DN Digital
Tânia Mara Tânia Mara
23/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

FRASE DO DIA

O sucesso na vida não é medido por aquilo que você realiza, e sim pelos obstáculos que você supera (anônimo)


23/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

Psicopedagogia Clínica e Institucional


A turma de pós-graduação em Arte-Educação e Arteterapia no Ambiente Escolar está a todo vapor. Nova turma de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Rhema - está com matrículas abertas. As aulas serão ministradas no Colégio Objetivo. Contato com Carolina Gontijo através dos fones (44) 9925-5196 e 9161-2371



23/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

ACONTECE HOJE

## Som ao vivo no pesque & pague Casa da Fazenda, localizado ao lado do Clube Campestre de Paranavaí.
## Reunião do Rotary Clube Paranavaí, às 20h, na Casa da Amizade. O novo presidente é José Rigoni Filho.
## Palestra espírita às 15h no Cefac. Sérgio Castelão Pinheiro fala sobre o tema “Parábola das 10 virgens”.
## Novena de Nossa Senhora do Carmo, às 19h30, na Igreja São Sebastião, com a bênção dos objetos devocionais.


23/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

REGISTRO DE JULHO

23/07/1967 - Inaugurado o trecho asfaltado da BR-376 (que recebe o nome de Rodovia do Café) entre Paranavaí e Maringá. O ato solene ocorreu no trevo que dá acesso a Nova Esperança, onde foi instalado um obelisco, símbolo do Governo Paulo Pimentel, uma roda verde de 6 m de diâmetro sobre uma plataforma de concreto de 6,8 m e elevada 80 cm do solo, num terreno de 60 m². Estiveram presentes o governador Paulo Pimentel e o ministro dos Transportes, Mário Andreazza. O asfalto foi executado pela empresa Rodopavi, cujo canteiro de obras ficou instalado em Iroí (atual Presidente Castelo Branco).


23/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

CAMPEÃ DO MUNDO

Os alemães levantaram a taça de campeã do mundo há apenas uma semana, e já tiveram um problema. O troféu acabou danificado durante as comemorações do título. "Não se preocupe. Temos especialistas que podem reparar isto", disse o presidente da Federação Alemã de Futebol, Wolfgang Niersbach, à revista alemã Der Speigel. O presidente não especificou o quanto o troféu foi danificado, apesar de confirmar que a taça terá de ser reparada. A taça levada pela delegação alemã do estádio do Maracanã passou por várias mãos. Além dos jogadores, a cantora Rihanna chegou a posar junto com o troféu em uma festa com os atletas em comemoração ao título. Por sorte, a taça que quebrou é "apenas" uma réplica em tamanho real fornecida pela Fifa ao campeão do mundo.


23/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

FEIJOADA

No próximo domingo, 27, a partir das 11h, na AABB de Paranavaí, terá feijoada ao som do grupo de pagode Intimidade do Samba. Para quem gosta de pagode, mas não é muito chegado em uma feijoada, será servido um buffet com cardápio diferenciado. Adquira seu convite até amanhã no clube, Posto Bom Álcool ou pelo fone 9804-5253, com Dudley.


23/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

NOVAS EMPRESAS

O Paraná registrou 11.594 novas empresas entre janeiro e março deste ano, contra 12.709 dos três primeiros meses do ano passado. Queda de 8,7%. O cálculo, no entanto, deixa de fora os microempreendedores individuais. Quando os micros entram na conta o saldo é positivo, com crescimento de 10% no total de novos negócios no estado. Para o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Naim Akel, o “clima de instabilidade na política e na economia” desestimula o empreendedor.


23/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

PARABÉNS...

... E muitos anos de vida aos aniversariantes de hoje Ana Caroline Silvano (de Mandiocaba), Cláudia Lemes Alecrim Valério, Marina Maria Cestari Fernandes, Fernanda Leal, Rafael Teixeira de Camargo Neto, Shirley Olivetti, Joice Codato Serigioli, Jaime Moura Jorge Júnior, Marta Castanheira, Luiz Antonio Moraes (Luizinho da Claspar), Gustavo Luigi Yamakawa, Amanda Amorim Andrade, Ana Paula Bertelli, Pompílio Assoni Rolin, Paula Eliza Zabloski Coqueiro, Thainá Aimy Takejima, Paulo Alejando Moscarella, Carlos Eduardo Gonçalves Gabriel, Narrimann Rovena Sten (de Campo Grande-MS), Marcelo dos Santos (de Paiçandu), Olívia Martins Ernandes e Luiz Henrique Matias.


