Paranavaí
Min. 21°C Max. 34°C
diario do noroeste

Articulistas

Marcelo Rios
Marcelo Rios
PSICOLOGIA

Liberdade, liberdade!

04/02/17 - Articulista > Marcelo Rios

Liberdade! Quem não a quer??? Todos gostamos de liberdade! Gostamos de nos sentir livres para ir e vir, para pensar, para sentir o que está dentro de nós. Liberdade é um conceito um pouco difícil de se definir. Muitas pessoas erroneamente pensam que “liberdade” é fazer tudo o que vier na cabeça, falar o que pensa de forma arbitrária e grosseira (atualmente vemos muito isso nas redes sociais) e agir pelo instinto, sem se importar se está ferindo ou desrespeitando o direito de outro individuo, pois afinal, esse sujeito é “livre”! Liberdade é muito mais que isso! Liberdade é um indivíduo saudável, e não só alguém que não tem medo de ser quem é, mas também alguém que não julga os outros por aquilo que são. A liberdade é um anseio mundial, seja de um povo ou a nível individual. É ser livre pra amar, viver e expressar todo BEM que o homem possa imaginar. Mesmo assim, muitas pessoas se queixam por uma falta de liberdade, mesmo tendo o direito de ir e vir aonde quiserem. Creio eu, isso deve ser por essas pessoas estarem dentro de uma “prisão” emocional.
Prisão emocional significa a incapacidade ou dificuldade de se expressar como pessoa, deixando de ser natural ou autêntico interna e externamente. É ser quem você não é! É o fingimento ou bloqueio da pessoa em enxergar suas atitudes e sua essência interior. E nesse caminho, a pessoa se dá a “liberdade” de ser tornar tudo que quiser... Menos de querer se tornar um ser humano de coração e alma, pois usa essa “liberdade” para simplesmente alimentar e atender os devaneios de seu ego doentio e insensato. E o que acontece quando essa liberdade ao invés do bem, gera o mal??? Resultado: vidas em pedaços, sorrisos falsos, laços de relacionamentos dilacerados ao seu redor! Por isso que a liberdade implica em responsabilidade! Implica da pessoa assumir compromissos e deveres consigo mesma e com seu próximo. Implica em respeitar limites e regras para que os outros deem liberdade a essa pessoa, caso contrário, a liberdade se torna uma “libertinagem”.
Libertinagem nada mais é que um mau uso da liberdade de um indivíduo, é a extrapolação da liberdade, e quando isso acontece, os limites são ultrapassados e a integridade física, emocional ou psicológica de outra pessoa é posta em risco. A libertinagem leva a uma falta de respeito pelo próximo, e indica falta de dignidade e bom caráter.  A liberdade é mais que um direito, ela é uma conquista, um mérito! Para isso, a pessoa necessita ter um ego mais humilde, sensível, maduro e empático, além de encarar as angustias e os “nãos” da vida sem fugir para meios escapatórios (tais como os vícios de álcool, drogas ou outros formas) para aliviar esses momentos.
Estar livre da prisão emocional significa vir a ser o que se é de fato! É um processo dinâmico e evolutivo. Libertar-se da prisão emocional é o indivíduo ao longo de sua vida ir se tornando um ser que ama, age, pensa e fala de forma madura e sensata, equilibrada. Sem isso, não há liberdade! Liberdade é trazer a luz da consciência, da responsabilidade e do bom senso para aquilo que não é consciente, que está “escondido no porão” da nossa mente, e esse processo pode ser muito dolorido, mas acredite, é o que nos liberta.
Talvez por isso que Carl G. Jung (pai da psicologia analítica) tenha dito: “Não existe o processo de tornar-se consciente sem dor. As pessoas farão tudo, não interessa o quão absurdo seja para evitarem enfrentar a sua própria alma. Não nos tornamos iluminados por imaginar figuras de luz, mas sim por fazer a escuridão consciente (trazer luz à escuridão)". E somente quem se entrega genuinamente de corpo, alma, mente e coração a uma profunda e séria renovação (para melhor) de pensamento, ideais e ações, poderá enfim, conhecer a liberdade!

