Paranavaí
Min. 23°C Max. 30°C
PECUÁRIA

Comitiva de Rondon participar do 10º Encontro de Produtores de Leite de Cianorte

13/11/19 00:00:00 - Região > Rondon
Comitiva de Rondon participar do 10º Encontro de Produtores de Leite de Cianorte Comitiva de Rondon que esteve presente no Encontro em Cianorte

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite na região, foi realizada durante a última semana o 1º Encontro de Produtores de Leite da Região de Cianorte. O evento, promovido pelo Sindicato Rural de Cianorte, contou com a presença de uma caravana de Rondon. Uma realização do Governo do Estado em parceria com o Instituto Emater, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná-ADAPAR e a Prefeitura Municipal de Cianorte.
Foram abordados temas sobre as Instruções Normativas nº 76 e nº 77/2018 com a médica veterinária da ADAPAR, Leyd Dantas Juliani. Ela orientou os produtores sobre a legislação vigente. 
A segunda palestra foi proferida pelo médico veterinário da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), Maicon Puertas S. da Silva, que destacou a importância da correta coleta de amostras, bem como a análise individual do rebanho no controle da contagem de células somáticas (CCS). Ao final, o médico veterinário da HIPRA Robson Stellato comentou sobre os diferentes métodos de controle da CCS.
Segundo o chefe da Divisão de Agricultura de Rondon, Aleandro F. de Souza, “esse tipo de evento é de extrema importância para capacitação dos produtores que buscam se atualizar dentro da cadeia produtiva do leite, visando melhorias na atividade que desempenham, bem como na qualidade do leite, para se tornarem cada vez mais competitivos no mercado”.
A Prefeitura Municipal de Rondon disponibilizou transporte para os bovinocultores de leite do município. Foram 16 produtores rondonenses participantes, sendo acompanhados pela médica veterinária do município, Egislaine Guimarães Ciarini, dos extensionistas do Instituto Emater em Rondon, a médica veterinária Mariana Lopes M. de Paiva e o engenheiro agrônomo José Aridiano Lima de Deus. Estiveram presentes também no evento o presidente da Câmara Municipal de Rondon, Roberto Scaraboto, e  Aristides Nicola, presidente da Associação dos Produtores de Leite de Rondon e Guaporema.

agência dream