22/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

ACONTECE HOJE

## Novena de Nossa Senhora do Carmo, às 19h30, na Igreja São Sebastião, com a bênção dos medicamentos.
## Reunião rotária do Paranavaí Arenito, às 12h, na Casa da Amizade. Joceline da Silveira Michielon na presidência.
## Reunião rotária do Paranavaí Moema, às 20h, na Casa da Amizade. Roberto B. Saliba lidera a reunião.
## Concerto instrumental de música sertaneja de raiz com os grupos Repique da Viola, Luz da Lua e Eu e Minha Viola, além do Duo Patrick Ribeiro e João Frederico. Às 20h30, na Casa da Cultura. Entrada gratuita.


22/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

CADA VEZ MAIS GÊMEOS

O nascimento de gêmeos mais que dobraram desde o ano de 1980 para cá. É o que mostra um levantamento divulgado pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças nos Estados Unidos, datado de 2012. Essa é uma tendência mundial e que se verifica também no Brasil. Segundo especialistas, dois terços dos casos ocorrem por causa dos tratamentos de reprodução assistida - para aumentar as chances de gravidez, os especialistas costumam implantar mais de um embrião no útero. Mas e o terço restante, que representa o número de gêmeos nascidos naturalmente? É isso que intriga os pesquisadores.


22/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

MÚSICA E FELICIDADE

O ritmo rápido do hit Birthday, de Katy Perry, encoraja o movimento, o que provoca uma sensação de felicidade. Já os acordes maiores utilizados em Magic, do Coldplay, evocam sentimentos positivos, perfeitos para superar o medo. É o que revela uma pesquisa sobre as emoções provocadas pela música, realizada pelo Spotify, maior serviço de streaming de música do mundo. O estudo avaliou as músicas das paradas de sucesso dos últimos 18 meses, levando em conta elementos como letra, escalas musicais e ritmo. O estudo também avaliou canções de Avicii, One Republic, John Legend, David Guetta e American Authors, partindo das emoções mais felizes até as que levam as pessoas a sentirem raiva e tristeza. "A música pode provocar emoções e estimular a liberação de hormônios que afetam diretamente o nosso humor. Por exemplo, músicas felizes são rápidas, têm um ritmo forte, letras positivas e, geralmente, estão em escala maior", explica o professor de Psicologia Cognitiva e Neurociência, Jacob Jolij.


22/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

TIM-TIM

Completam anos hoje Elizabeti Rubira Marazzi, Letícia Dolores P. Medeiros, Eliane de Oliveira da Silva Souza, Josemar Wesley Silva Santos, José Valdemir Pereira, Verildo Pilonetto, Carlos Henrique Dísparo, Bruno Chaves Serigioli, Luiz Augusto Balestieri Balan, Otávio Siqueira Neto, Iuri Caio Galdini dos Santos, Márcia Souza Cavalheiro, Ana Flávia de Oliveira Cordeiro e Aparecida Fornazieri.


20/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

FRASE DO DIA

Pense grande! O perigo não é você pensar grande e não conseguir, o perigo é você pensar pequeno e conseguir! As águias não caçam moscas (Rony Meneses)


20/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

Ynara Alves da Silva


Ynara Alves da Silva, 15 anos, em foto de Guto Costa



20/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

Eliane Oliveira


A costureira Eliane Oliveira é aluna há dois anos da academia Natália Amaral Fitness. Ela pratica Step na academia feminina, que fica localizada à Rua Amazonas, 2.591, fone 3045-5954 (Foto: Click do Xuxa Foto e Vídeo)



20/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

João Pedro


Os três aninhos de João Pedro foram comemorados na AABB de Paraíso do Norte, com uma festa decorada pelo Armazén das Festas. Na foto o aniversariante com os pais Daniella Fachim Sordi e João Marcelo Sordi (Foto: Ricardo Guanini)



20/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

Camila Cardoso Machado


Camila Cardoso Machado, Miss Teen Paranavaí, em breve participará do Miss Brasil Teen. Na foto, Camila em ensaio exclusivo para a loja recém-inaugurada Vita C - moda fitness feminino, masculino e infantil, à Rua Manoel Ribas, 817 (Foto: Estúdio Marcelo Zavan)



20/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

Atlético Paranavaí


Hoje se inicia a luta pelo retorno do Atlético Paranavaí à divisão de elite do futebol paranaense. Num momento de recordação, dois torcedores fanáticos do vermelhinho, Geraldo Felippe (in memoriam) e Paulo Felipe sempre apoiaram o nosso Vermelhinho. Paulo deseja sorte para todos os atletas, comissão técnica, conselheiros e funcionários do clube e para seu presidente Nivaldo Mazzin



