Paranavaí
Min. 13°C Max. 28°C
RONDON

Professora usa fábulas no processo de ensino e aprendizagem

14/07/19 00:00:00 - Região > Rondon
Professora usa fábulas no processo de ensino e aprendizagem Alunos com suas fábulas que formaram um pequeno livro

Com o propósito de trabalhar o gênero textual fábulas, no desenvolvimento de ensino e aprendizagem das crianças do 3° ano “E”, da Escola Municipal Marechal Castelo Branco – Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a professora Silvana Biolo desenvolveu, juntamente com seus alunos, histórias de caráter instrutivo. Neste cenário, a criança pode mergulhar no mundo da imaginação buscando ideias capazes de transformar e melhorar o mundo com pequenas atitudes.
Segundo a professora “trabalhar com o gênero textual fábulas é muito prazeroso, pois toma por base histórias populares de alguns fabulistas famosos como Esopo e Jean de La Fontaine”. Os alunos puderam adentrar no admirável mundo das fábulas, onde os animais falam e agem como seres humanos, cheios de virtudes, valores, sentimentos, etc.
Após passar por momentos de conhecimentos e compreensão dos elementos desse tipo de narrativa, os estudantes foram incentivados a produzir suas próprias fábulas, considerando temáticas pertinentes ao contexto escolar e ao ambiente onde vivem; meio ambiente, trabalho, educação, bullying, assédio, alcoolismo, respeito às diferenças, preconceito, saúde, entre outros, buscando sempre levar aos colegas ensinamentos visando atitudes possíveis para melhorar o mundo.
Passando por etapas de produção distintas, em trios, depois em duplas e individualmente, os alunos escreveram pequenas histórias com teor riquíssimo para o nível/série que estão inseridos. Após orientação e correções gramaticais e estruturais os textos foram digitados em um livro. O exemplar foi reproduzido e encadernado a fim de que cada aluno pudesse usufruir de suas histórias, bem como das fábulas de seus colegas.
Alguns textos foram selecionados. Os estudantes confeccionaram máscaras dos personagens e também vivenciaram através da dramatização as histórias por eles criadas. Todos os alunos participaram com empenho e o resultado foi fantástico.
Agradecimentos especiais aos profissionais que incentivaram e contribuíram para a conclusão desse trabalho com êxito, equipe pedagógica e diretiva, chefe da divisão de Ensino Fundamental, professores e auxiliares, Mayara, Rosemar e Cidinha.

Região

agência dream