Paranavaí
Min. 16°C Max. 29°C
MEIO AMBIENTE

Projeto de conservação de minas é realizado em Rondon

11/06/19 00:00:00 - Região > Rondon
Projeto de conservação de minas é realizado em Rondon Técnico da Emater ensinado a forma de preservar uma nascente

O Instituto Emater juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rondon promoveram na sexta-feira (07), uma capacitação para os produtores e trabalhadores rurais sobre “Proteção de Nascentes”. 
O curso foi ministrado pelo técnico Leônidas de São Tomé, na Fazenda Maré Mansa, cedida pelo gestor e proprietário Hélio Pimenta. Visa capacitar produtores para proteger e gerir a água de forma sustentável, com foco na produção e qualidade do recurso.
Considerando a preocupação em evitar a escassez, o curso surge como um aliado importante, já que, melhorando a qualidade da água, sua quantidade também aumenta. A capacitação envolve a parceria entre o conhecimento técnico ofertado gratuitamente pelo Instituto Emater e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rondon.
Como contrapartida, os proprietários fornecem materiais para construção e manutenção da proteção das nascentes. O projeto visa preservar as nascentes presentes em todo o território do município de Rondon.
Para que o trabalho tenha continuidade após o curso, o técnico do meio ambiente, Pedro Monteiro, explica que não basta recuperar a nascente, pois o produtor deve também adotar práticas agrícolas que previnam a ocorrência de erosão e assoreamento, assim como de contaminação da água.

agência dream