Paranavaí
Min. 21°C Max. 33°C

Articulistas

Fabiano Brum
Fabiano Brum
CONSULTORIA

Os Três Porquinhos e o Sucesso Profissional

14/04/16 - Articulista > Fabiano Brum

Existe um ditado que diz: “Se merece ser feito, merece ser bem feito”. Isto nos lembra a história infantil “Os Três Porquinhos” onde cada um dos irmãos porquinhos precisava construir uma casa, sendo que o primeiro por preguiça resolveu construir a sua de palha, o segundo construiu de madeira, e o terceiro que era trabalhador e caprichoso a construiu de tijolos. O resto da história você obviamente conhece nas suas inúmeras versões.
Mas o que fica de lição é que eles precisavam realizar a atividade (merece ser feito), mas cada um resolveu fazer a sua maneira e apenas um a fez com qualidade (merece ser bem feito).
Talvez o autor até tenha esquecido de mencionar que uma casa de palha ou de madeira também pode ser bem feita, e até mesmo ter qualidade e resistência a ponto de resistir ao sopro do Lobo Mau, mas o que ele preferiu evidenciar foi o zelo, o empenho e o método utilizado pelo terceiro porquinho na realização do trabalho.
Os profissionais de sucesso são aqueles que se preocupam não somente em fazer as coisas, mas também em como fazer as coisas. Nada adianta boas ideias, inovações se não dermos sustentação e sequência a estas ideias e projetos.
Percebemos também na história que os três cumpriram a tarefa a que se propunham (construíram a casa, cumpriram a meta), porém não foi dado a devida atenção ao método, técnica, ou uma avaliação prévia sobre o que seria exigido daquela casa (pesquisa de mercado, planejamento, treinamento, etc.).
Talvez eles deveriam ter definido como objetivo: - Vamos construir uma casa que seja confortável, nos abrigue do sol, chuva e frio,  e que seja resistente o suficiente para aguentar o sopro do Lobo Mau (crises econômicas e políticas, mudança no mercado, novas tecnologias, etc.).

Para ampliar ainda mais nossa analogia, poderíamos realizar os seguintes questionamentos:
- Será que os porquinhos não poderiam ter trabalhado em parceria para construírem as três casas em conjunto?
- Será que era necessário três casas? Poderiam realizar uma sociedade ou uma cooperativa?

Para que sua carreira ou sua empresa não sucumba ao sopro do Lobo Mau, preocupe-se em ter foco, estratégia e realizar tudo da melhor maneira possível.

Afine-se para o sucesso!

Colaboração de Fabiano Brum

 


Mais

Fabiano Brum 06/06/16

SAI PRA LÁ URUBU

Fabiano Brum 16/05/16

Disciplina e Consistência X Dom e Talento

Fabiano Brum 26/04/16

ENGOLIR SAPOS PODE NÃO SER A MELHOR OPÇÃO

Fabiano Brum 11/03/16

5 DICAS PARA UMA VIDA MAIS PRÓSPERA

Fabiano Brum 16/02/16

NÃO ABANDONE O SUCESSO!

ver todas

Colunistas

Tânia Mara
Artigos
Dinei Feitosa
Sinopse Geral

Articulistas

André Maciel
EDENI MENDES
Fabiano Brum
Josué Ghizoni
Marcelo Rios
Márcia Spada

Programe-se

agência dream