolsonaro ganhou nos municípios da Amunpar

GUAIRAÇÁ

Jovens invadem casa, dormem e são presos

NOROESTE

Duas Prefeituras da região com concurso aberto para contratação

PESCA

Primeiro dia de fiscalização da pesca termina com apreensões e multas

AÇÃO

Preso suspeito de integrar quadrilha que usava explosivos nos assaltos

GOVERNO/PR

Richa autoriza início de obras em duas rodovias do Noroeste

RANKING

Tião Medeiros é o político mais influente da região Noroeste nas redes sociais

RIOS/NOROESTE

Pesca está liberada, mas com restrições

REGIÃO NOROESTE

Cléber da Silva assume cargo de prefeito de Inajá

QUERÊNCIA DO NORTE-ICARAÍMA

Presidente da Amunpar pede construção de ponte na PR-218

POLÍCIA AMBIENTAL

Vejam as restrições da temporada de pesca na bacia do Rio Paraná

agência dream