Paranavaí
Min. 21°C Max. 30°C
MEIO AMBIENTE

São Pedro do Paraná se destaca na Educação Ambiental

15/09/17 00:00:00 - Região > São Pedro do Paraná

O município de São Pedro do Paraná, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo e de Educação e Cultura, em parceria com o Nupélia, realizaram entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro de 2017, em Porto São José a 5ª Mostra Científica.

O desenvolvimento de atividades de popularização da ciência e educação ambiental gera um sentido de responsabilidade social no cidadão, preparando a população para transformar a sua realidade social adquirindo uma consciência ambiental. A disseminação da informação científica através de exposições representa a socialização do conhecimento gerado nos laboratórios, salas de aula, aulas de campo, biblioteca através de uma linguagem acessível e de fácil compreensão para a sociedade em geral.

A universidade, como centro produtor e disseminador de novas ideias e de conhecimento, através da socialização do conhecimento, gera o processo da ação-reflexão. Possibilita práticas interativas, em direção a novas maneiras de ensinar, aprender, refletir e propiciar novos métodos de ação educativa desenvolvida em diferentes espaços.

Pensando assim, a UEM (Universidade Estadual de Maringá), por meio dos Programas Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) e PELD (Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração/CNPq - sítio 6), realizou a 5ª Mostra Científica, em Porto São José, atendendo estudantes da educação infantil, educação especial, ensino fundamental, médio e graduação, além da população em geral.

No dia 2, sábado, no período da manhã, ocorreu a palestra do professor Dr. Ângelo Antônio Agostinho, com o título “Os peixes do Paranazão: impactos e conservação”. A fala do professor envolveu as questões dos reservatórios e o peixamento.

A 5ª Mostra Científica, que teve como título “Rio Paraná: a estrada da vida de nossa comunidade”, teve a presença de cerca de 800 pessoas e envolveu 15 municípios; Rosana, Paranavaí, Batayporã, Querência do Norte, São Pedro do Paraná, Porto Rico, Marilena, Santa Cruz de Monte Castelo, São João do Caiuá, Guaíra, Cambé, Itaúna do Sul, Nova Londrina, Umuarama e Maringá.

Os pesquisadores montaram mesas/estandes, onde explicavam para os visitantes toda a vida que existe nos ambientes aquáticos e como uma depende da outra, ficando claro a cadeia alimentar que fazemos parte. As explicações envolviam a coleta e química da água, os micro-organismos (algas, protozoários, bentos), peixes nos vários estágios de desenvolvimento, mata ciliar e animais ribeirinhos, como cobras, sapos e jacaré.

Região

UTILIDADE PÚBLICA

Melhorias podem afetar o abastecimento em São Pedro do Paraná

CIDADANIA

Aluno de São Pedro do Paraná esta entre os finalistas do Geração Atitude

NOROESTE DO PARANÁ

Homem morre em acidente na PR-478

SÃO PEDRO DO PARANÁ

Palestras focaram a prevenção ao suicídio

1º REUNIÃO

Rotary de São Pedro do Paraná/Porto Rico empossa nova diretoria

COMUNIDADE

Melhorias operacionais podem afetar abastecimento em São Pedro do Paraná

COMUNIDADE

Melhorias operacionais podem afetar abastecimento em São Pedro do Paraná

SÃO PEDRO DO PARANÁ

Município lança programa de Incentivo a Conservação de Solo com recursos do ICMS Ecológico

PORTO SÃO JOSÉ

Homem é suspeito de abusar sexualmente de duas crianças

SAÚDE

São Pedro do Paraná conquista Selo Ouro de Qualificação da Atenção Primaria

PORTO SÃO JOSÉ

Bombeiros resgatam corpo de afogado

PORTO SÃO JOSÉ

Homem embriagado furta pá-carregadeira e vai preso

FLAGRANTE

Caçadores são presos em São Pedro do Paraná

SÃO PEDRO DO PARANÁ

Campeonato de Pesca do Jaú irá movimentar Porto São José

SÃO PEDRO DO PARANÁ

Festa do padroeiro São Pedro reuniu milhares de pessoas

PADROEIRO

Prefeitura de São Pedro do PR divulga calendário da festa

SÃO PEDRO DO PARANÁ

Porto São José está em festa, celebrando o Padroeiro

SÃO PEDRO DO PARANÁ

Orla do Porto São José está passando por readequações

SÃO PEDRO DO PARANÁ

Veículo doado pelo IAP irá contribuir com os trabalhos ambientais

COLEÇÃO ITIBERÊ

Projeto Piano Itinerante em São Pedro do Paraná

agência dream