20/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

ACONTECE HOJE

## ACP x Francisco Beltrão, Campeonato Paranaense pela série B. Às 15h30, no Estádio Municipal Dr. Waldemiro Wagner, em Paranavaí.
## Show do comediante Léo Lins, atualmente é integrante do late show The Noite, comandado por Danilo Gentili, transmitido pelo SBT. No Teatro Municipal de Paranavaí.
## Wandrey Mundin Ferreira prefere a palestra “Cristo Consolador”, às 19h no Cefac.
## Novenário de Nossa Senhora do Carmo, na Igreja São Sebastião - Santuário do Carmo. Hoje, com a bênção das velas. Às 20h.


20/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

DIA DO AMIGO

Apesar de pouco conhecido e comemorado, este domingo (20) é marcado pelo Dia da Amizade, mais conhecido no Brasil como Dia do Amigo. A data foi criada em Buenos Aires, na Argentina, depois de um evento em 1969, quando um argentino resolveu enviar correspondências a todos seus amigos. Nos grandes centros o comércio divulga a data contribuindo para as relações de amizade entre as pessoas.


20/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

FAMÍLIA CRISTÃ

A VIII Semana Teológica da Diocese de Paranavaí será realizada de amanhã à sexta-feira, das 19h30 às 22h, sob o tema: Família Cristã - Desafios para Hoje - Uma abordagem sobre a família enquanto geradora e protetora da vida. As inscrições devem ser feitas nas secretarias paroquiais, ou na Cúria pelo fone 3423-1045, no valor de R$ 20. As vagas são limitadas.


20/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

FESTA DO COSTELÃO

A 5ª Festa do Costelão ao Fogo de Chão - prato típico de Paranavaí - será no dia 31 de agosto, nas dependências do CTG Fazenda Velha Brasileira. Às 9h haverá uma feira de artesanato; meio-dia almoço, 14h leilão de gado. O evento é uma parceria entre CTG, Secretaria Municipal de Turismo e Assuntos Internacionais, Provopar e APDE.


20/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

TONS MISTURADOS

Esse é o título do show musical que Jéssica Arnaut fará no dia 14 de setembro (cai num domingo), às 20h30, no Teatro Municipal de Paranavaí. “Será um show completo, com cenário e banda”, disse Jéssica, que cantará sucessos de Marisa Monte, Armandinho, Charlie Brown, Lulu Santos, Zé Ramalho, Maria Gadu, Alceu Valença, Cazuza, Caetano Velozo, Cássia Eller, Djavan, Kid Abelha e Jason Mraz. Para anotar e grifar na agenda...


20/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

NO CTG

A diretoria do CTG Fazenda Velha Brasileira promoverá um arroz carreteiro no dia 1º de agosto, a partir das 20h, no salão social do clube. Observação: deve-se levar pratos e talheres.


