Paranavaí
Min. 21°C Max. 31°C
diario do noroeste

Articulistas

Fabiano Brum
Fabiano Brum
CONSULTORIA

Disciplina e Consistência X Dom e Talento

16/05/16 - Articulista > Fabiano Brum

É comum encontrarmos pessoas que se dizem talentosas,  e observarmos outras que achamos serem talentosas ou terem o dom para suas atividades.

Essas pessoas são das mais variadas áreas como: gestores, vendedores, professores, alunos, contadores, músicos, artistas, atletas, políticos, cozinheiros, etc.

Os dicionários trazem como talento “inteligência excepcional, aptidão natural ou habilidade adquirida” e como dom “dote ou qualidade natural inata, poder, virtude, privilégio”.

Sabemos que Talento e Dom são reais e que algumas pessoas tem  mais facilidade em realizar determinadas atividades do que outras. Vejamos dois exemplos:

1- Se pegarmos dez crianças com a mesma idade, mesma escolaridade, etc, e as matricularmos em um curso de violão, estudando com o mesmo professor e praticando a mesma quantidade de horas por dia, ainda assim veremos que ao final de seis meses elas estarão com níveis de habilidades diferentes no instrumento. É bastante provável que algumas crianças estarão tocando bem melhor do que outras.

2- Um grupo de jovens treinees são contratados por uma empresa nas mesmas condições (idade, formação acadêmica, etc) e encaminhados para um curso de preparação gerencial ficando confinados durante determinado período recebendo os mesmos estímulos e informações. É muito provável que no final da capacitação alguns terão se destacado no grupo.

As crianças que se destacaram aprendendo a tocar violão e os jovens que se se destacaram no programa de treinamento provavelmente possuem dom ou talento natural para tais atividades, e adquiriram tais qualidades por influência do meio em que viveram (família, herança genética, amigos, sociedade, etc) ou por  uma questão divina que não nos cabe querer explicar.

Porém, Talento e Dom não se sustentam sozinhos!

Vejo que existe uma linha tênue entre as conquistas advindas do talento e dom e as conquistas obtidas através de muito trabalho e persistência.

Há pessoas que executam tarefas com mais facilidade (talento), e para elas o caminho parece não ser tão árduo. Mas isto não quer dizer que ela terá mais sucesso do que outra. Na prática o sucesso é conquistado com muito suor e determinação. É fruto da disciplina e da consistência.

Ainda considerando o exemplo das crianças estudantes do instrumento musical; em um prazo de seis meses estará tocando melhor a criança que tiver dom e talento para a música, porém em um prazo de seis anos estará tocando melhor aquela que além de ter dom e talento, tiver praticado mais horas no instrumento de forma organizada. E verdadeiramente irá colher resultados espetaculares aquela que além de talento e disciplina, tiver consistência nos seus estudos, no direcionamento da sua carreira musical, na boa escolha de um repertório, no relacionamento com seus fãs e com o mercado musical.

O talento e o dom fazem com que a “largada” seja mais rápida para o indivíduo talentoso, mas alguém mais esforçado e com uma estratégia de desenvolvimento consistente, certamente chegará muito mais longe.

Todos nós temos mais, ou menos dificuldade em determinadas coisas, e um bom exercício de desenvolvimento para todo profissional seria refletir sobre estes dons. Ao investir nestas potencialidades estaríamos dando mais consistência em nossa carreira.

O ideal é unir a inspiração com a transpiração e estratégia. Quando o seu talento e o seu dom se unem com a perseverança, inteligência e foco é que surge o grande diferencial.

Afine-se para o sucesso!

Colaboração de Fabiano Brum
Escritor e palestrante nas áreas de motivação, vendas, cooperativismo, empreendedorismo e educação. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Gestão Empresarial, vem  se destacando em todo o Brasil pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos, tornando-os dinâmicos, motivadores e altamente participativos. É autor do livro AFINANDO PARA O SUCESSO – Motivação, Carreira e Marketing Pessoal, co-autor de 5 livros nas áreas de gestão, vendas, motivação e coaching. Diretor da Brum Desenvolvimento Profissional Ltda. 

E-mail: contato@fabianobrum.com.br  -  Site: www.fabianobrum.com.br...

Mais

Fabiano Brum 06/06/16

SAI PRA LÁ URUBU

Fabiano Brum 26/04/16

ENGOLIR SAPOS PODE NÃO SER A MELHOR OPÇÃO

Fabiano Brum 14/04/16

Os Três Porquinhos e o Sucesso Profissional

Fabiano Brum 11/03/16

5 DICAS PARA UMA VIDA MAIS PRÓSPERA

Fabiano Brum 16/02/16

NÃO ABANDONE O SUCESSO!

ver todas

diario do noroeste

Colunistas

Tânia Mara
Dinei Feitosa
Sinopse Geral

Articulistas

André Maciel
EDENI MENDES
Fabiano Brum
Josué Ghizoni
Marcelo Rios
Márcia Spada
diario do noroeste

Programe-se

17/02/19

Em Amaporã, 1º Rodeio Profissional. A partir das 14h, Domingueira Automotiva, e final do Concurso Princesa do Rodeio. Ingresso para o Rodeio: R$ 15; ingresso para o show musical: R$ 10.

21/02/19

Baile do Cincão no Paranavaí Tênis Clube, a partir das 20h, ao som de Ruan Marcos e Diego.

21/02/19

Palestra espírita às 20h na Casa da Sopa. José Carlos Bertacchi falará sobre o tema A Revelação Espiríta.

22/02/19

Concurso Rainha da 48ª ExpoParanavaí (Exposição Agropecuária e Industrial de Paranavaí).

23/02/19

Zico Gaiteiro e Balanço Fandangueiro fazem a festa no Paranavaí Tênis Clube. O baile inicia-se a partir das 22h.

28/02/19

A Verdadeira Riqueza é o tema a ser explorado pelo palestrante Cláudio Madeiras, às 20h, na Casa da Sopa.

28/02/19

Baile do Cincão sob a animação musical de Denys Russo, no Paranavaí Tênis Clube. Início às 20h.

02/03/19

Cavalgada que antecede a 48ª ExpoParanavaí.

08/03/19

Abertura da 48ª ExpoParanavaí e 22ª Internacional, no Parque de Exposições Costa e Silva. Continua até dia 17.

09/03/19

Na ExpoParanavaí, show da dupla Zé Neto & Cristiano.

09/03/19

Reunião da Academia de Letras e Artes de Paranavaí, sob a presidência de José Cauneto.

15/03/19

Show do cantor Gusttavo Lima, na ExpoParanavaí.

16/03/19

Show de Henrique & Juliano, na ExpoParanavaí.

11/05/19

Na Expoingá, show de Gusttavo Lima. Às 23h, em Maringá.

14/05/19

Show de Alexandre Pires, na Expoingá, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. Às 22h.

diario do noroeste
diario do noroeste
agência dream