Paranavaí
Min. 21°C Max. 31°C
diario do noroeste

Articulistas

Josué Ghizoni
Josué Ghizoni
PARAPARAPSICOLOGIA

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS

17/05/17 - Articulista > Josué Ghizoni

Começo citando um pensamento que diz: “Há muito mais arte no gastar do que no ganhar”. Pra ganhar basta estar empregado, cumprir sua função e no dia certo cai teu pagamento. Agora vem o principal desafio! Como gastar? Onde gastar? Economizar? Para que?
Boa parte dos nossos jovens, quando recebem o seu primeiro salário, ainda estão na fase da vida onde acontecem as transformações do corpo e da cabeça. Fase em que precisa definir-se para qual faculdade ou emprego. Começam os namoros. Além disso, aprender a lidar com o dinheiro, nada fácil diante de um mundo consumista, onde o que vale é o TER e não o SER. Parece-nos muita coisa para esse jovem aprendiz.
Mas, apesar disso, é possível se dar bem em todas as áreas. Aqui vão algumas dicas para o uso do dinheiro. Uma relação saudável com o dinheiro faz de você  uma pessoa de sucesso. O dinheiro é sempre um bem, porém ele não aceita ser mal administrado. Com o dinheiro não se brinca, mas se respeita e se valoriza na sua medida. Ele não é a solução para todos os nossos problemas, muito menos a fonte principal da nossa felicidade. Ele apenas contribui muito para uma vida mais feliz, mais harmoniosa, mais realizada.
Um primeiro passo é aprender a ter o controle dos seus gastos. Para isso utilize uma planilha, onde você anota todos os seus gastos, até os centavos. Depois de um mês você pode avaliar-se e perceber três coisas: onde houve desperdício; onde gastou com supérfluos e onde gastou com o necessário. Se você deseja guardar dinheiro aprenda a cortar o desperdício e avaliar melhor os gastos nos supérfluos. Nos gastos com o que é necessário, aprenda a pesquisar, comprar à vista, em vez de prestações.
Um segundo passo, fundamental, é estabelecer os sonhos, as metas ou os objetivos. Sonhos de um ano, sonhos de um a dez anos e sonhos de dez anos acima. Lembre-se que um sonho de longo prazo é sua previdência privada. Não dá para se confiar nessa aposentadoria do INSS, que sua sigla já é um alerta para todos: Isto Nunca Será Suficiente.
Depois vem a importância de se fazer um bom orçamento. Distribuir todo seu dinheiro naquilo que vai gastar. Tanto para isto, para aquilo... Nosso dinheiro não pode estar solto, precisa ter direção. Dinheiro solto acaba sendo gasto com o que dá vontade, com os desejos, os prazeres apenas. O que nos torna pessoas com grande capacidade de sucesso é sempre a realização dos sonhos, dos objetivos.
Por fim o poupar. Aprenda a lição dos antigos: Nunca gastar mais do que se ganha. Pelo contrário... No mínimo guardar 10% do seu salário. Aqui vem um sério alerta para o uso do cartão de crédito. Eu mesmo não uso cartão de crédito, somente de débito. Assim eu gasto apenas se tenho dinheiro. Nada contra o seu uso, mas é preciso muita maturidade para estabelecer limites no seu gasto, talvez pensando em acumular pontos para alguma viagem. Caso contrário, aprenda a ter seu dinheiro para gastar. Crédito é dinheiro da financeira e se eu não pagar certinho me cobram um juro absurdo, o mais caro do mundo.
Meu caro jovem... Aí estão algumas dicas preciosas para que o dinheiro seja seu bom companheiro e nunca seu dono, seu senhor, mas seu servo.

Colaboração de Josué Ghizoni

Mais

Josué Ghizoni 18/12/17

NA VIDA TUDO É EVOLUÇÃO

Josué Ghizoni 25/08/17

A VIDA AGITADA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Josué Ghizoni 24/07/17

BULLYING

Josué Ghizoni 12/06/17

TRAIÇÃO

Josué Ghizoni 05/05/17

GENTILEZA

ver todas

diario do noroeste

Colunistas

Tânia Mara
Dinei Feitosa
Sinopse Geral

Articulistas

André Maciel
EDENI MENDES
Fabiano Brum
Josué Ghizoni
Marcelo Rios
Márcia Spada
diario do noroeste

Programe-se

17/02/19

Em Amaporã, 1º Rodeio Profissional. A partir das 14h, Domingueira Automotiva, e final do Concurso Princesa do Rodeio. Ingresso para o Rodeio: R$ 15; ingresso para o show musical: R$ 10.

21/02/19

Baile do Cincão no Paranavaí Tênis Clube, a partir das 20h, ao som de Ruan Marcos e Diego.

21/02/19

Palestra espírita às 20h na Casa da Sopa. José Carlos Bertacchi falará sobre o tema A Revelação Espiríta.

22/02/19

Concurso Rainha da 48ª ExpoParanavaí (Exposição Agropecuária e Industrial de Paranavaí).

23/02/19

Zico Gaiteiro e Balanço Fandangueiro fazem a festa no Paranavaí Tênis Clube. O baile inicia-se a partir das 22h.

28/02/19

A Verdadeira Riqueza é o tema a ser explorado pelo palestrante Cláudio Madeiras, às 20h, na Casa da Sopa.

28/02/19

Baile do Cincão sob a animação musical de Denys Russo, no Paranavaí Tênis Clube. Início às 20h.

02/03/19

Cavalgada que antecede a 48ª ExpoParanavaí.

08/03/19

Abertura da 48ª ExpoParanavaí e 22ª Internacional, no Parque de Exposições Costa e Silva. Continua até dia 17.

09/03/19

Na ExpoParanavaí, show da dupla Zé Neto & Cristiano.

09/03/19

Reunião da Academia de Letras e Artes de Paranavaí, sob a presidência de José Cauneto.

15/03/19

Show do cantor Gusttavo Lima, na ExpoParanavaí.

16/03/19

Show de Henrique & Juliano, na ExpoParanavaí.

11/05/19

Na Expoingá, show de Gusttavo Lima. Às 23h, em Maringá.

14/05/19

Show de Alexandre Pires, na Expoingá, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. Às 22h.

diario do noroeste
diario do noroeste
agência dream