Paranavaí
Min. 21°C Max. 31°C

Articulistas

Josué Ghizoni
Josué Ghizoni
PARAPSICOLOGIA

TRAIÇÃO

12/06/17 - Articulista > Josué Ghizoni

Estive participando de um programa, Acontece Curitiba, da TV Transamérica, cujo tema de debate era a traição. Segundo a entrevistadora, é um assunto que quase ninguém quer debater. Por que será?
Traição, de fato, é um tema polêmico, pois é muito abrangente. Trata-se de uma quebra de compromisso, não somente com a outra pessoa, mas comigo mesmo. Toda traição é sempre de mão dupla, tanto fere a pessoa traída como quem trai.
A traição não acontece apenas em relação ao ato sexual com uma pessoa fora daquele compromisso assumido. Ela tem a ver com a quebra de outros compromissos interligados à fidelidade, como: companheirismo, colaboração, compreensão, perdão, solidariedade, partilha, etc. Quando eu assumo um compromisso com uma pessoa, a ponto dela ser a única companheira ou único companheiro, meu envolvimento com ela vai muito além dela ser a única com a qual me relaciono sexualmente. Com ela me comprometi com tudo aquilo que venha tornar nossa vida melhor, mais feliz.
Sabe onde começa ou acontece a traição? Segundo Jesus, quando eu olho com desejo de possuir tal mulher, eu já cometi adultério com ela em meu coração, ou seja, o ato em si já aconteceu dentro de mim. Por isso que nosso professor Grisa, da Parapsicologia, sempre dizia: “Só se expressa no exterior o que já é no interior”. A traição começa pelo simples fato de adicionar tal pessoa nos meus contatos de redes sociais. O que motivou adicionar tal pessoa? Em seguida começa o papo, e assim vai dedicando seu tempo para ela. Até dentro de casa você tira o tempo que pertence para a pessoa amada ou aos filhos para dedicar a essa ou essas pessoas distantes, que em nada agregam à sua vida.
Uma coisa é importante deixar claro: nem toda vez que olho para uma mulher ou um homem porque algo me chamou atenção, significa que estou traindo. Temos que saber distinguir entre o simples desejo de ver e a continuidade dele. É natural no ser humano olhar para uma linda fêmea ou um lindo macho. Mas fazer uma ação ou ficar alimentando desejos dentro de mim já é fruto do meu caráter, da minha ética, da minha moral, dos meus princípios.
É possível superar uma traição, no sentido de envolvimento sexual com outra pessoa? Sim. Depende muito de outros fatores. Essa pessoa que traiu, como é sua vida dentro de casa, seu compromisso com a família, etc. Foi um deslize, um momento de fraqueza? Tem pessoa que você faz de tudo para dar uma nova chance. Tem outras que você aproveita a ocasião para despachar de vez. Porém, o caminho da superação passa pela compreensão. Percebemos que muitas vezes existe uma responsabilidade dos dois no ato. Deixaram de cuidar-se, de alimentar-se corretamente. Se existir espaços vazios, outra pessoa acaba entrando. 
Ajuda muito para evitar as quedas, ter um diálogo muito aberto e franco com a outra pessoa. Se acontecer de estar sendo assediado ou assediada, fale para sua companheira. Se é você que está tendo desejos ou manifestando algum interesse por outra pessoa, abra o jogo. O inimigo fica dizendo para você não contar e isso torna tudo mais difícil de superar.
Gostei muito de uma reflexão do pastor Cláudio Duarte, se referindo ao texto do Gênesis, onde Adão e Eva viviam nus no paraíso, ele diz que os casais precisam viver nus um diante do outro, ou seja, transparentes. Quando começar a esconder alguma coisa é porque está aprontando. O velho ditado: “Onde tem fumaça, tem fogo”.

Colaboração de Josué Ghizoni

Mais

Josué Ghizoni 18/12/17

NA VIDA TUDO É EVOLUÇÃO

Josué Ghizoni 25/08/17

A VIDA AGITADA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Josué Ghizoni 24/07/17

BULLYING

Josué Ghizoni 17/05/17

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS

Josué Ghizoni 05/05/17

GENTILEZA

ver todas

Colunistas

Tânia Mara
Artigos
Dinei Feitosa
Sinopse Geral

Articulistas

André Maciel
EDENI MENDES
Fabiano Brum
Josué Ghizoni
Marcelo Rios
Márcia Spada

Programe-se

20/09/19

3º Jantar Italiano às 20h na Casa da Amizade. Realização: Rotary Clubes Paranavaí, Arenito e Moema. R$ 40.

21/09/19

2º Kairós na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Paranavaí, para jovens de 13 a 23 anos de idade. Organização do Grupo Arcanjo Rafael. Investimento do Retiro é de R$ 65. Inscrições na secretaria paroquial. Dias 21 e 22.

21/09/19

Baile no Paranavaí Tênis Clube, ao som da Banda Gaita Nativa. A partir das 22h.

21/09/19

Em Loanda, baile com a Banda Garrafão no Clube Veneza.

21/09/19

Inauguração da Unidade IV – Matriz Unifatecie e Clínica Odontológica, 10h, à BR-376, km 102, em Paranavaí.

21/09/19

Show nacional Matheus Marcolino, no Garden Bar e Restaurante.

22/09/19

No Clube Idade Dourada, baile animado pela Banda Karisma.

25/09/19

O Trio Karanda faz a animação do baile no Clube Idade Dourada.

25/09/19

Reunião do CCCP (Conselho da Comunidade da Comarca de Paranavaí), às 18h, na Aciap. Cláudio Miguel de Souza é o presidente.

26/09/19

Lançamento do livro “Rosso Saladete, o intrépido tomate”, categoria infanto-juvenil, pelo advogado e escritor paranavaiense Renato Benvindo Frata. Às 20h, durante a Semana Literária do Sesc.

26/09/19

Reunião do Núcleo Multissetorial Jovens Empresários e Empreendedores de Paranavaí (Aciap Jovem), sob a presidênciade Rubens Celestino Vila Júnior (Xuxa). Às 18h30, na Aciap.

26/09/19

Reunião do Núcleo Multissetorial Mulheres Empresárias e Empreendedoras de Paranavaí (Aciap Mulher), sob a presidência de Denise Pierin. Às 7h30, na Aciap.

28/09/19

Baile do Chopp no Clube Idade Dourada. No som, o Grupo Herança e DJ Gui.

28/09/19

No Paranavaí Tênis Clube, baile ao som da Banda Ello Fandangueiro. A partir das 22h.

29/09/19

Baile no Clube Idade Dourada, com o Marquinhos da Gaita.

05/10/19

Show Avassalador, com Pedro Paulo e Alex, DJ Kevin e Cesinha e Matheus. A partir das 22h, na SRNP.

10/10/19

Reunião do Núcleo Multissetorial Jovens Empresários e Empreendedores de Paranavaí (Aciap Jovem), sob a presidênciade Rubens Celestino Vila Júnior (Xuxa). Às 18h30, na Aciap.

10/10/19

Reunião do Núcleo Multissetorial Mulheres Empresárias e Empreendedoras de Paranavaí (Aciap Mulher), sob a presidência de Denise Pierin. Às 7h30, na Aciap.

11/10/19

Em Tamboara, Festa em Louvor a N. Sra. Aparecida e 3ª Cavalgada. Com serviço de bar e cozinha. Dias 11, 12 e 13.

11/10/19

Em Tamboara, programação da Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida: às 19h30, Santa Missa Campal; 21h show musical com a dupla Ruan Marcos & Carlinhos.

agência dream