20/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

FICAR SENTADO DEMAIS É PREJUDICIAL

Ficar sentado demais é prejudicial. Pode causar: 1. Doenças crônicas: Uma pesquisa feita em fevereiro de 2013 com 63.048 homens australianos de meia idade apontou que quem fica sentado mais de quatro horas por dia tem uma probabilidade significativamente maior de ter uma doença crônica, como hipertensão, doenças cardíacas e câncer, além de diabetes. Os músculos queimam menos gordura e o sangue flui mais lentamente quando se senta por muito tempo, permitindo que ácidos graxos possam entupir mais facilmente o coração. O pâncreas produz insulina, hormônio que leva glicose para gerar energia nas células. Mas células em músculos ociosos não respondem tão prontamente à insulina, fazendo com que o pâncreas produza mais o hormônio, aumentando os riscos de doenças. 2. Redução da expectativa de vida: Reduzir o tempo excessivo sentado para menos de três horas por dia aumentaria a expectativa de vida em dois anos. Além disso, reduzir o tempo em frente à TV para menos de duas horas por dia aumenta a expectativa de vida em 1,4 anos (em comparação, o hábito de fumar diminui a expectativa de vida em 2,5 anos para homens e 1,8 anos para mulheres). 3. Doenças renais: Quem senta por menos tempo tem menos chances de ter alguma doença renal crônica, e isto não se altera se você acrescentar na equação pessoas que controlam seu índice de massa corporal ou atividade física. Foi o que descobriu uma análise publicada em outubro de 2012, que estudou relatos de 6.379 pessoas com idade entre 40 e 75 anos. 4. Saúde mental prejudicada: Um estudo relacionando o comportamento sedentário e o bem-estar mental apontou que ficar sentado por razões não ocupacionais, como assistir TV, dirigir um automóvel ou usar o computador, está associado a problemas de saúde mental entre as mulheres. 5. Obesidade e síndrome metabólica: Pessoas obesas ficam sentadas mais tempo que pessoas magras. Este tempo a mais é de 2,5 horas, em média, e está associado à síndrome metabólica, uma combinação de fatores como obesidade abdominal, baixos níveis do “bom colesterol”, hipertensão, níveis elevados de triglicerídeos ou hiperglicemia, que juntos aumentam os riscos de doenças mais sérias, como cardíacas, derrames e diabetes. 6. Morte por câncer colorretal: Mesmo que você seja diagnosticado com câncer, o sedentarismo pode ser sua causa de morte. Um estudo publicado em janeiro de 2013 descobriu que tanto antes quanto depois de ser diagnosticado com câncer colorretal, ficar mais tempo sentado durante os momentos de lazer significa maiores chances de morrer. 7. Morte por todas as causas: Um estudo monitorou 200.000 australianos com mais de 45 anos, e descobriu que não importa a idade, sexo ou índice corporal, ficar sentado aumenta os riscos de mortalidade por todas as causas. Pessoas que ficam sentadas mais de 11 horas por dia têm risco 40% maior de morrer em três anos. O risco de morrer era muito menor para pessoas que faziam exercícios durante cinco horas por semana, ou mais, mas ainda assim era insuficiente para escapar da armadilha fatal da cadeira.


20/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

TIM-TIM I

Estreiam nova idade hoje Marcus Alessandro de Souza, Clari Dal-Prá, Vanessa Aline Siqueira, Leonardo de Souza Mataruco, Adriana de Souza Xavier, Pedro Paulo Chagas Mazaro, Amanda Soares da Silva, Hermínio Moreira Dias, Márcia Fadel Vaz Tostes, Gabriela Santana Meurer e Valéria Cristiane Martins.


20/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

TIM-TIM II

Amanhã recebem os cumprimentos os aniversariantes Santyero M. B. dos Santos (de Alto Paraná), Rosana Maria de Freitas, Luciana de Araújo Nascimento, Rosângela Narita, Claudete Soletti Beckheuser, Mirele Esteves, Regina Noguti, Ivo Pierin Neto, Lucas Machado Bertelli, Giovanna Giandotti, Michele Barboza dos Santos, Aldo Roberto Meireles Júnior, Marinilda Tanaka, Felipe Martins Correia, Mauro Bertola, Daniel Deoclides Jaskowiak (de Porto Alegre-RS), Julio Granado (de Itapoá-SC), Felipe Lopes Francez, Jéssica Larissa de Oliveira, Aya Letícia Inada, Danielle Alexandre Lopes, Maria Carolina Schiavo, Ivandir Rogério Moreira e Lúcia Harumi O. Hato.


19/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

FRASE DO DIA

Abençoados sejam os irmãos que a vida nos deixa escolher (Wanderley Frota)


19/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

Cia de Teatro e Comédia É Nóis


Antonio Soares (Nersinho), Moacir Barini (Zé Dentinho) e Márcio Cândido e Amarildo Travain (primos nordestinos), da Cia de Teatro e Comédia É Nóis, sobem ao palco do Teatro Municipal de Paranavaí, às ?20h33 e meio? de hoje para o show Humor e Música, de lançamento do DVD É Nóis de Férias. Haverá participação especial de Adilson dos Santos (Buiú), e os ingressos antecipados na Fundação Cultural custam R$ 10. Vale ressaltar que a divulgação desse show no Facebook, até ontem, foram quase 11 mil visualizações. Na agenda, novas estreias no dia 25 de outubro e 20 de dezembro, no Teatro (foto: Nivaldo Santos)



19/07/2014 - Coluna Social - Tânia Mara

Rotary Club Paranavaí


A reunião do Rotary Club Paranavaí de quarta-feira contou com a palestra do empresário Ivo Pierin Jr, presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, tendo como tema o Dia do Agricultor e do Agronegócio. A palestra teve o auxílio de audiovisual e apresentou estatística do comportamento do agronegócio na economia do Estado do Paraná. Os rotarianos acompanharam suas palavras com muita atenção e constou inclusive de números econômicos de produção da região Noroeste do Estado





Programe-se

Julho

Agosto

Setembro

Novembro

ver todos