Paranavaí
Min. 10°C Max. 26°C
RONDON

Cidade realiza a 13ª Conferência da Assistência Social

03/09/19 00:00:00 - Região > Rondon
Cidade realiza a 13ª Conferência da Assistência Social Prefeito Ailton Valloto durante a Conferência de Assistência Social

O Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS - e a Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Rondon, realizaram a 13ª Conferência trazendo como tema central “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento político e participação social”. O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (30), na sede do Rotary Club de Rondon.
A secretária da Assistência Social, Nanci Valloto, abriu a Conferência agradecendo a presença de todos. Ela ressaltou a importância da realização deste evento. “Temos que lutar por nossos direitos e mostrar que a união faz a diferença, assegurando aquilo que nos foi garantido pela constituição, debatendo e elaborando propostas capazes de transformar para melhor a vida das pessoas”.
A chefe do Escritório Regional da Secretaria Estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos de Cianorte, Adriana Macedo Ávila, destacou a importância de realizar as Conferências. “São momentos únicos e valiosos é um espaço de mobilização e participação social para que possam melhorar ainda mais os serviços prestados pela Assistência Social. Na ocasião, parabenizou o trabalho que a Secretaria e o município vêm realizando em prol dos munícipes.
A Conferência atua como alicerce para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), garantindo a implementação das políticas públicas voltadas para quem mais precisa, ressaltou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Andressa Maria do Amaral Toledo.
O prefeito Ailton Valloto esteve presente e parabenizou a secretaria e as equipes pelo trabalho em rede, enaltecendo a importância das conferências como momento primordial de partilha e mobilização social para construção de um futuro melhor, levando a conhecimento do Governo Estadual.
Na oportunidade aconteceu uma apresentação de dança dos alunos do professor Valter Almeida, integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.
A palestra magna acerca do tema da conferência foi ministrada pela Pedagoga e Técnica na Diretoria de Desenvolvimento Social da SEJUF, de Curitiba, Adriana Santos de Oliveira. Em seguida, houve a discussão nos três eixos norteadores para a elaboração de propostas, sendo: 1) A assistência social é um direito do cidadão e dever do Estado; 2) Política Pública tem que ter financiamento público; e 3) A participação popular garante a democracia e o controle social.
Foram realizados grupos para discutir e elaborar propostas a fim de melhorar cada vez mais o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e eleição para delegado e suplente que representarão Rondon durante a Conferência Estadual.
Também participaram do evento: a técnica do Escritório Regional da Secretaria Estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos de Cianorte, Rosa Maria Rodrigues; a chefe da divisão de ensino fundamental, Sueli de Souza de Oliveira; a coordenadora do CRAS, Vanessa Maria do Amaral; a coordenadora do CREAS, Ana Camila Di Renzo; a coordenadora do CICAR, Maysie Lubel; secretários municipais, diretoras, chefes de divisões, membros de conselhos municipais, entidades e organizações não governamentais.

agência dream