Paranavaí
Min. 21°C Max. 31°C
SAÚDE

Rondon realiza a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

13/06/19 00:00:00 - Região > Rondon
Rondon realiza a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Conferência reuniu a comunidade que aprendeu mais sobre a importância de consumir alimentos saudáveis

O município de Rondon realizou a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, na tarde desta terça-feira (11). O evento teve como tema: “Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos?”.
O encontro foi realizado no Salão de Eventos do Sindicato Rural da cidade, contando com representantes do CONSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Emater, autoridades municipais, produtores da Agricultura Familiar e a comunidade civil organizada.
A Conferência foi promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com apoio do município de Rondon e Secretaria Municipal de Assistência Social. Durante o encontro foi efetivada uma avaliação da situação do tema no município, avaliadas e aprovadas propostas, e eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada nos dias 5 e 6 de agosto.
“O objetivo da Conferência foi aproximar a sociedade civil, os produtores da agricultura familiar e os gestores públicos para discutir políticas públicas relacionadas ao direito humano a uma alimentação saudável, digna e de qualidade na mesa,” comentou o palestrante, Emanuel Sordi, Técnico Agrícola (Biólogo), do Instituto Emater de Rondon.
A Conferência discutiu três eixos principais: alimentação como princípio de existir; desafios e possibilidades na construção da política pública; e a geografia da fome e o desperdício de alimentos. Sordi chamou atenção para a necessidade das pessoas se preocuparem mais com o que consomem, observarem de onde vem o alimento, de qual forma é produzido e destinado à venda, como evitar o desperdício e priorizar os alimentos cultivados diretamente da Agricultura Familiar.
"A Conferência é um espaço de suma importância onde se tem a oportunidade de refletir, discutir e traçar propostas de políticas públicas conjuntas com a Sociedade Civil e Poder Público para a construção de uma política de Segurança Alimentar e Nutricional mais eficaz no município”, disse a presidente do CONSEA, Kelly Regina Silva Poloto.
Participaram do evento, a secretária de Assistência Social, Nanci Valloto; a presidente do CONSEA, Kelly Regina Silva Poloto; o chefe da divisão de Agricultura, Aleandro Ferreira de Souza; o presidente da Câmara Municipal, Roberto Scaraboto; o representante da SEAB (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento) de Cianorte, Francisco Cascardo Neto; o mestre de cerimônias, João Paulo Dorne Calabrezi; vereadores e servidores públicos.

agência dream