Paranavaí
Min. 11°C Max. 29°C
RONDON

Professores realizam aulas educativas na Biblioteca Cidadã

26/09/19 00:00:00 - Região > Rondon

Os professores do Centro Municipal de Educação Infantil -  CMEI Menino Deus, visando desenvolver o potencial intelectual das crianças a partir do Infantil 3, tem levado seus alunos de segunda e sexta-feira até a Biblioteca Cidadã para realizar algumas atividades.
Este é um projeto adotado pelo chefe da Divisão de Cultura, João Paulo Dorne Calabrezi, em parceria com as escolas. O papel da Biblioteca na formação de leitores Infantis é de suma relevância, pois a leitura influência os valores cultural e intelectual quando praticado desde a infância, tendo como apoiadores os professores quanto vida escolar e os pais ou responsáveis na vida familiar, bem como hábito diário no decorrer das fases da vida.
A Biblioteca Pública do município oferece diversas atividades, dentre elas, a de contação de histórias e representação. Abrange também pesquisas, observações e outras atividades desenvolvidas pelos professores durante o trajeto de investigação em campo. 
A opção escolhida para os alunos do CMEI Menino Deus foi a de pesquisa qualitativa e metodologicamente, foram realizadas observações de sessões em contação de histórias, registro fotográfico dos espaços e registro das histórias com a exposição no próprio espaço. Atividades sobre a história do município, seus órgãos e comércio também são desenvolvidos durante o trajeto.
Os resultados apontam que a contação de história com as diferentes obras literárias que fazem parte do acervo da biblioteca, além de proporcionar uma atividade prazerosa aos alunos, também instiga a curiosidade destes e possibilita incentivar o gosto pela leitura ao longo da vida, fortalecendo a cultura da leitura.
Além disso, com o convívio nesse ambiente, os alunos passam a frequentar o espaço em turnos inversos ao da escola, até mesmo com sua família a fim de escolher livros conforme as necessidades e interesses. O ambiente vem sendo usado constantemente e possibilita a conservação uma vez que os livros estarão sendo manuseados com frequência possibilitando a organização e higiene frequente.

agência dream