Paranavaí
Min. 16°C Max. 29°C
MEIO AMBIENTE

Município de Rondon recolhe embalagens de agrotóxicos

07/06/19 00:00:00 - Região > Rondon
Município de Rondon recolhe embalagens de agrotóxicos Prefeito Ailton Valloto entregando uma muda de árvore a um dos agricultores que levou as embalagens para entrega

O município de Rondon, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou nesta terça-feira (04), a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos em parceria com a ADITA (Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária), empresa com sede na cidade de Maringá e com mais duas unidades, uma em Umuarama e outra em Campo Mourão.
O prefeito Ailton Valloto acompanhou a coleta juntamente com o técnico do meio ambiente, Pedro Monteiro e o analista ambiental da Adita de Umuarama, Phelipe Martins Fedre. Houve a participação de vários produtores rurais que levaram as embalagens vazias para o devido descarte.
Visando a conscientização e a importância da campanha, a Divisão do Meio Ambiente entregou para os 200 primeiros produtores rurais uma muda de árvore nativa como forma de agradecimento e responsabilidade com o meio ambiente.
Segundo o analista ambiental da Adita de Umuarama, Phelipe Martins Fedre “com o descarte correto das embalagens de agrotóxicos vazias que antes eram utilizadas para armazenar produtos químicos, ou seja, defensivos agrícolas para o controle fitossanitário de pragas e doenças das culturas exploradas economicamente, bem como da eliminação de plantas daninhas, diminui drasticamente o risco de contaminação de córregos e do solo, contribuindo de maneira positiva com o meio ambiente. Também favorece a diminuição dos riscos de intoxicação dos produtores rurais e seus familiares por conta dos resíduos de agrotóxicos”, disse.
O técnico ambiental Pedro Monteiro disse ainda que “essa ação vai ao encontro com os princípios da administração visando a divulgação e orientação aos produtores rurais com relação à coleta, além do armazenamento e o descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos”.
O prefeito Ailton Valloto destacou “que os cuidados com o meio ambiente é uma constante ação da Administração Municipal e temos o dever de continuar trabalhando juntamente com os nossos agricultores a fim de conscientizá-los sobre a importância da coleta das embalagens de agrotóxicos”.
Ao todo foram coletadas 186 embalagens plásticas de 20 litros, 14 embalagens plásticas de 10 litros, 458 embalagens plásticas de 5 litros, 338 embalagens plásticas de 1 litro e 288 embalagens plásticas de 400 ml. Também foram coletadas mais 386 unidades de embalagens de pacotes diversos e 1 embalagem de vidro de 1 litro.
Estiveram auxiliando nos trabalhos o chefe da Divisão de Agricultura, Aleandro Ferreira de Souza; a médica Veterinária da Emater/Rondon, Mariana Paiva; a médica Veterinária da PMR, Egislaine Ciarini. Também contou com a visita do supervisor da Bratac, Sidnei Faune.

agência dream