Paranavaí
Min. 21°C Max. 31°C
diario do noroeste

Articulistas

Josué Ghizoni
Josué Ghizoni
PARAPSICOLOGIA

TRAIÇÃO

12/06/17 - Articulista > Josué Ghizoni

Estive participando de um programa, Acontece Curitiba, da TV Transamérica, cujo tema de debate era a traição. Segundo a entrevistadora, é um assunto que quase ninguém quer debater. Por que será?
Traição, de fato, é um tema polêmico, pois é muito abrangente. Trata-se de uma quebra de compromisso, não somente com a outra pessoa, mas comigo mesmo. Toda traição é sempre de mão dupla, tanto fere a pessoa traída como quem trai.
A traição não acontece apenas em relação ao ato sexual com uma pessoa fora daquele compromisso assumido. Ela tem a ver com a quebra de outros compromissos interligados à fidelidade, como: companheirismo, colaboração, compreensão, perdão, solidariedade, partilha, etc. Quando eu assumo um compromisso com uma pessoa, a ponto dela ser a única companheira ou único companheiro, meu envolvimento com ela vai muito além dela ser a única com a qual me relaciono sexualmente. Com ela me comprometi com tudo aquilo que venha tornar nossa vida melhor, mais feliz.
Sabe onde começa ou acontece a traição? Segundo Jesus, quando eu olho com desejo de possuir tal mulher, eu já cometi adultério com ela em meu coração, ou seja, o ato em si já aconteceu dentro de mim. Por isso que nosso professor Grisa, da Parapsicologia, sempre dizia: “Só se expressa no exterior o que já é no interior”. A traição começa pelo simples fato de adicionar tal pessoa nos meus contatos de redes sociais. O que motivou adicionar tal pessoa? Em seguida começa o papo, e assim vai dedicando seu tempo para ela. Até dentro de casa você tira o tempo que pertence para a pessoa amada ou aos filhos para dedicar a essa ou essas pessoas distantes, que em nada agregam à sua vida.
Uma coisa é importante deixar claro: nem toda vez que olho para uma mulher ou um homem porque algo me chamou atenção, significa que estou traindo. Temos que saber distinguir entre o simples desejo de ver e a continuidade dele. É natural no ser humano olhar para uma linda fêmea ou um lindo macho. Mas fazer uma ação ou ficar alimentando desejos dentro de mim já é fruto do meu caráter, da minha ética, da minha moral, dos meus princípios.
É possível superar uma traição, no sentido de envolvimento sexual com outra pessoa? Sim. Depende muito de outros fatores. Essa pessoa que traiu, como é sua vida dentro de casa, seu compromisso com a família, etc. Foi um deslize, um momento de fraqueza? Tem pessoa que você faz de tudo para dar uma nova chance. Tem outras que você aproveita a ocasião para despachar de vez. Porém, o caminho da superação passa pela compreensão. Percebemos que muitas vezes existe uma responsabilidade dos dois no ato. Deixaram de cuidar-se, de alimentar-se corretamente. Se existir espaços vazios, outra pessoa acaba entrando. 
Ajuda muito para evitar as quedas, ter um diálogo muito aberto e franco com a outra pessoa. Se acontecer de estar sendo assediado ou assediada, fale para sua companheira. Se é você que está tendo desejos ou manifestando algum interesse por outra pessoa, abra o jogo. O inimigo fica dizendo para você não contar e isso torna tudo mais difícil de superar.
Gostei muito de uma reflexão do pastor Cláudio Duarte, se referindo ao texto do Gênesis, onde Adão e Eva viviam nus no paraíso, ele diz que os casais precisam viver nus um diante do outro, ou seja, transparentes. Quando começar a esconder alguma coisa é porque está aprontando. O velho ditado: “Onde tem fumaça, tem fogo”.

Colaboração de Josué Ghizoni

Mais

Josué Ghizoni 18/12/17

NA VIDA TUDO É EVOLUÇÃO

Josué Ghizoni 25/08/17

A VIDA AGITADA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Josué Ghizoni 24/07/17

BULLYING

Josué Ghizoni 17/05/17

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS

Josué Ghizoni 05/05/17

GENTILEZA

ver todas

diario do noroeste

Colunistas

Tânia Mara
Dinei Feitosa
Sinopse Geral

Articulistas

André Maciel
EDENI MENDES
Fabiano Brum
Josué Ghizoni
Marcelo Rios
Márcia Spada
diario do noroeste

Programe-se

17/02/19

Em Amaporã, 1º Rodeio Profissional. A partir das 14h, Domingueira Automotiva, e final do Concurso Princesa do Rodeio. Ingresso para o Rodeio: R$ 15; ingresso para o show musical: R$ 10.

21/02/19

Baile do Cincão no Paranavaí Tênis Clube, a partir das 20h, ao som de Ruan Marcos e Diego.

21/02/19

Palestra espírita às 20h na Casa da Sopa. José Carlos Bertacchi falará sobre o tema A Revelação Espiríta.

22/02/19

Concurso Rainha da 48ª ExpoParanavaí (Exposição Agropecuária e Industrial de Paranavaí).

23/02/19

Zico Gaiteiro e Balanço Fandangueiro fazem a festa no Paranavaí Tênis Clube. O baile inicia-se a partir das 22h.

28/02/19

A Verdadeira Riqueza é o tema a ser explorado pelo palestrante Cláudio Madeiras, às 20h, na Casa da Sopa.

28/02/19

Baile do Cincão sob a animação musical de Denys Russo, no Paranavaí Tênis Clube. Início às 20h.

02/03/19

Cavalgada que antecede a 48ª ExpoParanavaí.

08/03/19

Abertura da 48ª ExpoParanavaí e 22ª Internacional, no Parque de Exposições Costa e Silva. Continua até dia 17.

09/03/19

Na ExpoParanavaí, show da dupla Zé Neto & Cristiano.

09/03/19

Reunião da Academia de Letras e Artes de Paranavaí, sob a presidência de José Cauneto.

15/03/19

Show do cantor Gusttavo Lima, na ExpoParanavaí.

16/03/19

Show de Henrique & Juliano, na ExpoParanavaí.

11/05/19

Na Expoingá, show de Gusttavo Lima. Às 23h, em Maringá.

14/05/19

Show de Alexandre Pires, na Expoingá, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. Às 22h.

diario do noroeste
diario do noroeste
agência dream