Paranavaí
Min. 23°C Max. 30°C
RONDON

Secretaria de Saúde alerta sobre cuidados para evitar dengue no cemitério

23/10/19 00:00:00 - Região > Rondon
Secretaria de Saúde alerta sobre cuidados para evitar dengue no cemitério População deve ficar alerta para não gerar focos do mosquito no cemitério

Vasos e floreiras levados ao Cemitério Municipal por conta do Dia de Finados (2 de novembro) podem servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, alerta a Secretaria Municipal de Saúde de Rondon.
Com o aumento do volume das chuvas e elevação das temperaturas, qualquer recipiente que acumula água pode se transformar em um local propício para a proliferação do mosquito da dengue. Por isso, no caso de vasos, a recomendação é preenchê-los com areia ou substituí-los por modelos que não acumulem água. 
Uma opção é preferir flores artificiais ou as plantadas diretamente na terra e evitar plantas que possam reter água entre as folhas como as bromélias, vaso-prateado, guzmania, estrela escarlate, etc. 
Outro cuidado é retirar embalagens plásticas dos vasos, não usar cachepôs (porta vasos), nem deixar objetos que possam estocar água sobre os túmulos.
Segundo a chefe, do Setor de Combate a Endemias, Renilda Pereira Padovan, a população precisa trabalhar junto do Poder Público na prevenção da dengue e das outras doenças transmitidas pelo mosquito. “Os cuidados devem ser permanentes”, finalizou. 

agência dream