Colaboração de Marcelo Fernando Rojas Rios
Psicólogo. CRP 08/15517 Contato: 3422-1040 / Facebook: @psicologomarcelorios

Mais

Marcelo Rios 21/06/17

A energia das pessoas não mente!

Marcelo Rios 17/03/17

O caminho interior

Marcelo Rios 03/01/17

Começar do zero

Marcelo Rios 30/11/16

Metanoia - a metamorfose da alma!

Marcelo Rios 09/08/16

Um casamento sem afeto

ver todas

diario do noroeste

Colunistas

Tânia Mara
Dinei Feitosa
Sinopse Geral

Articulistas

André Maciel
EDENI MENDES
Fabiano Brum
Josué Ghizoni
Marcelo Rios
Márcia Spada
diario do noroeste

Programe-se

20/01/19

Celebração solene pelo Dia de São Sebastião, na Igreja São Sebastião – Santuário do Carmo, em todos os horários de missa: às 7h30, 10h, 18h e 20h.

20/01/19

Torneio de São Sebastião, na Associação São Lucas. Churrascada a partir das 11h30 (R$ 60,00), e devem-se levar pratos e talheres.

23/01/19

Palestra sobre o tema Saúde Emocional, com a palestrante San Gavioli, master positive coach, às 19h, na Aciap. A entrada é uma colaboração espontânea de um livro novo ou usado.

24/01/19

Baile do Cincão sob a animação musical dos Meninos do Fandango (Adilson Gaiteiro), no Paranavaí Tênis Clube, a partir das 20h.

24/01/19

No Centro Espírita André Luiz (Casa da Sopa), palestra sobre o tema O Filho Pródigo. Às 20h, com a palestrante Beatriz Gelati.

24/01/19

No Sesc de Paranavaí, exibição gratuita do filme “Eu não sou seu negro”. Às 19h30, na unidade central do Sesc, próximo à Praça dos Pioneiros.

25/01/19

Acampamento Mirim, para campistas de 10 a 12 anos de idade, realização da Paróquia São Sebastião- Santuário do Carmo. Dias 25 a 27 de janeiro.

26/01/19

Nathal Santos mais Gaiteiro Mizael são os destaques musicais no baile do Paranavaí Tênis Clube. Início 22h.

30/01/19

Colação de Grau dos Cursos da Unipar de Paranavaí: Arquitetura e Urbanismo, Estética e Cosmética, Farmácia e Sistemas de Informação. Às 19h, no Harmonia Country Club.

31/01/19

Baile do Cincão ao som da Banda Santa Maria. No Paranavaí Tênis Clube, a partir das 20h.

31/01/19

Colação de Grau dos Cursos da Unipar de Paranavaí: Administração e Engenharia Civil. Às 19h, no Harmonia Country Club.

31/01/19

No Sesc de Paranavaí, exibição gratuita do filme “O futuro perfeito”. Às 19h30, na unidade central do Sesc, próximo à Praça dos Pioneiros.

31/01/19

Palestra com tema livre, proferida pelo palestrante Jorge Alberto. Às 20h, no Centro Espírita André Luiz (Casa da Sopa).

01/02/19

Colação de Grau do Curso de Direito da Unipar de Paranavaí. Às 19h, no Harmonia Country Club.

02/02/19

Encontro de Cura e Libertação "Por suas feridas fomos curados", no Recanto Dom Bosco, numa realização da CCE. O Acampamento de Oração será com Ironi Spuldaro. Contato: 3446-2947.

03/02/19

Encontro de Cura e Libertação "Por suas feridas fomos curados", no Recanto Dom Bosco, numa realização da CCE. O Acampamento de Oração será com Ironi Spuldaro. Contato: 3446-2947.

14/02/19

Formação em Hipnose Clínica, ministrada por Fernando Ventura, de São Paulo. Realização: Questão de Método. Dias 14 a 17. Contatos: fone 99900-9434 ou 99906-8696.

16/02/19

Show Serenata, de Oswaldo Montenegro, às 21h, no Teatro Marista, em Maringá.

22/02/19

Concurso Rainha da 48ª ExpoParanavaí (Exposição Agropecuária e Industrial de Paranavaí).

02/03/19

Cavalgada que antecede a 48ª ExpoParanavaí.

diario do noroeste
diario do noroeste
agência dream